domingo, 20 de novembro de 2011

Paulo Guedes defende moeda única para o Mercosul

Crítico do modelo norte-americano de “crescimento alavancado em papéis”, o economista Paulo Guedes defendeu a adoção da moeda única no MERCOSUL como forma de fortalecimento econômico da região e única maneira de sensibilizar todos os setores das sociedades latinoamericanas para a flexibilização de políticas econômicas a fim de enfrentar a concorrência internacional (leia-se China).

Homem envolvido nas áreas de finanças e educação, Paulo Guedes deu uma verdadeira aula de história no Auditório da USCS, dia 16 de novembro, marcando o início da parceria da Universidade de São Caetano do Sul com a HSM Educação, controlada pela BR Investimentos (empresa em que atua). Um dos criadores do Ibmec e do banco Pactual, o economista fez uma linha do tempo da economia mundial, mostrando o sobe-e-desce das economias européia e norte-americana.

Tratou a crise da Europa – com citações frequentes à Grécia – como produto de má gestão de seus governantes e fez elogios à Alemanha. Em sua avaliação, a União Européia e os Estados Unidos ainda demoram a se recuperar, e o Brasil tem todas as chances de melhorar ainda mais a performance econômica e destaque no cenário internacional, mas não deveria fazê-lo sozinho, e sim em bloco. “O Brasil lidera naturalmente o bloco. Agora precisaremos ser a ´Alemanha´ da América Latina”, comparou.

Os Novos Desafios
De acordo com o reitor da USCS, Silvio Minciotti, é justamente para enfrentar esses novos desafios que a Universidade se uniu à HSM Educação, oferecendo o que há de melhor em inovação educacional, como os cursos MBA que têm as assinaturas de Philip Kotler (expert em marketing), David Ulrich (liderança), Willian Ury (negociação) e Vijay Govindarajan (inovação), entre outros.

Marco Barboza, o CEO da HSM Educação, destacou a preocupação da entidade em inovar e produzir o que há de mais avançado em termos de educação executiva e elogiou a qualidade de ensino da USCS, motivo pelo qual buscou a universidade como parceira para as próximas jornadas na região do ABC Paulista.

Um comentário: