segunda-feira, 26 de março de 2012

ARTIGO - A Empresa Ideal

Por Jorge Guzo (*)

O que nos leva a achar uma empresa maravilhosa? O que nos leva a permanecer nela? E, simultaneamente, o que nos motiva a produzir mais e melhor na busca de melhores resultados para a empresa? Principalmente os resultados financeiros?

Inicialmente podemos afirmar que se os princípios e valores da empresa estão alinhados com os meus, é possível concluir que no ambiente de trabalho há pessoas parecidas comigo – a convivência com essas pessoas será tranquila e agradável.

O que a empresa espera de mim? Se eu sei o que fazer; como fazer as atividades e quando devo entregar cada serviço, se sei das minhas prioridades e os pontos de atenção que devo considerar; e ainda, se o ambiente e local de trabalho são bons – se possuo tudo isso, o meu trabalho do dia a dia fica simples, claro, objetivo e agradável.

Se eu enxergo que as minhas entregas contribuem para os objetivos da minha área e consequentemente aos planos de negócio da empresa; se percebo que contribuo de alguma forma nos indicadores de satisfação dos clientes e ainda se concluo que a empresa atua consistentemente para que todos da organização tenham a mesma percepção – tudo isso me motiva.

Se eu constato que as pesquisas de mercado nos indicam que os nossos clientes valorizam de forma diferenciada os nossos produtos e serviços – ser parte dessa empresa me dá muito orgulho.

Se a prática de “portas abertas” está presente não somente como ações pontuais, mas sim como uma cultura estabelecida principalmente por parte da liderança, onde pessoas podem levar as suas opiniões às chefias e essas opiniões são consideradas, respeitadas, reconhecidas e às vezes recompensadas – concluo que posso falar o que penso.

Se a estrutura organizacional possui políticas estabelecidas, que são comunicadas e que sejam praticadas por todos de forma uniforme, que as exceções sejam tratadas de forma transparente, que a justiça esteja presente em todas as situações – a cultura organizacional existe.

Se as pessoas se tratam com respeito, se a liderança trata as pessoas com imparcialidade independentemente de quem seja na hierarquia organizacional – essas coisas são fundamentais para mim.

Se a empresa dá condições de treinamento e capacitação, se ela dá oportunidades de crescimento na carreira, que reconhece e recompensa as pessoas pelos seus bons resultados e também pelos seuscomportamentos – concluo que cresço a cada dia.

Se eu recomendo essa empresa para os meus amigos e parentes trabalharem. Essa é a empresa ideal. Ela existe?

(*) Jorge Guzo é consultor de empresas, professor em cursos de graduação e pós-graduação. Parceiro da Virtual Comunicação, também foi secretário de Administração e Modernização em Santo André (SP). CONTATO:guzo@guzo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário