Lançada originalmente durante a ditadura Vargas, a revista Gibi tornou esta palavra sinônimo de história em quadrinhos no Brasil. A publicação atravessou décadas e marcou gerações, criando o hábito – hoje natural e óbvio - de ir até a banca de jornais comprar uma revistinha. “Gibi – A Revista Sinônimo de Quadrinhos” será lançada em formato de livro no próximo dia 14, em S. Paulo.
Roberto Elísio dos Santos, professor do Programa de Mestrado em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) é um dos autores deste livro. Na ocasião da comemoração de 70 anos de seu lançamento, quatro especialistas em “quadrinhologia” prestam homenagem a essa publicação fundamental. Contando sua história sem se prenderem a uma rememoração puramente saudosista, os autores analisam o mercado cultural da época da publicação e as mudanças que a revista gerou, além de apontarem a influência que diferentes contextos históricos tiveram no seu desenvolvimento.
Nomes como Maurício de Sousa, criador da personagem de histórias em quadrinhos infantil mais famosa do Brasil, tiveram suas paixões por quadrinhos despertadas pela revista e se basearam em suas histórias para criarem seus personagens. Contam, também, como Roberto Marinho, um dos principais nomes da indústria cultural brasileira, se envolveu com os quadrinhos e projetou este tipo de obra nacionalmente.
Esta publicação marca a estreia do novo selo Sobre HQ da Via Lettera Editora. O lançamento ocorre no sábado, 14 de abril, das 16h às 19h na Gibiteria que fica na Praça Benedito Calixto, 158, loja 11 São Paulo.
Sobre os autores
Roberto Elísio dos Santos - Professor do Programa de Mestrado em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e vice-coordenador do Observatório de Histórias em Quadrinhos da ECA-USP.
Waldomiro Vergueiro - Professor do Departamento de Biblioteconomia e Documentação da ECA-USP e coordenador do Observatório de Histórias em Quadrinhos da ECA-USP.
Nobuyoshi Chinen - Professor de Publicidade e Propaganda da Faculdade Oswaldo Cruz e pós-graduando em Ciências da Comunicação da ECA-USP.
Paulo Eduardo Ramos - Professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
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