terça-feira, 26 de junho de 2012

BLOGS pautam 44% dos jornalistas, aponta pesquisa

Realizado desde 2008 com jornalistas de todo o mundo, o Estudo de Jornalismo Digital da Oriella PR Network visa acompanhar a adoção de tecnologias sociais e digitais pela imprensa. Esta versão do levantamento é baseada em entrevistas de cerca de 600 jornalistas da Europa, Ásia-Pacífico e Américas.

A Vianews Comunicação Integrada, representante da Oriella na América Latina, está divulgando os resultados no Brasil. A pesquisa deste ano destaca, sobretudo, a importância da credibilidade das fontes e encontrou a imprensa otimista em relação às suas publicações.

No caso específico do Brasil, quase 52% dos entrevistados acreditam que haverá aumento de audiência de suas publicações online, 25% apostaram em aumento de receitas publicitárias e cerca de 35% indicaram aumento na equipe ainda em 2012. "O Brasil é o país com mais profissionais otimistas em relação a seu futuro”, comenta o dretor da Vianews, Pedro Cadina.

Fontes
O estudo da Oriella concluiu que o uso de mídias sociais na obtenção de novas notícias é uma realidade da maioria dos jornalistas entrevistados, mas somente quando a fonte é conhecida. No Brasil, 52% consultam redes sociais de fontes que conhecem. O uso de blogs é um pouco menor: 44% dos entrevistados disseram ter acessado páginas de conhecidos para buscar novas pautas, e apenas 9% consultam blogs desconhecidos.

Ferramentas
O uso de vídeos aumentou mais de 20% se comparado aos resultados dos dois últimos anos. Dos cerca de 37% do total geral que adotam infográficos no Brasil, 22% produzem internamente. Impresso X Online

O estudo indica que a mídia impressa cresce mais que a online. Dos brasileiros que responderam ao estudo, 29% representam veículos online. Ainda assim, apenas 24% do total de entrevistados afirmou que o conteúdo virtual supera o impresso.
...........................................................................
Fonte: matéria original é assinada por Jacqueline Patrocinio e foi veiculada no portal Comunique-se, sendo distribuída para assinantes de sua news letter.
...........................................................................

ACIONISTA
Este BLOG envia para e reproduz conteúdos do site ACIONISTA (http://www.acionista.com.br/), graças a parceria estabelecida para troca livre de conteúdos. Também já fomos consultados por pessoas físicas para a reprodução de textos aqui publicados, o que muito nos envaidece.
 
É a Virtual Comunicação, que acaba de completar 18 anos, afinada com o seu tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário