Arrecadar R$ 133 bilhões no prazo de 25 anos é o objetivo do governo central, que anunciou nesta quarta a privatização de ferrovias e rodovias.
Os cálculos são do ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, que estima arrecadação nos primeiros cinco anos do programa de R$ 79,5 bilhões. A malha a ser concedida à iniciativa privada é de 7,5 mil Km de rodovias e outros 10 mil Km de ferrovias.
Para gerenciar esse programa será criada a Empresa de Planejamento e Logística (EPL), cujo presidente será Bernardo Figueiredo, o atual da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).
BR 101
Entre as rodovias que deverão passar à iniciativa privada estão um trecho da BR-101 no estado da Bahia, a BR-262, entre o Espírito Santo e Minas Gerais, a BR-040, que corta o Distrito Federal, Minas Gerais e Goiás, e a BR-153, entre MG e GO.
Já as ferrovias preveem os trechos Norte e Sul do Ferroanel de São Paulo; acesso ao Porto de Santos; ligação entre Salvador e Recife; e o techo Belo Horizonte-Salvador.
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