sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Vantagens e desvantagens do IPI reduzido

A medida de redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) manteve cerca de 60 mil postos de trabalho diretos e indiretos no primeiro semestre deste ano, de acordo com o estudo feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Entretanto, essa diminuição contribuiu para que governo deixasse de arrecadar R$ 1,8 bilhão no período.

O estudo revelou também que a queda do IPI refletiu principalmente nas vendas de automóveis dos seis primeiros meses de 2009.

"Entre janeiro e junho, 1,420 milhão de veículos (automóveis e comerciais leves) foram vendidos no país. Destes, 191 mil podem ser atribuídos à medida de redução do IPI. Ou seja, 13,4% do que foi vendido é atribuído à redução do imposto", afirmou o diretor de Estudos Macroeconômicos (Dimac) do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), João Sicsú.

A redução do IPI foi de 100% sobre carros de mil cilindradas e de 50% sobre carros entre mil e duas mil cilindradas.

O governo decidiu prorrogar a redução do IPI, por uma segunda vez, no fim de junho. Mas a renovação do desconto vale até 30 de setembro e partir daí, a alíquota sobe para 1,5% em outubro, dobra em novembro, avança a 5% em dezembro e volta aos originais 7% em janeiro de 2010.

(do Site www.ciasbrasil.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário