sexta-feira, 27 de julho de 2012

Empresários preveem crescimento de 2,3% do PIB

A Associação Brasileira das Companhias Abertas (ABRASCA) divulgou pesquisa neste último dia 26, no Rio, assinalando a expectativa de alta do Produto Interno Bruto (PIB), neste ano. De acordo com a enquete, que reuniu 53 companhias - representando 50% do valor das companhias listadas em Bolsa - o PIB brasileiro deverá crescer pelo menos 2,3%.

Esse índice de 2,3% é semelhante à previsão feita pelo Banco Central em junho passado. Segundo o presidente da ABRASCA, Antonio Castro, existe um "otimismo moderado" nessa amostragem. Pois se de um lado é esperada alta no volume de vendas (61,9%) e manutenção (34,1%) e alta (46,3%) nos investimentos próprios, é também vista como preocupação uma taxa de inflação maior que os 4,5% projetados pelo governo.

As empresas respondentes acreditam que a inflação deva chegar a 5% em 2012 e a taxa de juros 7,5%. De acordo com Antonio Castro, espera-se aumentos de custos e estabilidade nos preços, o que traduzido significa aperto na margem de lucro das companhias abertas brasileiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário