segunda-feira, 9 de maio de 2011

Apple é a marca de maior valor no mundo: US$ 153 BI. Entre as brasileiras, Itaú é a primeira.

Mercados emergentes representam 19 das 100 maiores marcas de acordo com a empresa WPP Millward Brown Optimor em seu estudo de 2011 sobre as marcas mais valiosas do mundo

NOVA YORK, 9 de maio de 2011 /PRNewswire/ -- Registrando um aumento surpreendente de 84 por cento no valor ao longo do ano passado, a Apple emerge como a marca mais valiosa do mundo, encerrando o reinado de quatro anos do Google, no topo da lista no sexto estudo anual BrandZ das 100 marcas mais valiosas do mundo (Top 100 Most Valuable Global).

A marca Apple, tal como calculado pela Millward Brown Optimor, uma empresa WPP (NASDAQ: WPPGY), cresceu em valor em 859 por cento desde 2006 e agora está em US$ 153,3 bilhões. Outros resultados importantes do estudo são que durante a recuperação econômica do ano passado, o valor combinado de todas as 100 maiores marcas subiu 17 por cento e agora é de US$ 2,4 trilhões. Em termos de geografia, segundo o estudo
BrandZ 2011, 19 das 100 maiores marcas agora têm origem nos mercados "BRICs", contra apenas duas em 2006.

"A Importância da marca para o sucesso empresarial global está se tornando cada vez mais significativa," disse David Roth na WPP. "No ano passado, a economia mundial passou da recuperação para um real crescimento, o valor combinado de todas as marcas no ranking das 100 maiores subiu 64 por cento desde 2006 e agora vale US$ 2,4 trilhões. Marcas fortes, embora não imunes às vicissitudes do mercado, estão
mais protegidas, preparadas, diligentes e resistentes."

O estudo BrandZ Top 100 Most Valuable Global Brands, encomendado pela WPP e realizado pela Millward Brown Optimor, identifica e classifica as 100 marcas mais valiosas do mundo pelo seu valor em dólar, uma análise baseada em dados financeiros combinados com medidas do consumidor da equidade da marca.

As marcas mais valiosas do mundo de 2011

Valor em US$ Mudança do Valor da
Classificação Marca milhões Marca de 2010
------------- ----- ------------ -------------------
1 Apple 153.285 +84%
--- ----- ------- ---
2 Google 111.498 -2%
--- ------ ------- ---
3 IBM 100.849 +17%
--- --- ------- ---
4 McDonald's 81.016 +23%
--- ---------- ------ ---
5 Microsoft 78.243 +2
--- --------- ------ ---
6 Coca-Cola* 73.752 +8%
--- ---------- ------ ---
7 at&t 69.916 -
--- ---- ------ ---
8 Marlboro 67.522 +18%
--- -------- ------ ---
9 China Mobile 57.326 +9%
--- ------------ ------ ---
10 GE 50.318 +12%
--- --- ------ ---
*O valor da marca Coca-Cola inclui Lites, Diets e Zero

"As nossas avaliações de marca são uma medida importante da capacidade de uma organização para criar valor real e duradouro para os acionistas." Disse Eileen Campbell, CEO da empresa de pesquisas de marca da Millward Brown. "Ao estimular sua marca e inovar constantemente, a Apple é capaz de comandar um preço mais elevado e o
tempo em turbulência econômica, fornecendo uma história de sucesso global de negócios que pode ensinar as outras marcas."

"Os líderes empresariais podem abraçar a gestão da marca como uma competência fundamental para a construção de valor financeiro de longo prazo," acrescenta. "Em comparação com uma melhoria geral de 13 por cento nos mercados de capitais do mundo durante 2010, as melhores marcas aumentaram o seu valor 30 por cento mais rápido.


ITAÚ, BRADESCO E PETROBRAS
Com um valor de marca estimado em US$ 9,6 bilhões, o Itaú, encontra-se na 90º posição, enquanto o Bradesco, com valorização de 15% em sua marca -- para US$ 8,6 bilhões -- sustentou a posião do ranking anterior: 98ª.

O Pré-Sal ajudou muito na exposição da Petrobras. A maior companhia brasileira registrou valorização de 39% no valor de sua marca, subindo de 73ª para 61ª na lista - o que é a melhor colocação brasileira neste ranking.

Esse estudo condiciona a posição da marca à sua contribuição financeira para a sociedade, capacidade de criação de empregos e expectativas de resultados futuros junto a analistas de mercado.


NATURA
Outras três brasileiras citadas no estudo são: Natura, Skol e Brahma. Embora não apareçam na lista das 100 marcas mais valiosas, são encontradas na divisão do ranking latinoamericano.

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