segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Mesas Redondas pontuarão o 5°Encontro de Contabilidade e Auditoria

A Associação das Companhias Abertas (ABRASCA) e o Instituto Brasileiro dos Auditores Independentes do Brasil (IBRACON) promoverão o 5º Encontro de Contabilidade e Auditoria para as Companhias Abertas e Sociedades de Grande Porte, dias 14 e 15 de setembro, em São Paulo.

O Encontro busca agregar conhecimento e troca de experiências aos profissionais, além de debates importantes, tais como a consolidação das informações contábeis para sociedades de grande porte.

A abertura do evento terá a participarão de Antonio Castro, presidente da ABRASCA e Idésio Coelho, presidente do IBRACON. O primeiro painel será em formato de Mesa Redonda com o tema “O Que Vem Por Aí? Reflexões dos Representantes do Brasil no IFRS”. Participarão, ainda, Amaro Gomes, board member do IASB; Alexsandro Broedel, member ASAF – IASB; Carl Douglas, member IFRS Interpretation Commitee.

Outro painel será sobre Notas explicativas e terá a participação de Roberto Barroso, Superintendente de Controladoria da Light S.A.; Edilene Santos, professora da FGV - Fundação Getúlio Vargas; Paulo Roberto Gonçalves Ferreira, Gerente de Normas Contábeis da CVM – Comissão de Valores Mobiliários; Verônica Cunha de Souto Maior, Vice-Presidente Técnica do CFC; Virgilio Gibbon, Diretor Financeiro e de RI da Estácio Participações S.A.

SPED - Já no dia 15 a mesa redonda abordará a Lei 12.973/2014, SPED e as adaptações às novas obrigações tributárias. Estarão no debate Roberto Battaglioli, Gerente de Controladoria da Duratex; Cláudia Lúcia Pimentel Martins da Silva, Coordenadora de Tributos sobre a Renda, Patrimônio e Operações Financeiras (Cotir) da Receita Federal do Brasil; Murilo Muller, Diretor de Controladoria da Vale; Carlos Iacia, Sócio da PwC ; Andréa Bazzo Lauretta, Sócia do escritório Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr e Quiroga Advogados.

RISCOS – O painel “Governança para Redução de Riscos de Distorção Relevante nas Demonstrações Contábeis” será moderado por Salim Mattar, presidente do Conselho de Administração da Localiza S.A. e terá como debatedores Roberto Teixeira da Costa, Membro do Conselho de Administração da Sul América; Sidney Ito, Sócio da KPMG; Alberto Emmanuel C. Whitaker, Membro do Conselho de Administração da TIM Participações S/A.

REDUÇÃO - Já a mesa redonda com o tema “Caminhos para a Redução dos Custos Tributários das Companhias Abertas e Sociedades de Grane Porte” terá Alexandre Siciliano, sócio da Lobo & De Rizzo Advogados; Alessandra Heloise, Diretora Tributária da Claro S.A.; Sérgio Fontenelle Marques, Sócio da EY; Marcelo Vieira, Diretor Tributário da The Dow Chemical Company. Para finalizar, a palestra "Objetividade ou Discricionariedade: suas influências na relevância e representação fidedigna das demonstrações contábeis” será ministrada por Ariovaldo Santos, da USP, e Jorge Vieira, da UERJ.

SERVIÇO

Evento: 5º Encontro de Contabilidade e Auditoria para Companhias Abertas e Sociedades de Grande Porte

Data: 14 e 15 de setembro de 2015

Local: Hotel Renaissance

Endereço: Rua Alameda Santos, 2.233 – São Paulo (SP).

Inscrições: Abrasca – (11) 3107-5557

IMPRENSA: Virtual Comunicação (Assessoria de Comunicação da ABRASCA) pelos emails virtualcom.mkt@gmail.com, thaisabrasca@gmail.com ou pelo fone (11) 2503.3987.

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

JCP estão mantidos. Por ora.

Jornal VALOR Econômico de hoje, 19/08, traz entrevista do presidente da ABRASCA, Antonio Castro, revelando a posição das companhias abertas sobre o risco de extinção da modalidade de pagamento aos acionistas juros sobre capital próprio (JCP). Segue, também, link do site O Financista, entrevistando a senador Gleisi Hoffmann sobre o tema JCP.

http://www.valor.com.br/politica/4185626/para-empresas-divida-maior-anularia-efeito-na-arrecadacao

http://www.financista.com.br/noticias/entrevista-temida-pelo-mercado-gleisi-nao-desiste-de-luta-contra-jcp

sábado, 15 de agosto de 2015

JCP na mira

A dedutibilidade dos Juros sobre Capital Próprio (JCP) corre risco de extinção. As companhias abertas, por meio da ABRASCA, se posicionarão oficialmente sobre o assunto na próxima semana.

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

AGENDE-SE para os próximos Encontros ABRASCA sobre Direito e Contabilidade

A Associação Brasileira das Companhias Abertas (ABRASCA) tem 3 grandes eventos planejados para os próximos meses.

Depois do sucesso do 17° Encontro de Relações com Investidores, realizado no mês de julho último, em São Paulo, AGENDE os encontros sobre CONTABILIDADE, DIREITO e o Prêmio Melhor Relatório Anual:

Dias 14 e 15 de setembro: 5º Encontro de Contabilidade e Auditoria.

Dia 12 de Novembro: 2º Encontro ABRASCA de Direito para Companhias de Grande Porte.

Dia 26 de Novembro: 17º Prêmio ABRASCA Melhor Relatório Anual.

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Relato Integrado lança site em português

A Comissão Brasileira de Acompanhamento do Relato Integrado lança o seu site (www.relatointegradobrasil.com.br) nesta segunda-feira, dia 3, com o propósito de contribuir para o avanço das questões envolvendo o Relato Integrado, moderno instrumento de governança em todo o mundo.

As Companhias Abertas e interessados de um modo geral terão o trabalho facilitado com o site em português. Cabe lembrar que o Relato Integrado existe para aprimorar a maneira como as organizações pensam, planejam e reportam seu histórico de negócios.

O Relato Integrado busca clareza, concisão e integração das informações, objetivando a geração de valor. O site traz a Visão Geral, os Capitais do IR, o Framework e muito mais. Criado para interagir, o www.relatointegradobrasil.com.br permite sugestões e opiniões. Mais que isso, abre espaço para agregar conhecimentos pois a seção PASSO A PASSO ainda está em construção, aberta aos novos parceiros de caminhada.

HISTÓRICO – A Comissão Brasileira de Acompanhamento do Relato Integrado resulta da criação do International Integrated Reporting Council (Conselho Internacional para Relato Integrado, ou IIRC na sigla em inglês, de 2010), sendo este uma coalizão global de reguladores, investidores, empresas, definidores de padrões, profissionais do setor contábil e ONGs.