sábado, 13 de novembro de 2010

Mudança do Clima: Fiesp divulgará posicionamento sobre clima e competitividade das indústrias

Às vésperas da COP16, a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) realizará no próximo dia 16 de novembro o Seminário “Mudança do Clima e Competitividade na Indústria”.

A entidade, que representa o maior parque industrial brasileiro, divulgará na oportunidade sua posição sobre os principais temas que serão discutidos em Cancún, México, entre os dias 29 de novembro e 10 de dezembro.

O seminário se realizará das 9h às 16h30, na sede da Fiesp, com representantes do governo, especialistas, técnicos e diretores da entidade. Estão confirmados o embaixador Luiz Alberto Figueiredo Machado, diretor de Meio Ambiente do Ministério das Relações Exteriores (MRE), e Carlos Márcio Bicalho Cozendey, diretor do Departamento Econômico do MRE.

Pela Fiesp estarão presentes o coordenador do Comitê de Mudança do Clima e vice-presidente, João Sabino Ometto; o diretor do Departamento de |nfraestrutura, Carlos Cavalcanti; o diretor de Negociações Internacionais, Mário Marconini; o diretor do Departamento de Meio Ambiente, Nelson Pereira dos Reis; o diretor de Agronegócio, Benedito Ferreira da Silva; e o diretor de Competitividade e Tecnologia, José Ricardo Roriz Coelho.

O evento também contará com uma palestra da coordenadora de Mudança do Clima e Mercado de Carbono da Petrobras, Katia Christina Ferreira, que tratará da relação entre a exploração de petróleo na camada pré-sal com o assunto. O agronegócio e as mudanças do clima serão abordados pelo gerente do Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais (ÍCONE), Rodrigo Lima.

O impacto das legislações estadual e nacional será tema de palestra do membro do Comitê Editorial do IPCC, Roberto de Aguiar Peixoto. E, finalmente, o tema de competitividade do setor produtivo será tratado pelo diretor do Departamento Brasileiro de Mudanças Climáticas da McKinsey, Marcus Frank, com o especialista em projetos da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Cássio Marx Rabelo, e com o gerente de Meio Ambiente da Arcelormitall, Guilherme Corrêa Abreu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário