terça-feira, 5 de abril de 2011

Instituto cria "Padrão IBEF de Sustentabilidade"

Padrão IBEF de Sustentabilidade
Data: Até 30 de abril de 2011
Site: http://www.ibefrio.org.br
Informações principais

Reconhecimento e certificação de empresas com forte atuação na área de sustentabilidade - VALE, Deloitte, Usiminas e Cemig - atraem investimento estrangeiro em projetos sustentáveis.

Metodologia oferece direcionamento às empresas de como apresentar um projeto na área de sustentabilidade para investidores.

Com a aproximação dos megaeventos esportivos que acontecerão no Brasil - Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016 -, as perspectivas positivas entusiasmam o investimento de empresas estrangeiras em diversos setores, inclusive em projetos focados em sustentabilidade. Por isso, empresas brasileiras que possuem cases sustentáveis devem estar preparadas para apresentar a viabilidade de um projeto de longo prazo, aliado a uma agenda que envolve desde governança corporativa até temas sócio-ambientais e que seja atrativo financeiramente, reconhecido e certificado.

Pensando nisso, o Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças - IBEF-Rio, com o patrocínio da VALE, Deloitte, Usiminas e Cemig - companhias com forte atuação na área de sustentabilidade - desenvolveu o projeto "Padrão IBEF de Sustentabilidade" que visa certificar e premiar cases sustentáveis de empresas e administrações, com o objetivo de estimular e divulgar os avanços na área da Sustentabilidade Corporativa, além de reconhecer as ações que estão sendo realizadas em prol do crescimento econômico, preservação ambiental e o bem estar social.

A metodologia oferece um direcionamento estratégico baseado no livro "Avaliação de Investimentos Sustentáveis", de co-autoria de Marcos Rechtman (Diretor do IBEF) e Carlos Eduardo Frickmann. Os autores, por meio de pesquisas, estudos e orientações de profissionais da área, estabeleceram conceitos de direção e gestão empresarial, - a Metodologia do Pentágono em Sustentabilidade - caracterizando e disseminando a responsabilidade sócio-ambiental como paradigma complementar a performance econômico-financeira, permitindo a criação do projeto.

Qualquer empresa que possuir um projeto na área de sustentabilidade terá a oportunidade de tê-lo aprovado e certificado. Basta inscrevê-lo em uma das categorias da premiação - Valorização, Gestão, Governança, Administração de Conflitos e Estrutura da Operação - observando os critérios e regulamento no site www.ibefrio.org.br. Os cases serão avaliados por um comitê técnico formado por 15 profissionais, de reconhecida atuação nas respectivas áreas. Os vencedores de cada categoria serão premiados em evento que será realizado em Julho de 2011, receberão o troféu / escultura Ecosofia, terão seus projetos divulgados pela instituição e serão convidados especiais nas palestras e seminários do IBEF.

Cronograma do IBEF :
01/03/2011 a 30/04/2011 – Inscrição e entrega dos “cases”
01/04/2011 a 30/05/2011 – Exame da banca avaliadora
Junho de 2011 – Solenidade de entrega de prêmios

Criado em 1971, o IBEF - Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças é uma entidade de utilidade pública federal, estadual e municipal, sem fins lucrativos, apartidária e que reúne os principais executivos e empresários do país.

No início de sua criação o IBEF era formado por executivos financeiros, mas abriu as portas para profissionais de diversos setores em função da abrangência dos assuntos em que se envolveu ao longo desses anos. Hoje, além de executivos de diversos setores e empresários, fazem parte do quadro social diversos políticos, homens públicos, acadêmicos e profissionais liberais. O IBEF-Rio realiza atividades nas áreas de treinamento, pesquisa, estudos e projetos em diversos segmentos de nossa economia, com discussão dos importantes temas nacionais e regionais, além de promover inúmeros congressos e seminários organizados com a participação de autoridades e personalidades da iniciativa privada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário