terça-feira, 20 de outubro de 2009

CNI aplaude a taxação de capital estrangeiro. Bolsa despenca

Toda vez que o capital estrangeiro é taxado, o mercado financeiro torce o nariz. A Bolsa beija a lona. Mas, de ouro lado, o industrial aplaude...

Taxação de capital estrangeiro é positiva, avalia presidente da CNI


A taxação, em 2%, da entrada de capital estrangeiro para investimentos em renda fixa e variável, anunciada nesta segunda-feira, 19 de outubro, pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, foi considerada positiva pelo presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro Neto.

“O governo, que tem um raio de manobra efetivamente pequeno sobre o câmbio, tinha de fazer alguma coisa, dar um sinal ao mercado de que está disposto a evitar um agravamento do processo de valorização do real, que vem penalizando fortemente o setor exportador brasileiro”, avaliou Monteiro Neto.

Ele lembrou que a moeda brasileira foi a que teve a maior valorização frente ao dólar neste ano: 26,7%. E isso preocupa a indústria porque as exportações de produtos manufaturados tiveram queda acentuada neste ano na comparação com o mesmo período de 2008.

“A valorização acumulada do real é de quase 30%, sendo que as exportações de manufaturados caíram os mesmos 30% até setembro ante igual período de 2008. O governo sabe da inquietação dos exportadores, porque isso afeta também o emprego na indústria”, afirmou o presidente da CNI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário