quarta-feira, 6 de outubro de 2010

IPH medirá quantidade de poluição de rios por município

A Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) desenvolveu metodologia para avaliar o quanto cada município contribui para elevar o nível de poluição dos rios que cortam o ABC Paulista. É o IPH ( Índice de Poluentes Hídricos). São Caetano do Sul foi a cidade escolhida para iniciar o estudo piloto. A primeira coleta do material para análise vai ocorrer no dia 24 de outubro.

“No futuro, vamos realizar o monitoramento e aferir a situação em cada ponto de inserção das diferentes cidades, levando em consideração uma série de fatores que nos ajudarão a determinar a origem dos agentes poluidores”, afirma a professora, Marta Marcondes, coordenadora do Grupo de Pesquisa e Análise do Meio Ambiente da USCS.

A professora Marta irá acompanhar a coleta nos pontos estratégicos com uma equipe formada por 40 estudantes. A previsão é que as primeiras informações a serem tabuladas pelo projeto possam ser divulgadas a cada trimestre. A partir das referências do material coletado, a Universidade passará a divulgar o IPH (Índice de Poluentes Hídricos).

O diferencial do IPH em relação aos indicadores de contaminação que hoje existem é que a metodologia criada vai apontar exatamente como e quanto cada Município está colaborando para a poluição de seus rios.

“Além de alertar todos os setores da comunidade para a situação dos rios nas regiões urbanas, o índice será um instrumento a mais para que agências governamentais possam desenvolver políticas públicas e programas de fomento especiais nas áreas mais necessitadas”, explica Silvio Minciotti, reitor da USCS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário