Os tempos mudaram. Fomentar o desenvolvimento de mercados e das organizações é uma das tarefas atuais, mas não mais a única. Pensar, e agir, de forma sustentável é o que existe de mais atual. Nesse sentido, a Associação Brasileiras das Companhias Abertas (ABRASCA) e o Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI) comemoram a conquista de um grande avanço com a certificação do 13° Encontro Nacional de R.I. e Mercado de Capitais através do Selo SustentaX, Nível Verde.
Maior evento de Relações com Investidores da América Latina, o 13° Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais, realizado pela ABRASCA em parceria com o IBRI, torna-se referência na organização de um grande fórum – reunindo os principais players do mercado e convidados internacionais – pois reuniu crescimento, aumento da qualidade e a busca por menores custos operacionais através da sustentabilidade.
A recompensa desse esforço, que tem uma Comissão Organizadora composta por integrantes do mercado de capitais e a SB Eventos na coordenação geral, veio com a certificação do Encontro através do “Selo SustentaX de Evento Sustentável, no Nível Verde”, concebido aos eventos que realizam medidas de redução de emissões e poluição, economia de água e energia, reciclagem e reuso de materiais, melhoria do conforto ambiental, acessibilidade e inovação em sustentabilidade.
Critérios de Mensuração
Realizado nos dias 12 e 13 de julho último, em São Paulo, o 13° Encontro teve itens analisados como fácil acesso ao transporte público; disponibilidade de vagas no estacionamento para veículos de transporte coletivo, grávidas e pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida; uso nos equipamentos de ar condicionado de fluídos refrigerantes que não afetam a camada de ozônio; tratamento de efluentes; separação e destinação correta dos resíduos gerados na montagem, realização e desmontagem do evento; utilização de madeira certificada; proibição do fumo no local do evento; disponibilidade de entradas, saídas, circulação e banheiros adequados para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida; uso de material de divulgação reciclado ou de florestas de manejo sustentável e doação dos banners para reciclagem.
Cada vez mais empresas e organizações se preocupam com as práticas de responsabilidade social e ambiental. O que antes se concentrava em algumas ações isoladas, hoje faz parte da estratégia empresarial para o crescimento e, também, fidelização dos clientes e consumidores. Segundo pesquisa realizada pela Tetra Park, a responsabilidade social incorpora a decisão de compra de 77% dos consumidores. Essas ações partem não só do marketing, como de toda administração, sendo refletidas, também, nos eventos corporativos.
O Brasil é 7º país que mais recebe eventos internacionais, de acordo com levantamento da Associação Internacional de Congressos e Convenções (ICCA). Em 2009, foram 293 eventos internacionais, destes 79 foram realizados na cidade de São Paulo. Em 2010 o número cresceu em torno de 5% e a tendência é um up grade para os próximos anos, em razão da Copa do Mundo e Olimpíadas, além daqueles já inseridos na Agenda, como o Encontro Nacional de R.I. e Mercado de Capitais, realizado anualmente.
Sobre o Encontro de R.I., o presidente do Grupo SustentaX, Newton Figueiredo destacou que ações empresarias que não deixam de lado as questões sociais e ambientais. “Realizar um evento de forma sustentável é uma demonstração importante de parte da ABRASCA e do IBRI que buscam realizar essa atividade de modo a evitar desperdícios, reduzindo custos e os impactos negativos sobre os participantes, o meio ambiente e a sociedade em geral”, elogiou.
Para a organização do evento, o Selo Verde é uma importante conquista que merece ser devidamente valorizada, pois agrega alto valor a todos os parceiros envolvidos nesse esforço, como a Virtual Comunicação.
sexta-feira, 7 de outubro de 2011
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