segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Ultrapar cria mais valor

A Associação Brasileira das Companhias Abertas (ABRASCA) entregará no próximo dia 28 de outubro o Prêmio Abrasca de Criação de Valor à Ultrapar, empresa que conseguiu criar 46,33% de valor aos seus acionistas em 2008. Os analistas que avaliaram os resultados da companhia atribuíram conceito excelente a todos os quesitos qualitativos e quantitativos da análise.

O Prêmio será entregue durante almoço no Novotel Jaraguá, em São Paulo, quando será lançado o Anuário Estatístico das Companhias Abertas-2009. Os Destaques Setoriais foram conquistados pelas seguintes empresas: Companhia de Concessões Rodoviárias (CCR); Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP); Eternit S.A.; Estácio Participações S.A.; Natura Cosméticos S.A.; Souza Cruz S.A. e Tele Norte Celular (OI).

O Prêmio é concedido às empresas que tiveram o maior índice de criação de valor, sustentabilidade nos resultados, controle de riscos, transparência e atuação social. O objetivo da Abrasca é distinguir as empresas com boas práticas de governança corporativa, princípio defendido pela entidade e postura exigida das empresas pelo mercado.


INEDITISMO - Trata-se de uma metodologia inédita no Brasil, desenvolvida pela Universidade de Navarra, na Espanha, e adaptada pela GRC Visão para o Anuário Estatístico das Companhias Abertas, feito pela ABRASCA.

Inicialmente as empresas são selecionadas com base em dados quantitativos para identificar as que conseguiram os mais elevados percentuais de criação de valor em relação a seu market value ao longo do ano passado. Posteriormente foram consultados analistas de investimentos que acompanham as empresas para obter avaliações sobre o trabalho que elas desenvolvem em áreas-chave como governança corporativa, relação com os acionistas e o mercado, política ambiental e atuação social.

As finalistas foram submetidas ao Comitê de Premiação, formado por 15 entidades do mercado de capitais, que indicou a vencedora e os destaques setoriais. Este Comitê, que é soberano em seu voto, é composto por representantes das seguintes entidades: Abrapp, Abrasca, Adeval, Amec, Anbid, Ancor, Andima, Anefac, Apimec, BM&FBovespa, Ibef, Ibgc, Ibracon, Ibri e Ini.

A KPMG foi a empresa responsável pela revisão e acompanhamento do prêmio, que está em sua segunda edição. Ano passado a Drogasil foi a empresa vencedora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário