terça-feira, 26 de abril de 2011

Apimec-Sul alerta para interferências do governo nas cias. abertas

Incomodada com a situação de interferência de Brasília na gestão de companhias privadas abertas, a Apimec-Sul soltou o seguinte COMUNICADO na terça-feira, dia 26:

"A Associação dos Profissionais e Analistas de Investimentos do Mercado de Capitais da Região Sul (Apimec-Sul) vem por meio deste comunicado manifestar preocupação diante de episódios cada vez mais recorrentes que denotam uma tentativa do Governo Federal de interferir na gestão e de controlar empresas privadas de capital aberto.

Como entidade representativa de profissionais como os analistas de investimento, a Apimec-Sul tem a obrigação ética, exercida historicamente através de um posicionamento apartidário, de promover o esclarecimento e a reflexão sobre aspectos fundamentais relacionados ao funcionamento do mercado de capitais, considerando as melhores práticas de Governança Corporativa.

O exemplo mais recente de práticas que ferem esses princípios é a tentativa de pressão do Governo Federal exercida indevidamente sobre acionistas da mineradora VALE que estimulou o processo de saída do atual presidente Roger Agnelli. Neste caso, fica evidente a tentativa do Governo Federal de influenciar nas decisões da empresa, sem ao menos ser acionista controlador, e valendo-se da influência que tem em acionistas majoritários da companhia, como a Previ (Caixa de Previdência dos Funcionários do Banco do Brasil), que pertence a milhares de famílias de funcionários e ex-funcionários ligados ao Banco do Brasil.

As consequências da confirmação dessa intromissão vão contra uma gestão financeira equilibrada, conforme é possível verificar na evolução da VALE desde a privatização, e ferem princípios baseados nas melhores práticas de Governança Corporativa. O conflito de interesses que o Governo gera com suas práticas fica claro quando se torna decisivo na tomada de decisões, como se tivesse uma participação majoritária no capital votante da empresa, diferentemente do que ocorre, já que detém uma participação minoritária através da BNDESPar. A VALE é a empresa mais negociada na bolsa de valores brasileira e tem mais de 60% de suas ações negociadas na bolsa de valores brasileira.

À disposição para maiores informações e outros esclarecimentos,

Marco Antônio dos Santos Martins
Presidente da Associação dos Profissionais e Analistas do Mercado de Capitais da Região Sul (Apimec-Sul) "

Sobre a Apimec-Sul:
Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais do Sul é uma associação civil, sem fins lucrativos, reconhecida como de utilidade pública, que congrega cerca de 400 associados nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. A entidade tem o objetivo de reunir profissionais do mercado de capitais e buscar o aprimoramento técnico e ético. Em nível nacional, a Apimec é autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) a ser a entidade credenciadora e responsável pela concessão do Certificado Nacional do Profissional de Investimento (CNPI) aos profissionais da área. Além disso, a Associação é membro da entidade internacional, a Association of Certified International Investment Analysts (ACIIA).

A Apimec-Sul está localizada na Rua General Câmara, 243, 3º andar, no Centro de Porto Alegre. Contatos podem se dar pelo telefone (51) 3224 3121/6580 ou pelo email apimecsul@apimecsul.com.br. O site da entidade é www.apimecsul.com.br .

Nenhum comentário:

Postar um comentário