sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Cresce a procura pelo crédito corporativo


Busca por crédito cresce .
No ano, o resultado ainda é de queda de 3,7%, frente ao mesmo período de 2012.

Da Agência CiasBrasil de Notícias
16/08/2013 - RIO - Pelo segundo mês seguido, a busca das empresas por crédito cresceu 2,3% em julho, frente o mesmo período do ano passado, de acordo com dados divulgados pela Serasa Experian. No acumulado do ano, no entanto, o resultado ainda é de queda de 3,7%, sobre o mesmo período de 2012.

No primeiro semestre, o recuo era mais acentuado de -4,7%. Na comparação com junho, o indicador registrou crescimento de 9,7%. A Serasa pondera, contudo, que esse resultado foi influenciado pelo maior número de dias úteis em julho (23) que em junho (20). O movimento de procura foi maior entre as grandes empresas, com expansão de 17,4% em relação a julho do ano passado. Na mesma base de comparação, foi constatada alta de 1,3% nas médias empresas e 2,2% nas micro e pequenas empresas. Entre os setores, a indústria liderou a demanda por crédito em julho, com aumento de 8,4% sobre o mesmo período em 2012, seguida pelo setor de serviços, com 3,3% e comércio, com 0,9%.

NORTE/NORDESTE
Entre as regiões, as empresas do regiões Nordeste e Norte, com altas de 3,6% e de 3,0%, foram as que mais elevaram sua demanda por crédito no mês passado. Em seguida, aparecerem as empresas da região Sudeste com alta de 2,3% e, por fim e empatadas com altas de 1,5%, vieram as empresas das regiões Sul e Centro-Oeste.

No acumulado dos primeiros sete meses do ano, as grandes empresas também lideram a demanda: alta de 18,4%, seguidas pelas médias, com 5,6%. Já as micro e pequenas empresas diminuíram em 4,4% sua busca por crédito. No mesmo período, todos os setores econômicos ainda exibem queda na demanda por financiamentos: recuo de 6,2% no comércio; queda de 4,2% na indústria e de 0,3% nas empresas de serviços. E as regiões também, com o maior recuo na região Sul: de 5,9% frente ao período acumulado de janeiro a julho do ano passado. Nas regiões Nordeste e Sudeste, as quedas acumuladas foram de 3,4% e de 3,2%, respectivamente.

Nas regiões Centro-Oeste e Norte as variações negativas foram de 2,9% e de 2,2%, respectivamente. O indicador de demanda das empresas por crédito é apurado pela Serasa Experian a partir de uma amostra de cerca de 1,2 milhão de CNPJs consultados mensalmente na base de dados da empresa, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre empresas e as instituições financeiras e não financeiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário