terça-feira, 9 de agosto de 2011

Crônica


Por que temos de ficar o tempo todo ´antenados´ sem dar respiro à alma ?

A esta pergunta respondemos:
- Porque a alma é parte integrante do Ser que decidimos dar uma “quebrada de gelo” neste BLOG Corporativo, veiculando uma crônica.

Inovação, emoção, respiração... Segue a obra da minha amiga que conheço desde pequenininha mas que cresceu um bocado.

Apreciem !

Abs a todos e obrigado à Laurita.
Do amigo, Nelson Tucci

.................................


(*) Laura Fuentes
Ando sensível, mais parecendo um ouriço arrepiado, e tudo me faz refletir. Dia destes, conversando com amigos, soube o que um marido, na sua extrema simplicidade, disse para a mulher, recém-diagonosticada com câncer, e que teria que passar por uma mastectomia, o que para ele era uma forma de consolo: Não fica triste, não. Prá que eu preciso de dois peitos se eu tenho uma boca só?

Alguns o julgaram grosseiro. Já eu procurei ver o quanto tinha de compaixão naquelas palavras singelas, uma espécie de promessa de cumplicidade, acolhimento e companheirismo frente a uma situação que abala qualquer mulher com uma fúria descomunal.

Esse caso me fez lembrar o velho mito das amazonas, guerreiras da antiguidade que, segundo a lenda, tiravam o seio direito para melhor manejar o arco e a flexa, e assim defenderem os seus domínios. Consideradas Deusas da Guerra, as amazonas odiavam os homens (que insistentemente tentavam usurpar seus bens e seu território) e viviam em comunidades só de mulheres na Capadocia (região rochosa que hoje pertence à Turquia). Se elas existiram de fato, se é mito ou lenda, não se pode afirmar. Mas há um pé de verdade nisso, porque etmologicamente falando, a palavra amazonas vem de "a-mazós", ou seja, "sem-seios".

Essa digressão me leva à seguinte questão: em que espécie de amazonas nós, mulheres, nos transformamos, já que - com ou sem peitos - vimos sendo levadas a nos defender com tudo o que podemos contra todo o tipo de ameaça? E, nesse processo de defesa, quanto da nossa feminilidade vamos perdendo pelo caminho?

(*) Laura Fuentes, escritora e divagadora pessoal e
profissional, que insiste em tentar compreender o mundo

contato:
http://instintosdapele.blogspot.com ou lalaurafuentes@gmail.com

Um comentário:

  1. Boa crônica, faz pensar em delicadeza e cumplicidade. Seu título aparece como "Mutilação" no blogue da autora.

    ResponderExcluir