domingo, 18 de março de 2012

ARTIGO - Processo de mudança

Por Jorge Guzo (*)

Um processo de mudança numa organização inicia-se quando é identificada uma necessidade de mudança e essa necessidade é compartilhada pela liderança, por conta da sua importância para o crescimento do negócio ou pela dificuldade de sobrevivência da organização num mercado altamente competitivo.

O papel da liderança é fundamental no processo de mudança – os líderes devem inicialmente contar uma estória ou estórias que justifiquem a necessidade de mudança – os líderes devem influenciar as pessoas a estarem motivadas na direção da mudança.

Mobilizar o comprometimento das pessoas envolvidas em todos os níveis da organização, desde a cúpula até o nível operacional da estrutura; conquistar o comprometimento das pessoas mais uma vez é papel da liderança – “conquistar comprometimento não é a mesma coisa que “solicitar comprometimento”; “conquistar comprometimento é convencer a todos a estarem motivados na direção da mudança”.

Deixar muito claro a “visão” de aonde se quer chegar com a mudança, isso para as pessoas envolvidas na mudança – Isso também é papel da liderança.

Definir responsabilidades e autoridades de cada um no processo de mudança, isto é, deixar claro o que cada um deve fazer – comunicando as pessoas de forma apropriada sobre “o que fazer” e “como fazer” – dependendo da complexidade e importância da tarefa é recomendável verificar o entendimento da tarefa.

Identificar e providenciar recursos mínimos necessários para o desenvolvimento das atividades relativasà mudança – recursos de infra-estrutura – recursos de pessoal – recursos de capacitação – dentre outros.

Iniciar as ações relativas à mudança – monitorando-as – ajustando-as quando necessário – corrigindo-as para que os resultados acordados sejam atingidos de forma eficaz, atendendo as expectativas das partes interessadas no êxito da mudança.

Conquistando o sucesso no processo de mudança, com resultados tangíveis e intangíveis positivos e/ou resultados quantitativos e qualitativos positivos, é imprescindível o ato de reconhecimento às pessoas que fizeram parte do processo de mudança, e ainda se aplicável é muito recomendável recompensar de alguma forma essas pessoas.

Como é comprovado, o papel da liderança é fundamental em todas as etapas da mudança, é crucial entender que liderança na maioria das vezes é interpretada como sendo a alta cúpula da organização; mas muitas vezes liderança significa aquele profissional que faz a diferença na organização independentemente da posição que ocupa na hierarquia organizacional.

(*) Jorge Guzo é consultor de empresas, professor em cursos de graduação e pós-graduação. Parceiro da Virtual Comunicação, também foi secretário de Administração e Modernização em Santo André (SP). CONTATO:guzo@guzo.com.br

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