quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Embraer recebe bem ideia da TKSE Aerospace

No último dia 23 a ThyssenKrupp System Engineering e a ThyssenKrupp Autômata promoveram evento para 70 pessoas em São José dos Campos/SP, cidade-sede da indústria aeroespacial brasileira.

Na oportunidade, o inglês Stuart Wilkins, CEO da Divisão Aeroespacial ThyssenKrupp na Europa, e Nils Krone, management da TKSE Aeroespace, da Alemanha, mostraram a tecnologia do grupo e apresentaram vários cases junto à Airbus, Boeing, Rolls-Royce, GE e Bombardier, entre outros.

Wilmar de Mello, diretor da Autômata, e Antonio Mamede, CEO da ThyssenKrupp System Engineering no Brasil lembraram a todos que a organização (que fatura 53,4 bilhões de euros ao ano, no planeta) fornece soluções inteligentes e inovadoras, com custos locais.

No evento, um representante do setor de compras da EMBRAER destacou a dificuldade para a indústria aeronáutica brasileira em gerenciar a cadeia no processo de produção das aeronaves. "Perdemos muito tempo nos ocupando com funções que poderiam ser terceirizadas; a chegada da ThyssenKrupp com uma proposta de gestão no fornecimento de materiais pode ser muito interessante para agilizar os processos" , destacou.

Genoino discutirá o Diploma de Jornalista na USCS

"O Jornalismo e o Diploma" é o tema do debate que a Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) realizará na próxima sexta-feira, 27, às 19h30, no auditório do Campus I , à Avenida Goiás, 3400.

Para discutir o assunto, o evento contará com os seguintes convidados: Lola Nicolás (Diretora de redação do Jornal Diário do Grande ABC); José Augusto de Oliveira Camargo (Presidente do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo); José Genoino (Deputado Federal e membro da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara que analisou o projeto que retoma a obrigatoriedade do diploma); e Paulo Ramos (Jornalista e professor de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da ECA - USP).

“O objetivo é abrir espaço para diferentes opiniões e abordagens ligadas ao tema, aproximando nossos estudantes desta discussão tão relacionada à sua formação e futuro profissional”, afirma a Diretora da área de Comunicação da USCS, Ana Claudia Govatto.

PRÊMIOS - Além do debate, também está prevista a entrega do Prêmio USCS de Jornalismo 2009, voltado aos melhores Trabalhos de Conclusão de Curso realizados pelos estudantes da Universidade durante o ano.

O evento é aberto ao público, com entrada franca. Mais informações pelo telefone 4239-3259.

Petrobras pagará juros no dia 30

A Petrobras irá efetuar, em 30 de novembro de 2009, o pagamento da 1ª parcela da distribuição antecipada de remuneração aos acionistas referente ao exercício de 2009. O pagamento será sob a forma de Juros sobre o Capital Próprio, no valor de R$ 0,30 por ação ordinária ou preferencial e com base na posição acionária de 03 de julho de 2009, conforme Fato Relevante divulgado ao mercado em 24 de junho de 2009.

Os juros sobre o capital próprio, corrigidos pela taxa SELIC desde a data do efetivo pagamento até o encerramento do respectivo exercício social, deverão ser descontados da remuneração que vier a ser distribuída no encerramento do exercício social de 2009.

Sobre o valor de R$ 0,30 dos juros sobre o capital próprio incidirá a taxa de 15% de imposto de renda, exceto para o pagamento de acionistas imunes e isentos.

INSTRUÇÕES - O pagamento será efetuado pelo Banco do Brasil S.A., instituição depositária das ações escriturais.

Os acionistas correntistas do Banco do Brasil S.A., ou de outros bancos, que estejam com o cadastro devidamente preenchido, terão seus direitos creditados automaticamente na sua conta bancária na data do pagamento.

Para os acionistas cujo cadastro não contenha a inscrição de "Banco/Agência/Conta Corrente", os direitos somente serão creditados na data da atualização cadastral nos arquivos eletrônicos do Banco do Brasil S.A., por intermédio de suas Agências.

Para as ações depositadas nas Custódias Fungíveis das Bolsas de Valores, o pagamento será creditado nas respectivas Bolsas que, através das corretoras depositantes, encarregar-se-ão de repassá-lo aos acionistas.

Os acionistas possuidores de ações ao portador deverão comparecer a qualquer agência do Banco do Brasil S.A., munidos do CPF, Carteira de Identidade, comprovante de residência e dos certificados com os respectivos cupons, para que as ações sejam convertidas à forma escritural para posterior recebimento dos proventos. Na oportunidade poderão informar os dados bancários para crédito dos valores em conta-corrente.

Para os American Depositary Receipts (ADRs) negociados na Bolsa de Valores de Nova York - NYSE o pagamento se dará através do JPMorgan Chase Bank, N.A., banco depositário dos ADRs. A data de pagamento esperada dos ADRs é dia 7 de dezembro de 2009. Informações e esclarecimentos poderão ser obtidas por intermédio do site www.adr.com.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

MBA para Gestão de Cooperativas

O cooperativismo ganha um forte aliado a partir de 2010. Trata-se do Curso MBA em Gestão de Cooperativas que a Universidade Municipal de São Caetano do Sul realizará. A USCS assinou acordo com o Sescoop-Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo para a criação e formatação do mesmo. O novo MBA terá 480 horas e duração de 18 meses. Trata-se do primeiro MBA em Gestão de Cooperativas no estado, com foco em todos os ramos do cooperativismo.

Somente no estado de Sâo Paulo existem 2,9 milhões de cooperados, afirma o Sescoop que pretende qualificar melhor os gestores que trabalham em cooperativas. Daí a iniciativa em buscar parceria com uma instituição que tenha expertise em tecnologia de ensino e qualidade comprovada no que faz. É o caso da USCS, instituição de 41 anos, baseada na trilogia Ensino, Pesquisa e Extensão. O Sescoop trabalha em linha com a OCESP-Organização das Cooperativas do Estado de Sâo Paulo.

"Ensino e Pesquisa só têm sentido se compatíveis com os benefícios que geram à sociedade e a Extensão é o melhor modelo de aproximação entre a universidade e a sociedade", definiu SIlvio Minciotti, reitor da Universidade de S. Caetano, satisfeito em ter mais um parceiro que agrega um alto valor à instituição "pelo conjunto de valores que se somam, criando uma sinergia importante".

O MBA em Gestão do Cooperativismo terá 360 horas disciplinares, mais 120 horas dedicadas ao Trabalho de Conclusão de Curso, totalizando 480 horas. Entre outras, o aluno cursará as disciplinas Finanças Empresariais, Pensamento Econômico Cooperativo, Plano de Negócios, Contabilidade e Análise de Desempenho de Cooperativas e Direito de Cooperativas.


Outras informações nos sites www.uscs.edu.br e www.portaldocooperativismo.org.br

Novidades na indústria aeroespacial brasileira

No próximo dia 23 de novembro São José dos Campos sediará uma das mais importantes discussões da atualidade: A Indústria Aeroespacial no Brasil.

A ThyssenKrupp, que tem a Divisão Aerospace na Europa e já trabalha em estreita parceria com a Airbus, trará dois de seus principais executivos para discutir tendências e oportunidades. São eles Stuart Wilkins, presidente da ThyssenKrupp Aerospace e Jörg Bunke, Vice-Presidente da ThyssenKrupp System Engineering Aerospace.

Os especialistas discutirão as tendências da indústria no mundo e o que pode mudar, no Brasil, com a entrada da Thyssen. A Autômata já produz algumas peças para a Embraer, mas pretende aumentar a sua fatia no negócio. A ThyssenKrupp System Engineering participa de licitação para a montagem de linhas de avião.

Além dos executivos estrangeiros, estarão presentes os dirigentes da ThyssenKrupp Autômata e da ThyssenKupp System Engineering, do Brasil, discorrendo sobre administração de materiais e assuntos afins.

ABRASCA faz confraternização com parceiros

No próximo dia 03 de Dezembro, a Associação Brasileira das Companhias Abertas ABRASCA) terá sua reunião de Conselho no ano. Evento acontece em São Paulo.

Sequencialmente, ocorrerá o tradicional almoço de confraternização de final de ano com os Conselheiros, Parceiros e Jornalistas.

RIO

No dia 1° o almoço de confraternização com jornalistas e parceiros no Rio de Janeiro está marcado para o Clube Americano, centro da cidade.

Delegar ou não Delegar - Eis a Questão

Muitas vezes o Executivo se vê diante de um quadro crucial: delegar ou não delegar ? A dúvida é antiga e a decisão, não raro, complexa.

Para jogar luz sobre este assunto o site da Virtual Comunicação publica artigo de Josué de Melo, consultor de Recursos Humanos da Leardership Brasil e professor na FMU. Ele também é pós-graduado em ADM pela FECAP e em Visão Estratégica de Negócios pela FGV-SP.

Colaborador atual da ThyssenKrupp System Engineering, possui especialização em Liderança Organizacional pela Azusa Pacific University – CA.

Veja artigo em www.virtualcomunicacao.net

domingo, 15 de novembro de 2009

Brasil e França se unem pelo corte na emissão de gases

A proximidade entre os presidente do Brasil e da França levou Luis Inácio Lula da Silva e Nicolas Sarkozy a pensar em uma estratégia conjunta para pressionar os Estados Unidos e a China para que estes façam significativas concessões durante a conferência do clima de Copenhague, no início de dezembro. Estados Unidos e China são os maiores poluidores do planeta.

Para Lula, norte-americanos e chineses devem ser "mais audaciosos" em Copenhague. Já o francês Sarkozy disse não ter dúvidas de que os "nossos amigos americanos e chineses" assumirão suas responsabilidades.

De outro lado, os presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, e da China, Hu Jintao, se encontrarão nos próximos dias para definir pontos em comum na questão climática.

BÍBLIA - Brasil e Brasil divulgaram no último sábado, 14, posição comum para oevento de Copenhague. "É mais do que uma declaração de intenções, é uma bíblia climática", profetizou Lula.

No documento conjunto, Lula e Sarkozy exortam os países mais industrializadas a cortar suas emissões de gases que geram o efeito estufa em, no mínimo, 80% em relação aos níveis de 1990. A proposta é que o percentual deva ser atingio até 2050.

Os líderes dos dois países se comprometeram com um nível de redução mínimo de 50% até 2050. Eles confirmaram presença na capital dinamarquesa.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Mercado projeta crescimento de 4,83% para 2010

O Banco Central divulgou consulta feita a economistas apontando maior otimismo em relação à economia. Estes revisaram para cima as previsões para o crescimento da economia brasileira, projetando um Produto Interno Bruto(PIB) ligeiramente maior.

Para 2009 a projeção de crescimento passou de 0,18% para atuais 0,20%. Já em relação a 2010, a expectativa de crescimento é de 4,83% (contra a previsão anterior de 4,8%). Enquanto isto, o animado presidente Lula disse esperar crescimento de 5% para 2010.

INFLAÇÃO - Para 2010, a previsão do BC é que a inflação fique em 4,46%.

CVM aceitará ITRs no padrão atual

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) adiou a obrigatoridade da Informações Trimetrais (ITRs) referentes a 2010 já no modelo IFRS (International Financial Reporting Standards), norma contábil internacional.

Em comunicado, a CVM afirma que as companhias poderão apresentar os balanços trimestrais (ITRs) relativos a 2010 de forma voluntária; ou seja, poderão manter o padrão contábil brasileiro atual (BR Gaap). Com isto, a entidade atende um pedido das companhias abertas, formalmente encaminhado pela Associação Brasileira das Cias. Abertas (ABRASCA).

O modelo IFRS será obrigatório a partir do primeiro trimestre de 2011.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Projeto FORMARE vai fomentar cidadania em Diadema


Preocupadas com ações sociais, empresas brasileiras tem se mostrado cada vez mais presentes no cenário nacional.

Agora é a vez da ThyssenKrupp System Engineering (TKSE) que, em estreita parceria com a Silubrin, entra no Projeto Formare a partir da próxima segunda-feira, 16 de novembro.

Algumas escolas públicas de Diadema (município da Grande São Paulo) serão visitadas. As respectivas diretorias já foram contatadas e autorizaram a inserção do pessoal, no trabalho de sensibilização dos alunos.

Serão selecionados 20 alunos, com meio salário mínimo de renda per capita familiar, e idade entre 15 e 17 anos, que por um ano estarão dentro da TKSE aprendendo um ofício. A empresa dará Bolsa de Estudo, com vale-tranporte e refeição. Esse é o escopo do Projeto FORMARE, que já está em aproximadamente 10% dos municípios brasileiros.

Nesse exercício de cidadania, os professores são conhecidos como EVs-Educadores Voluntários. As aulas terão início no começo de 2010.

Abrasca pede mais controle das despesas estatais

Controlar as despesas de custeio é uma preocupação que deve ter o governo, disse o presidente da ABRASCA-Associação Brasileira das Companhias Abertas.

Para Antonio Castro, que deu entrevista ao vivo à TV Bloomberg no último dia 10, investimentos em infraetutrura também não podem ser negligenciados. O imposto de 2% sobre investimentos no mercado de renda variável incomoda, mas ele prevê 2010 melhor para o mercado de ações que foi este 2009, especialmente com os IPO´s.

Marfrig coloca R$ 1,3 BI em novos papéis

O Frigorífico Marfrig teve êxito na colocação de oferta primária de ações para financiar a aquisição da Seara. A companhia apurou R$ 1,3 bilhão. Cada ação nova foi negociada a R$ 19,00, representando deságio de 3,1 %.

O anúncio de compra da Seara pelo Marfrig foi feito em setembro.

domingo, 1 de novembro de 2009

Investimentos somam US$ 75 BI no primeiro semestre

O Brasil recebeu US$ 75,8 bilhões em investimentos no primeiro semestre do ano. A origem está em empresas nacionais e estrangeiras, segundo informações divulgadas pelo Ministério do Desenvolvimento.

O governo Lula festa os números e afirma que os investimentos "são um termômetro poderoso da percepção dos empresários sobre o Brasil no período pós-crise".

Dos U$S 75,8 BI, a maior parte (58%) ficou com a indústria de transformação. O pré-sal motivou os empresários a investir no setor, destacando-se o refino de combustíveis.

Sequencialmente vem os projetos de hidrelétricas - produção e distribuição de energia. São destaques ainda os setores de metalurgia; alimentos e bebidas; e o de plásticos.

Petrobras oferta US$ 4 BI de títulos no mercado internacional. É recorde.

A Petrobras concluiu, no último dia 30, oferta de títulos no mercado de capitais internacional. O valor é de US$ 4 bilhões e os vencimentos estipulados em 10 e 30 anos. A subsidiária Petrobras International Finance Company (PifCo) é quem fez a oferta e os títulos têm garantia completa da Petrobras.

Esta emissão foi a maior colocação de dívida por uma empresa brasileira no mercado de capitais. A demanda foi 2,9 vezes superior ao seu volume e teve adesão superior a 500 grandes investidores dos Estados Unidos, Ásia, Europa e América Latina.

PONTE - Os recursos captados já têm destino certo: liquidar o saldo remanescente dos empréstimos-ponte, com prazo de dois anos, captados pela petroleira no início deste. Parte dos recursos obtidos no mercado internacional servirão para outros fins da companhia.

Virtual amplia Equipe

A partir do dia 3 de novembro a Equipe da Virtual Comunicação cresce.

Ao lado dos profissionais Nelson Tucci e Eduardo Borga (diretores), Thais Pacheco, Márcio Silva e João Marcos Rainho, estarão atuando Kátia Farias e Daniele Torres.

Trata-se de reposicionamento para um novo tempo de crescimento e melhor atendimento aos nossos clientes.

PARCEIROS - A estes juntam-se parceiros de primeiríssimo nível. São a SB Eventos, na área de eventos de uma maneira geral; Diego Franco, especialista em internet e novas mídias, é professor universitário na matéria; Érika Pedrosa, responsável pela área comercial.