No dia 12 de setembro, reunindo os principais especialistas do País no tema, será realizado em São Paulo, no auditório do CIEE, o 8º Encontro de Contabilidade e Auditoria para as Companhias Abertas e Sociedades de Grande Porte. “Com reconhecidos profissionais do mercado e mestres da academia, debateremos o dia a dia deste setor e o que há de mais moderno em termos de ferramentas digitais”, ressalta Alfried Plöger, presidente do Conselho da Associação Brasileira de Companhias Abertas (Abrasca), que promove o evento juntamente com o Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (Ibracon).
O encontro será aberto por Alfried Plöger, Marcelo Barbosa, presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), e Francisco Sant’Anna, presidente do Ibracon, que salienta: “Com painéis atuais e relevantes, esperamos dar mais subsídios aos profissionais da contabilidade que atendem essas grandes empresas, tanto na preparação dos balanços contábeis quanto na auditoria, contribuindo para o avanço do mercado e proteção do interesse público”.
Sant’Anna observa, ainda, que a “convergência às normas internacionais e a transparência na relação entre as empresas atendidas, profissionais da contabilidade, auditores e órgãos reguladores, além do aporte tecnológico pelas firmas e companhias, serão alguns dos temas abordados e contrapostos a um ambiente de negócios extremamente desafiador”.
O primeiro painel abordará “Data Analytics: a inovação da precisão nas áreas contábeis”, tendo como moderador Ricardo Lopes Cardoso, professor da Fundação Getúlio Vargas; e como debatedores Eduardo Mendes, pesquisador da Escola de Matemática Aplicada (FGV); Luiz Antonio Godoy, analista de dados da IBM e Rodrigo Donato, executivo da Oracle.
“Impactos da Instrução Normativa RFB 1771/17 que apura a tributação da IFRS 15 - Receita de Contrato com Cliente” é o tema do segundo painel, com presenças de Gilson Koga, auditor fiscal da Receita Federal do Brasil; Vanessa Rahal Canado, sócia do Derraik & Menezes Advogados e do Carlos Cavalieri, diretor Executivo da EY.
O terceiro painel abordará “Melhores práticas no processo de preparação na adoção de uma nova norma”, tendo à mesa Rogério Motta, coordenador da Comissão Nacional de Normas Técnicas do Ibracon; Eloísa Moraes Souza, contadora da Linx S.A. e Luciana Maia, superintendente de contabilidade da Neoenergia. Após o almoço haverá um debate sobre casos práticos de “Uso do Julgamento Profissional para a Implementação da IFRS 9 - Instrumentos Financeiros”, com Fernando Galdi, professor da Fucape; Rodrigo Andrade de Morais, superintendente de finanças do Itaú Unibanco; Rodrigo Alves, gerente executivo da área de Contabilidade e Tributário da Petrobras; Rodrigo Bassi, sócio da KPMG.
O último painel discorrerá sobre “Redução do custo de observância das normas da CVM”, com Alessandra Polastrini, consultora da Abrasca; Vinícius Almeida Janela, superientende da CVM; Rogério Hernandez Garcia, diretor Técnico da Diretoria Nacional do Ibracon; Gilberto Monticelli, consultor da Abrasca, e Kieran McManus, sócio da PwC.
A sessão de encerramento terá Alfried Plöger, da Abrasca, e Francisco Sant’Anna, do Ibracon. Veja programação completa no link: https://goo.gl/TvvCDE.
Credenciamento e informações à imprensa:
Abrasca - Nelson Tucci
Virtual Comunicação
Phone: (55) 11 2503.3987
Ibracon – RicardoFilinto
Ricardo Viveiros – Oficina de Comunicação
Phone: (55) 11 3675-544