sexta-feira, 8 de abril de 2011

USCS vai analisar as nascentes dos rios no ABC Paulista

A pesquisa USCS (Universidade de São Caetano do Sul) que mede o IPH (Índice de Poluentes Hídricos) inicia uma nova etapa, agora com a análise também das nascentes dos rios que cortam as cidades do ABC Paulista.

Além dos pontos que já estão sendo analisados, inicialmente em São Caetano do Sul, neste domingo (10) a equipe fará as primeiras coletas nas nascentes do Rio Tamanduateí e do Ribeirão dos Meninos. “Esta etapa nos dará informações sobre as condições em que se encontram as águas destas duas nascentes, para que assim possamos ter clareza do que acontece ao longo do caminho destes dois importantes rios quando eles passam pelos municípios de São Bernardo do Campo, Santo André, São Caetano do Sul e Mauá”, destaca a coordenadora da pesquisa, professora Marta Marcondes.

Com esta medição o grupo fará um mapeamento das bacias destes dois rios, identificando quanto cada cidade contribui para o aumento do índice de poluentes hídricos. A metodologia foi desenvolvida pelo Grupo de Pesquisa de Análise do Meio Ambiente da Universidade, que desde outubro de 2010 vem coletando amostras de água dos rios e córregos que cortam as sete cidades do ABC Paulista. A previsão da equipe é de divulgar em junho, mês do meio ambiente, os primeiros resultados desta etapa do projeto.

As medições deste domingo acorrem na nascente do Rio Tamanduateí, localizada na Gruta de Santa Luzia, bairro Jardim Itapeva, em Mauá e na nascente do Rio dos Meninos, próximo ao Riacho Grande em São em Bernardo do Campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário