(*) Por Jorge Guzo
“Feedback”, palavra em Inglês que significa – resposta – retro-informação –comentários e informações sobre algo que já foi feito com o objetivo de avaliação.
Nos relacionamentos do nosso dia a dia recebemos “feedbacks” sobre algo ocorrido, alguns deles achamos positivos, outros inoportunos e às vezes inapropriados – muitos não os aceitam como verdadeiros.
“Feedbacks positivos”, para muitos, são somente aqueles que gostamos em receber – os elogios. Quanto aos demais são considerados “feedbacks negativos” – aqueles que não gostamos – mesmo os que têm como objetivo de nos melhorar como indivíduos e profissionais – são as repreensões de pessoas da nossa convivência, os nossos chefes, amigos, colegas e familiares.
Os nossos pais e amigos verdadeiros, o que eles mais querem para a gente? Sem contestação, eles querem o nosso sucesso e a nossa felicidade. São eles que mais nos elogiam e nos alertam sobre o que fazemos de errado sob os seus pontos de vista, mesmo sabendo que os acharemos inoportunos e inapropriados.
Podemos refletir sobre essa definição de “feedback negativo”? Quando ele vem de uma pessoa que nos estima, por que seria negativo? Simplesmente porque não gostamos desse “feedback”? A prática nos confirma isso. Sejamos sinceros, quem gosta de ser repreendido sobre falhas e equívocos cometidos?
A ferramenta Janela de Johari nos explica esse fenômeno. Todos temos a nossa Janela Aberta – que é a janela por onde vejo as minhas virtudes e defeitos e os aceito, e também simultaneamente todos os vêem e confirmam. Por outro lado temos a nossa Janela Cega – que é a janela que todos vêem e constatam as minhas virtudes e defeitos, mas eu não os vejo e tampouco os reconheço, estou cego os outros não.
Dar e receber “feedbacks” na Janela Aberta é fácil, pois eu sei e todos já sabem das minhas virtudes e defeitos. Na Janela Cega, dar e receber feedbacks sobre as virtudes é fantástico – façamos isso mais vezes. Ainda, na Janela Cega, dar e receber feedbacks sobre os defeitos e equívocos é muito difícil – muitos fogem dessa tarefa – mas nossos pais e amigos fazem isso.
Aceitar “feedback”, na Janela Cega – é realmente difícil e desconfortável quando é sobre algo a melhorar – é ignorância não entender que o “feedback” nessa janela é positivo – é falta de visão não enxergar a coragem de quem nos dá feedback na Janela Cega.
É crucial reconhecer que pessoa que nos dá “feedback” na Janela Cega age a favor do nosso sucesso profissional e felicidade pessoal. Aceitar isso é somente uma questão de um pouco de inteligência e humildade da nossa parte.
(*) Jorge Guzo é consultor de empresas, professor em cursos de graduação e pós-graduação. Parceiro da Virtual Comunicação, também foi secretário de
Administração e Modernização em Santo André (SP). CONTATO:guzo@guzo.com.br
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segunda-feira, 11 de abril de 2011
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