terça-feira, 31 de maio de 2011

Indústria interrompe série de alta da produção, em abril

Tiveram alta mais expressiva no período os setores farmacêutico, extrativo e fumo.

Da Agência CiasBrasil de Notícias

RIO – Após três meses de alta consecutiva, a produção industrial brasileira voltou a registrar queda em abril. Segundo dados divulgados nesta terça-feira, dia 31, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a atividade no setor caiu 2,1% em relação a março, quando registrou aumento de 0,5%. Na comparação com o mesmo período do ano anterior, o recuo foi de 1,3%, a segunda taxa negativa consecutiva nesse tipo de comparação.

Com este resultado, o índice acumulado para o primeiro quadrimestre do ano ficou em 1,6%, bem abaixo do fechamento do primeiro trimestre que foi de 2,6%. Nos últimos 12 meses, o indicador acumula alta de 5,4%, resultado positivo menos intenso desde junho de 2010. Entre os 27 ramos de atividades pesquisados pelo instituto, 13 apresentaram redução no período, com destaque para o setor de máquinas e equipamentos, cuja produção caiu 5,4% em abril, após quatro meses de crescimento. Em seguida vieram os segmentos de produtos de metal (-9,3%), veículos automotores (-2,8%), alimentos (-2,4%), máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-7,6%) e refino de petróleo e produção de álcool (-1,4%).

Braskem conquista Prêmio Excelência Empresarial 2011

Organizado pelo Ciesp-Santo André, em sua segunda edição, o Prêmio Excelência Empresarial foi conquistado pelas seguintes companhias:

Na categoria Grandes e Médias Empresas, a Braskem Quattor foi a escolhida pela entidade, que também contou com parceria da Fundação Santo André para avaliação. A Compress Produtos Compressivos Hospitalares ficou em primeiro lugar na categoria voltada às Pequenas e Micro Empresas. A terceira empresa premiada da noite foi a Parluto Advogados, que venceu entre os Prestadores de Serviços. Os primeiros colocados nas novas categorias criadas pelo CIESP Santo André foram Indústria de Móveis Bonatto (Meio Ambiente) e Dental Plus (Responsabilidade Social).

Evento este ano aconteceu com presenças dos principais empresários da região do ABC e do prefeito de Santo André, Aidan Ravin. A Virtual Comunicação foi parceira do Ciesp-Sto. André, trabalhando na coordenação de imprensa e divulgação, junto com a Trivia Comunicação. Viviane Cardoso cuidou da organização geral, Lafaiete Santos foi o mestre de cerimônias e a Mercosul Eventos fez o trabalho de recepção. Fotos/vídeo ficaram a cargo de Tanaka Prduções.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

CIESP-Sto.André realiza festa de entrega do Prêmio Excelência Empresarial

Serão conhecidos nesta sexta-feira, 27, os vencedores de cinco categorias do "PRÊMIO EXCELÊNCIA EMPRESARIAL”, realizado pelo CIESP - Santo André.

O Prêmio, que tem a parceria da Fundação Santo André na escolha técnica dos vencedores e da Virtual Comunicação na divulgação, está em sua 2ª edição destacando as melhores ações empreendedoras e o desenvolvimento de ações sociais e ambientais entre as empresas.

A entrega será feita pela Diretoria do CIESP-Santo André, que abrange os municípios de Santo André, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Representantes do empresariado local, do CIESP estadual, além de prefeitos estarão lotando o Buffet Parmênion, às 20h, ocasião em que ocorrerá o jantar de gala reservado a convidados.

Neste ano o Prêmio tem cinco Categorias (duas a mais em relação a 2010: ações sociais e ambientais). São finalistas: Refriac Refrigeração e Ar Condicionado Ltda; Paranapanema ; e Braskem, na categoria Grande e Média Empresa; Goodlar Ind. e Com. de Móveis Ltda- Primolar; Compress Produtos Compressivos Hospitalares Ltda ; e Hitorin Mangueiras e Conexões, no quesito Micro e Pequena Empresa, na categoria Prestadora de Serviços estão Dental Plus Convênio Odontológico e Parluto Advogados. No quesito Responsabilidade Social os destaques foram as empresas Dental Plus; Hitorin Mangueiras ; e Braskem. A Indústria de Móveis Bonatto é a finalista e já anunciada vencedora na categoria Meio Ambiente.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

JÃO - Talento inato para o cartum, agora em novo endereço eletrônico

Veja o recado que ele nos deixou:


Olá,

O blog Os Cientistas em Quadrinhos mudou, está de endereço novo, cara nova e mais interativo. (O blog antigo continua acessível com um grande acervo).

Essa mistura de ciência, tecnologia, quadrinhos e cartuns dá o maior samba!

Acesse agora e veja você.

http://oscientistashq.blogspot.com/

Consumidor fica mais pessimista, aponta índice da FGV

A confiança do consumidor caiu pelo terceiro mês consecutivo, segundo levantamento divulgado nesta quarta-feira, 25, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) registrou queda de 2,4% em maio frente a abril, passando de 118,2 para 115,4 pontos. Este é o menor nível desde janeiro de 2010 (112,6 pontos), informa a Agência Cias. Brasil de Notícias.

"Em maio, avaliações sobre o momento atual quanto às expectativas para os meses seguintes pioraram", afirmaram economistas da FGV. O Índice de Situação Atual (ISA) mostrou queda de 2,4% neste mês, contra taxa negativa de 3% em abril, ao passar de 140,6 para 137,2 pontos, o menor desde julho de 2010 (134,0 pontos). Da mesma forma ocorreu com o Índice de Expectativas (IE) que também caiu 2,4%, indo de 106,3 para 103,8 pontos, patamar inferior ao da média histórica e o menor desde fevereiro de 2010 (103,6 pontos).

PERCEPÇÃO É PRA PIOR
A desconfiança do consumidor em relação ao cenário futuro da economia foi determinante para a queda no ICC em maio. A parcela de consumidores prevendo melhora diminuiu de 26,4% para 21,4% e a dos que esperam piora aumentou de 19,8% para 21,6%.

Nas respostas relacionadas ao cenário atual, houve uma piora na percepção do consumidor sobre o ambiente econômico geral piorou pelo segundo mês consecutivo. A proporção de consumidores que avaliam a situação econômica local no momento como boa diminuiu de 29,2% para 25,8%; a dos que a julgam ruim aumentou de 21,2% para 21,8%.
O levantamento para o cálculo do ICC abrange uma amostra de mais de dois mil domicílios, em sete capitais, com entrevistas realizadas entre os dias 2 e 20 de maio.

CAI PRODUÇÂO INDUSTRIAL
Depois de dois meses seguidos de avanço, a produção industrial brasileira voltou a recuar em abril, na comparação com março, conforme a Sondagem Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI), divulgada na terça-feira, 24. A produção do setor registrou 47,6 pontos no período, ficando pela quinta vez seguida abaixo da linha de 50 pontos.
De acordo com o estudo, os empresários avaliam que a atividade industrial em abril está abaixo do usual para o período. O índice de utilização da capacidade instalada (UCI) normal para o mês caiu de 47, 4 pontos em março para 46,2 pontos.
No mês passado houve ainda acúmulo “indesejado” de estoques. O índice de estoque no período subiu, indo de 51,4 pontos para 51,8 pontos. “Este aumento denota que os estoques no mês de abril estão acima do nível planejado", explicam os técnicos da CNI. O acúmulo de estoques indesejados é maior nas grandes empresas, que registraram 53,4 pontos no indicador.

terça-feira, 24 de maio de 2011

CIESP divulga os finalistas do Prêmio Excelência Empresarial

Saíram os finalistas do “Prêmio Excelência Empresarial”, realizado pelo CIESP - Santo André. O anúncio dos vencedores será feito na própria sexta-feira, 27, quando acontece a homenagem aos vencedores das cinco categorias disputdas.

O Prêmio, que tem a parceria da Fundação Santo André na escolha técnica dos vencedores, e a Virtual Comunicação da divulgação, está em 2ª edição destacando as melhores ações empreendedoras e o desenvolvimento de ações sociais e ambientais entre as empresas.

A entrega será feita pela Diretoria do CIESP-Santo André, que abrange os municípios de Santo André, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Representantes do empresariado local, do CIESP estadual, além de prefeitos estarão lotando o Buffet Parmênion nas próxima sexta-feira, quando ocorrerá um jantar de gala reservado a convidados. "É um momento especial, que valoriza o trabalho e as ações de nossos associados, em prol do desevolvimento da região e do País", resumiu Irina Freire, gerente regional do Centro das Indústrias.

Neste ano o Prêmio tem cinco Categorias (duas a mais em relação a 2010: ações sociais e ambientais). São finalistas: Refriac Refrigeração e Ar Condicionado Ltda; Paranapanema ; e Braskem, na categoria Grande e Média Empresa; Goodlar Ind. e Com. de Móveis Ltda- Primolar; Compress Produtos Compressivos Hospitalares Ltda ; e Hitorin Mangueiras e Conexões, no quesito Micro e Pequena Empresa, na categoria Prestadora de Serviços estão Dental Plus Convênio Odontológico e Parluto Advogados. No quesito Responsabilidade Social os destaques foram as empresas Dental Plus; Hitorin Mangueiras ; e Braskem. A Indústria de Móveis Bonatto é a finalista e já anunciada vencedora na categoria Meio Ambiente.

Convites deverão ser retirados diretamente no Ciesp-Santo André. OUtras informações pelo fone (11) 3705.4335 ou pelo email atendimento@ciespsa.com.br


CRITÉRIOS TÉCNICOS
As empresas inscritas foram avaliadas dentro dos critérios estabelecidos em parceria entre o CIESP e a Fundação Santo André e assim definidos: Gestão Estratégica, Planejamento, Satisfação do Cliente, Responsabilidade Sócio-ambiental, Inovação Tecnológica, Gestão de Pessoas, Geração de Riquezas da região.


HISTÓRICO
Em 2010 o CIESP-Santo André premiou as seguintes empresas, em sua primeira edição:
Categoria Grande e Média Empresa: Rhodia Poliamida e Especialidades;
Categoria Micro e Pequena Empresa: Tec Pan Indústria e Comércio de Plásticos;
Categoria Prestadoras de Serviços: Dental Plus.

Criada em 30 de agosto de 1954 por um grupo de industriais liderados pelo empresário Antonio Braga, a entidade tem como objetivo primordial o fortalecimento dos interesses da indústria regional, representando-a junto aos órgãos públicos e demais entidades, prestação de serviços, estudos, pesquisas e geração de negócios. A Regional Santo André atende os municípios de Santo André, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra e tem à sua frente Shotoku Yamamoto como Diretor Titular.

Serviço:
Prêmio Excelência Empresarial 2011
Promoção: CIESP-Santo André.
Data: 27 de Maio de 2011 (sexta-feira)
Horário: 20 h
Local: Buffet Parmênion – Santo André

INSCRIÇÕES: atendimento@ciespsa.com.br

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Simplicidade=Transparência. Pense nisso.

Tem ARTIGO novo na Plurale, em defesa do Relatório Único (Annual Report + GRI +...)


http://www.plurale.com.br/noticias-ler.php?cod_noticia=10761

domingo, 22 de maio de 2011

Cresce o número de inscrições ao 13° Encontro Nacional de Relações com Investidores

O 13° Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais recebe número crescente de inscrições neste que é o maior evento de Relações com Investidores da América Latina e que inaugura site próprio.

A organização mostra-se muito satisfeita com a adesão até aqui verificada, destacando que a 50 dias do evento 25% das vagas já estão preenchidas. Até a sexta-feira, 20, a coordenação tinha registrado 150 inscritos e se o ritmo continuar assim é provável que as inscrições sejam encerradas antes do previsto.

O Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais - que tem a parceria da Virtual Comunicação na divulgação e no webcast - acontecerá entre os dias 11 e 12 de julho, em São Paulo e autorregulação é o tema predominante. Estão confirmadas as presenças dos presidentes da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Maria Helena Santana, e do National Investor Relations Institute (NIRI), Jeffrey Morgan. Também são presenças garantidas o presidente da Associação Brasileira das Companhias Abertas (ABRASCA), Antonio Castro; o presidente do Conselho de Administração do Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI), Luiz Fernando Rolla; o presidente executivo do IBRI, Ricardo Florence e o vice-presidente da ABRASCA, Alfried Plöger.

O programa completo e demais orientações podem ser vistas nos sites www.abrasca.org.br e www.ibri.com.br. As inscrições poderão ser efetuadas pelo email nilsonjunior@abrasca.org.br, pelos fones (11) 3107.5557 (ABRASCA) e (11) 3106.1836 (IBRI) ou diretamente no site do evento: www.encontroderi.com.br

sábado, 21 de maio de 2011

Linkedin enche os olhos do mercado em seu IPO

A rede profissional Linkedin, que atua no nicho das mídias sociais, decidiu abrir o capital e causou furor no mercado, nesta semana, com uma valorização superior a 100% àquela projetada na estréia. Esta é a quinta maior oferta primária de ações na Bolsa norte-americana no setor de tecnologia.

Os papéis, agora negociados sob o código "LNKD", sairam a US$ 84,70. Com isso, o valor de mercado da empresa já bate nos US$ 8 bilhões.

A rede Linkedin, de adesão crescente no Brasil, tem hoje 100 milhões de usuários. Agora o mercado espera outras empresas do setor como o Facebook, Twitter e o Groupon para o IPO.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

IPO para estruturar rede 3G

Interessada em montar a Rede 3G, a NEXTEL começa a fazer contas. O custo da operação deverá ultrapassar US$ 3 bilhões. Aí só tem um jeito: buscar dinheiro no mercado de capitais. A empresa já estuda o IPO (oferta pública de ações na BM&FBovespa) da Nextel no Brasil.

EDP vai negociar 14% de suas ações
A EDP (Energias de Portugal) solicitou à Anbima – Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais a análise prévia da documentação para registo de oferta pública de distribuição secundária de ações ordinárias da EDP Energias do Brasil.

A oferta inicial tem por objeto 19.919.510 ações, às quais acrescerá a opção de distribuição de um lote suplementar ("greenshoe") constituído por um máximo de 1.991.950 ações. Isto confirma o anúncio feito dia 13 deste mês, quando revelou a intenção de colocar mais 14% das ações de sua subsidiária brasileira no mercado.

A operação deverá privilegiar o interesse de investidores institucionais. Atualmente a EDP controla 64,8% da Energias do Brasil, podendo vir a reduzir sua posição para 50,8%.

Companhia aguarda aprovação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Congresso de Comunicação Corporativa abordará “O Brasil Sustentável” e a “Transformação de Números em Estratégia”

O Centro de Convenções Rebouças, na cidade de São Paulo, será palco, entre os dias 24e 27 de maio, do maior e mais importante evento independente de Comunicação Corporativa da América Latina, o Congresso Mega Brasil de Comunicação, que em 2011 chega à sua 14ª edição.

A expectativa da Organização é reunir perto de 1.000 executivos de todo o País, além de 2.000 estudantes atraídos por uma programação especial. Os debates se darão em torno do tema O Brasil sustentável e as novas fronteiras digitais e sociais da Comunicação Corporativa.

Batizado de Congresso 3 em 1 por reunir em uma única arena o 14° Congresso Brasileiro de Comunicação Corporativa, o 11° Congresso Brasileiro de Comunicação no Serviço Público e o 2° Congresso Brasileiro de Comunicação Digital, o encontro tem uma programação intensa, com 11 conferências (quatro delas internacionais), 42 palestras temáticas, três cursos especiais pré-congresso, um fórum profissional internacional, um fórum profissional nacional, um painel final com o melhor do conteúdo apresentado, uma feira de produtos e serviços e uma série de eventos complementares.

"Um Passo Além do Monitoramento: os Números Transformados em Estratégias"
No primeiro dia do evento (24), às 17h, acontecerá a palestra "Um Passo Além do Monitoramento: os Números Transformados em Estratégias", proferida por Sérgio Cavalcanti, diretor da NationSoft, e Rosário de Pompéia, diretora de Operações da Le Fil. Na mesa dos trabalhos, como moderador, estará o jornalista Nelson Tucci, diretor da Virtual Comunicação.

Todos os detalhes podem ser acessados através do site www.megabrasil.com.br

Previstos R$ 5 BI para sistema aeportuário no País

Com a aproximação da Copa do Mundo de 2016 e das Olimpíadas em 2014, o Brasil precisa melhorar as condições aeroviárias das cidades-sedes e o investimento estimado para este setor é de R$ 5 bilhões, a serem destinados a obras nos principais aeroportos do País.

Pensando nos novos negócios gerados por esse mercado em expansão, a Exponor Brasil, empresa com sede em Portugal, anuncia a realização da Expo Aero Brasil, cujo propósito é tornar-se a maior e mais importante feira aeronáutica do País, sendo idealizada e dirigida pelo Cmdte. Décio Corrêa.

Além de exposição de equipamentos e aeronaves, durante os dias da feira ocorrerão atividades paralelas, com destaque para a conferência International Aviation Fire Protection Association (IAFPA) que será realizada pela primeira vez na América do Sul. Com o tema “Infraestruturas aeroportuárias – os desafios dos próximos 5 anos”, o encontro irá discutir as inovações, metodologias e experiências técnicas do mercado aeronáutico, em função da expectativa de crescimento do fluxo aéreo e nos aeroportos nos próximos 3 anos.

Evento também receberá a plenária nacional do 3º Fórum Brasileiro para o Desenvolvimento da Aviação Civil e trará dinâmica com salas de trabalho simultâneas, painéis e plenárias na busca e concretização de soluções específicas para o Sistema Brasileiro de Aviação Civil.

A EAB acontece entre os dias 14 e 17 de julho, reunindo as principais empresas do setor no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial de São José dos Campos (DCTA) a 100 Km da capital de São Paulo.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

Devagarinho, está chegando a rádio digital no Brasil

Acredite, o Brasil é hoje o País que mais tem emissoras de rádio no mundo, depois dos Estados Unidos. O líder norte-americano possui 13 mil emissoras e o vice-líder do Sul tem 9 mil.

Apesar do atraso, o governo brasileiro estuda o desenvolvimento e implantação do rádio digital brasileiro. Com isso, o número de emissoras deverá multiplicar por 3.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Virtual chega a TAIAÇUPEBA (SP) na parceria com o jornalista Heródoto Barbeiro e com a SAT

Por meio de Heródoto Barbeiro (que luta pela preservação ambiental), a Virtual Comunicação chegou ao paradisíaco local, juntando-se à SAT-Sociedade Amigos de Taiaçupeba para o trabalho de preparação e divulgação do Festival de Inverno a ser anunciado em breve.

Veja reportagem na Record, com seu novo contratado mostrando o Distrito de Taiaçupeba (Mogi das Cruzes - SP)


http://noticias.r7.com/videos/herodoto-barbeiro-passa-seu-tempo-livre-em-projetos-sociais-no-interior-de-sp/idmedia/22f705df272eb639d3cdc0eb2e77ef25.html

domingo, 15 de maio de 2011

USCS realiza o "II Seminário Universidade, Cultura e Sociedade"

A Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) promoverá no próximo dia 26 de Maio o II Seminário Universidade, Cultura e Sociedade.

A USCS construiu ao longo de sua história um referencial de interação junto à sociedade, atuando isoladamente e também em parceria com importantes instituições – como o SESC São Paulo, por exemplo. Assim, diversos programas e projetos da área de Extensão Universitária têm sido realizados com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento sócio-cultural da comunidade e estimular ações de reflexão sobre políticas públicas – neste caso, especificamente na área de Cultura.

Por meio de seu Núcleo de Ação Cultural, a Universidade sistematiza projetos e ações que visam estimular a participação ativa de seus estudantes e articular iniciativas junto à comunidade e à sociedade civil. Nesse sentido, concorreu e foi contemplada em edital do Ministério da Cultura para a instalação de um Pontão de Cultura - o Pontão USCS Audiovisual e Gestão (em processo de conveniamento); e credenciou seu projeto Música e Sociedade para captação via lei de incentivo fiscal (Lei Rouanet).

Neste contexto, o Seminário vem ao encontro destas e de outras várias iniciativas realizadas no âmbito da Extensão Universitária, que têm em comum o objetivo de propor reflexões e ações direcionadas a algumas das mais importantes questões da sociedade contemporânea em nosso país.

O II Seminário Universidade, Cultura e Sociedade objetiva incentivar a discussão e reflexão sobre as temáticas da Juventude, Cidadania e Cultura, suas formas de atuação, produção e difusão do seu papel na construção dos espaços para o exercício da cidadania.

Cabe destacar a visão e o desdobramento das ações integrativas contempladas pelas instituições nele representadas:
- a elaboração e implementação de Políticas Públicas direcionadas à Juventude, neste caso a partir do universo da Cultura;
- a reflexão e produção do conhecimento, atividades características do cotidiano acadêmico que no âmbito da Extensão Universitária socializam saberes e experiências;
- a disseminação das práticas e modelos dos programas voltados à promoção da cidadania levadas a cabo por instituições da sociedade civil.

Num contexto de aprendizado e construção de saberes conjuntos, o II Seminário Universidade, Cultura e Sociedade tem a possibilidade de articular e sistematizar o papel social transformador que cabe nestas iniciativas, apontando direções e caminhos em uma dupla dimensão: num sentido externo realizando intervenções junto à realidade social e, num interno, desenvolvendo e organizando experiências de articulação entre atores sociais tão importantes. O evento conta com o apoio do Ministério da Cultura, do SESC/São Paulo e do Programa Jovens Urbanos (Centro de Estudo e Pesquisa em Educação, Cultura e Ação Comunitária - Cenpec).

Programa
09h30 – abertura
9h45 - Mesa Redonda: Juventude, Cultura e Cidadania: o papel do Estado e da Sociedade
Marta Porto – Secretária de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura
Danilo Santos de Miranda – Diretor Regional do SESC/São Paulo
Maria do Carmo Brant de Carvalho – Consultora Especial do Cenpec
Joaquim Celso Freire Silva – Pró-Reitor de Extensão da USCS (mediador)
12h – Encerramento

Dia 26 de Maio de 2011, das 9h30 às 12h
USCS/Campus I - Auditório Hélcio Quaglio
Av. Goiás 3.400 – Bairro Barcelona – São Caetano do Sul/SP
Tel. (11) 4239- 3259

sábado, 14 de maio de 2011

CIESP-Santo André premiará empresas comprometidas com ações sustentáveis no dia 27

Compromisso com a sustentabilidade não é um modismo. E disso o mercado corporativo está cada dia mais consciente, com dirigentes empresariais declarando que as ações e decisões sustentáveis de suas organizações aumentaram os lucros. Assim, ao instituir as Categorias Destaque-Meio Ambiente e Destaque-Responsabilidade Social no “Prêmio Excelência Empresarial 2011”, a Diretoria Regional do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo, o CIESP-Santo André - que este ano tem parceria com a Virtual Comunicação - aprimora os serviços que presta aos seus associados e à sociedade, valorizando ações e atitudes das empresas na região.

“Santo André é um berço industrial de forte tradição. Independentemente do porte, as empresas premiadas são exemplos de que o industrial brasileiro tem a consciência de que o País precisa de companhias organizadas, que investem em meio ambiente, inovação, gestão estratégica e na geração de riquezas”, diz o presidente do Ciesp e da Fiesp, Paulo Skaf em apoio à iniciativa.

Pesquisa recém-divulgada pela Escola de Negócios do Massachusetts Institute of Tecnology (MIT), dos Estados Unidos, revela que 66% dos 3.000 lideres empresariais ouvidos no mundo (brasileiros, inclusive) opinaram que apesar da lenta recuperação dos mercados internacionais, as ações e decisões sustentáveis de suas organizações aumentaram os lucros.

O trabalho foi intitulado "Sustainability: The Embracers Seize Advantage" (ou em tradução livre “Os entusiastas saem em vantagem”) e fez uma análise de como as pressões para se adotar práticas sustentáveis estão transformando as formas como as empresas trabalham. Mais que isso, a pesquisa realizada pelo MIT em parceria com a The Boston Consulting Group (BCG), revelou um dado animador: 69% das companhias pretendem intensificar seus investimentos na área de sustentabilidade ainda neste ano, pois admitem que o investimento dá retorno financeiro.

RELAÇÃO DE FIDELIDADE
"Uma empresa socialmente responsável consegue ter consumidores mais fiéis, captar recursos mais baratos dos mercados e acaba tendo vínculos melhores com os fornecedores, bancos e clientes, porque, nos últimos 10 anos, existe uma pressão da sociedade”, concorda Roberto Gonzalez, diretor de Estratégia de Sustentabilidade da The Media Group.

Para ele, que também integra o Conselho do Fundo Ethical do Santander Asset Management, “a companhia quando traz para sua estratégia esses conceitos certamente terá resultados a longo prazo e maior longevidade". O tema sustentabilidade também permeará o 13° Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais, em julho próximo durante o painel "Sustentabilidade - Avaliação e Aperfeiçoamento dos Critérios", colocando-se como assunto recorrente no mercado corporativo.

VALORIZAÇÃO REGIONAL
“O CIESP Santo André acompanha as agendas nacional e internacional sobre os maiores e mais relevantes temas da atualidade, por isso procuramos aprimorar nossos serviços”, comenta Irina Freire, gerente regional do CIESP, destacando o Prêmio que será entregue no próximo dia 27 com a valorização das novas categorias – Meio Ambiente e Responsabilidade Social.

A Regional Santo André atende os municípios de Santo André, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra e tem à sua frente Shotoku Yamamoto como Diretor Titular, que recepcionará os prefeitos Aidan Ravin (Sto.André), Oswaldo Dias (Mauá) , Clóvis Volpi (Ribeirão Pires) e Kiko Teixeira (Rio Grande da Serra), ao lado de lideranças empresariais locais e estaduais no evento.

“Essa festa é feita para os nossos associados, que a cada dia se conscientizam mais e mais da necessidade de transparência e relacionamento junto aos seus stakeholders”, enfatiza Shotoku Yamamoto, do CIESP Santo André.

PREMIAÇÃO
Criado para reconhecer as ações empreendedoras, desenvolver talentos e fomentar as ações sociais e ambientais, o “Prêmio Excelência Empresarial” deste ano terá cinco Categorias (duas a mais em relação a 2010): Grandes e Médias Empresas; Micros e Pequenas Empresas; Prestadores de Serviços; Destaque-Meio Ambiente; Destaque-Responsabilidade Social.

As empresas inscritas serão avaliadas dentro dos critérios estabelecidos em parceria entre o CIESP e a Fundação Santo André e assim definidos: Gestão Estratégica, Planejamento, Satisfação do Cliente, Responsabilidade Sócio-ambiental, Inovação Tecnológica, Gestão de Pessoas, Geração de Riquezas da região.

Serviço:
Prêmio Excelência Empresarial 2011
Promoção: CIESP-Santo André.
Data: 27 de Maio de 2011 (sexta-feira)
Horário: 20 h
Local: Buffet Parmênion – Santo André

ADESÕES:
atendimento@ciespsa.com.br

Fundos de Investimentos em Participações deverão aplicar 90% em títulos mobiliários vantajosos

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) editou na quarta-feira, 11, Instrução nº 496, que altera a redação da Instrução CVM nº 391, de 16/07/2003, sobre a constituição, o funcionamento e a administração dos Fundos de Investimento em Participações - FIP. O objetivo é evitar que os FIP sejam utilizados como veículo de aplicações em títulos cujo tratamento fiscal é menos vantajoso do que aquele aplicável às cotas de FIP, informa a Agência CiasBrasil de Notícias.

De acordo com os técnicos da autarquia, a principal mudança da nova instrução é obrigar os FIP constituídos após o dia 12 de maio deste ano ou que fizerem novas chamadas de capital após essa data a manter, no mínimo, 90% de seu patrimônio investido em ações, debêntures, bônus de subscrição, ou outros títulos e valores mobiliários conversíveis ou permutáveis em ações de emissão de companhias, abertas ou fechadas.

USP promove palestra sobre cobaias humanas profissionais

"Cobaias humanas profissionis: a indústria farmacêutica e o perigoso ´mundo dos sujeitos de pesquisa nos Estados Unidos´” será tema de palestra de Roberto Abadie, Ph.D. – Médico da City University of New York

COORDENADOR:
Paulo Andrade Lotufo, Prof. Dr.
Presidente da Câmara de Pesquisa do Hospital Universitário da USP

COMENTÁRIOS:
Décio Mion Junior, Prof. Dr.
Chefe do Centro de Pesquisas Clínicas do Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP
Vera Silvia Facciolla Paiva, Profa. Dra.
Presidente da Comissão de Pesquisa do Instituto de Psicologia da USP
Dalton Luiz de Paula Ramos, Prof. Dr.
Professor de Bioética da Faculdade de Odontologia da USP, Membro Titular da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa do Conselho Nacional de Saúde
Gustavo Kesselring, Dr.
Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Farmacêutica

DATA: 02 de junho de 2011
HORÁRIO: das 14 às 16 horas
LOCAL: Hospital Universitário da USP
Av. Prof. Lineu Prestes, 2565 – Cidade Universitária
Anfiteatro – 2º andar


ORGANIZAÇÃO: Hospital Universitário e Instituto de Estudos Avançados da USP
INSCRIÇÕES: site do HU/USP: www.hu.usp.br

INFORMAÇÕES: cep@hu.usp.br ou Tel.: (11) 3091-9457 com Wilma
clauregi@usp.br ou Tel.: (11) 3091-1686 com Claudia

O evento é gratuito e aberto a todos os interessados
Serão conferidos certificados.

sexta-feira, 13 de maio de 2011

A.N.T.Í.G.O.N.A entra em cartaz no Teatro USCS

A CIA. GRITE DE TEATRO/NÚCLEO II DE PESQUISA TEATRAL estreará seu novo espetáculo: "A.N.T.Í.G.O.N.A." - Sófocles manda um 'salve geral', no próximo dia 21 de maio, às 20 h.

A temporada prosseguirá até 03 de julho, no Teatro da USCS - Campus I - Av. Goiás, 3.400 - B. Barcelona, São Caetano do Sul. Aos sábados às 20h e aos domingos às 19h.

"Um país está em guerra, dois líderes morrem, um tirano assume o poder, entre vários desmandos, um decreto; dessa engenhosa situação surge uma heroína trágica, que para nós é A.N.T.Í.G.O.N.A., assim mesmo, como uma facção que se cria para exigir os direitos primeiros: na Grécia Antiga, o de enterrar o corpo de um ente querido; hoje, o direito à cidadania e o respeito à dignidade da pessoa humana, referências do artigo primeiro de nossa constituição. E para nossa heroína, a força que lhe move é muito clara: ´Não nasci para o ódio, mas para o amor´. "

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Apple é a marca de maior valor no mundo: US$ 153 BI. Entre as brasileiras, Itaú é a primeira.

Mercados emergentes representam 19 das 100 maiores marcas de acordo com a empresa WPP Millward Brown Optimor em seu estudo de 2011 sobre as marcas mais valiosas do mundo

NOVA YORK, 9 de maio de 2011 /PRNewswire/ -- Registrando um aumento surpreendente de 84 por cento no valor ao longo do ano passado, a Apple emerge como a marca mais valiosa do mundo, encerrando o reinado de quatro anos do Google, no topo da lista no sexto estudo anual BrandZ das 100 marcas mais valiosas do mundo (Top 100 Most Valuable Global).

A marca Apple, tal como calculado pela Millward Brown Optimor, uma empresa WPP (NASDAQ: WPPGY), cresceu em valor em 859 por cento desde 2006 e agora está em US$ 153,3 bilhões. Outros resultados importantes do estudo são que durante a recuperação econômica do ano passado, o valor combinado de todas as 100 maiores marcas subiu 17 por cento e agora é de US$ 2,4 trilhões. Em termos de geografia, segundo o estudo
BrandZ 2011, 19 das 100 maiores marcas agora têm origem nos mercados "BRICs", contra apenas duas em 2006.

"A Importância da marca para o sucesso empresarial global está se tornando cada vez mais significativa," disse David Roth na WPP. "No ano passado, a economia mundial passou da recuperação para um real crescimento, o valor combinado de todas as marcas no ranking das 100 maiores subiu 64 por cento desde 2006 e agora vale US$ 2,4 trilhões. Marcas fortes, embora não imunes às vicissitudes do mercado, estão
mais protegidas, preparadas, diligentes e resistentes."

O estudo BrandZ Top 100 Most Valuable Global Brands, encomendado pela WPP e realizado pela Millward Brown Optimor, identifica e classifica as 100 marcas mais valiosas do mundo pelo seu valor em dólar, uma análise baseada em dados financeiros combinados com medidas do consumidor da equidade da marca.

As marcas mais valiosas do mundo de 2011

Valor em US$ Mudança do Valor da
Classificação Marca milhões Marca de 2010
------------- ----- ------------ -------------------
1 Apple 153.285 +84%
--- ----- ------- ---
2 Google 111.498 -2%
--- ------ ------- ---
3 IBM 100.849 +17%
--- --- ------- ---
4 McDonald's 81.016 +23%
--- ---------- ------ ---
5 Microsoft 78.243 +2
--- --------- ------ ---
6 Coca-Cola* 73.752 +8%
--- ---------- ------ ---
7 at&t 69.916 -
--- ---- ------ ---
8 Marlboro 67.522 +18%
--- -------- ------ ---
9 China Mobile 57.326 +9%
--- ------------ ------ ---
10 GE 50.318 +12%
--- --- ------ ---
*O valor da marca Coca-Cola inclui Lites, Diets e Zero

"As nossas avaliações de marca são uma medida importante da capacidade de uma organização para criar valor real e duradouro para os acionistas." Disse Eileen Campbell, CEO da empresa de pesquisas de marca da Millward Brown. "Ao estimular sua marca e inovar constantemente, a Apple é capaz de comandar um preço mais elevado e o
tempo em turbulência econômica, fornecendo uma história de sucesso global de negócios que pode ensinar as outras marcas."

"Os líderes empresariais podem abraçar a gestão da marca como uma competência fundamental para a construção de valor financeiro de longo prazo," acrescenta. "Em comparação com uma melhoria geral de 13 por cento nos mercados de capitais do mundo durante 2010, as melhores marcas aumentaram o seu valor 30 por cento mais rápido.


ITAÚ, BRADESCO E PETROBRAS
Com um valor de marca estimado em US$ 9,6 bilhões, o Itaú, encontra-se na 90º posição, enquanto o Bradesco, com valorização de 15% em sua marca -- para US$ 8,6 bilhões -- sustentou a posião do ranking anterior: 98ª.

O Pré-Sal ajudou muito na exposição da Petrobras. A maior companhia brasileira registrou valorização de 39% no valor de sua marca, subindo de 73ª para 61ª na lista - o que é a melhor colocação brasileira neste ranking.

Esse estudo condiciona a posição da marca à sua contribuição financeira para a sociedade, capacidade de criação de empregos e expectativas de resultados futuros junto a analistas de mercado.


NATURA
Outras três brasileiras citadas no estudo são: Natura, Skol e Brahma. Embora não apareçam na lista das 100 marcas mais valiosas, são encontradas na divisão do ranking latinoamericano.

domingo, 8 de maio de 2011

Serviços já respondem por quase 70% do PIB brasileiro

Substituir os tradicionais empregados do chão de fábrica por técnicos na operação e manutenção de softwares pode ser o futuro nas indústrias brasileiras, em avançado processo de automação.

Essa é uma parte da matéria do ESTADÃO deste domingo "Dia das Mães". De acordo com a publicação, o setor de serviços já responde por 67,4% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e a tendência é de que a participação cresça ainda mais nos próximos anos.

O número e a avaliação são de um estudo, obtido com exclusividade pelo Estado, preparado pela equipe de economistas do banco Credit Suisse, liderada por Nilson Teixeira, destaca a matéria, assinada por Leandro Modé.

Em 2004, o peso dos serviços na economia nacional era de 63%. Entre aquele ano e 2010, a participação da indústria no PIB caiu de 30,1% para 26,8%.

Com isso, o Brasil segue uma tendência mundial, já consolidada nas nações desenvolvidas, mas que se acelera também nos países emergentes. Um dos efeitos práticos dessa realidade é o de que, para estimar o crescimento econômico, será preciso acompanhar cada vez mais o desempenho dessa área. Hoje em dia, ainda se olha muito para o que acontece na indústria.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

O Ministério da Saúde recomenda:

Professora Kátia Andrade, da USCS:

http://www.webradiosaude.com.br/saude/visualizar.php?codigo_noticia=PDMS110784

terça-feira, 3 de maio de 2011

Sociedade Digital nas Organizações Contemporâneas é tema de especialista italiano na USCS

Estudioso da sociedade digital e seu impacto na política de marcas das organizações contemporâneas, o professor Nello Barile comparece à Universidade de São Caetano do Sul (USCS) no próximo dia 10 para proferir palestra. Coordenador do programa de mestrado em Gestão da Criatividade na IULM (LiberaUniversità di Lingue e Comunicazione) de Milão, Itália, a sua apresentação é intitulada "Ontobranding: a new perspective of integration between geolocalization and augmented reality" e será feita em inglês.

“Trata-se de um evento internacional e protagonizado por um pesquisador com consistente produção intelectual e científica que certamente contribuirá com as linhas de pesquisa do Programa da USCS e com o entendimento que se soma ao conceito de Comunicação e Inovação”, destaca o professor Gino Giacomini, coordenador do programa de mestrado em Comunicação da USCS.

Barile é doutor pela Universidade La Sapienza, de Roma, docente do Master de Sociologia da Comunicação na IULM e autor de vários livros como “Brand new world. Il consumo delle marche come forma di rappresentazione del mondo”, “Fenomenologia del consumo globale” e “Manuale di comunicazione, sociologia e cultura della moda”.

A conferência será realizada em inglês e as questões levantadas durante o debate serão traduzidas. O evento é aberto a todos os interessados, porém há limitação de lugares. Para participar é preciso fazer reserva pelo telefone 4239-3354. A conferência será realizada no dia 10 de maio ( terça-feira ) , às 14h, no Campus II da USCS, à Rua Santo Antonio, 50, Sala 315, em São Caetano do Sul.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

"Números Transformados em Estratégia" é tema de palestra no Congresso Mega Brasil de Comunicação

Entre os dias 24 e 27 próximos acontece o Congresso Mega Brasil de Comunicação, o maior encontro de Comunicação Corporativa da América Latina, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.

No primeiro dia do evento (24), às 17h, acontecerá a palestra "Um Passo Além do Monitoramento: os Números Transformados em Estratégias", proferida por Sérgio Cavalcanti, diretor da NationSoft, e Rosário de Pompéia, diretora de Operações da Le Fil. Na mesa dos trabalhos, como moderador, estará o jornalista Nelson Tucci, diretor da Virtual Comunicação.

Mais informações sobre o Congresso diretamente no site www.megabrasil.com.br