sábado, 31 de março de 2012

Negócios Sustentáveis é o tema do CLICK NEGÓCIOS do próximo dia 2

Magno Fugisava, gerente de Novos Negócios da Furukawa, falará sobre o Green It, uma "solução sustentável para racionalizar a utilização de recursos não-renováveis", promete. Esse programa dá destino certo para toneladas de resíduos de cabos que são substituídos pela modernização das redes de comunicações de seus clientes em todo o mercado nacional e demais países latinoamericanos. As matérias-primas são recicladas e reaproveitadas por outras indústrias, com larga economia de recursos naturais e redução da emissão dos gases do ´efeito estufa´.

Fabricante de soluções de cabeamento estruturado e redes ópticas, a Furukawa é líder nacional do segmento de Cabling no Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai

A CONSTRUÇÃO DO CONCEITO POR MEIO DA ARTE
No mesmo CLICK NEGÓCIOS entrevistaremos um grande pintor explicando como se constrói o conceito da SUSTENTABILIDADE a partir da arte. CLICK NEGÓCIOS entrevistará Odamar Versolatto. Ele falará sobre conceitos e também sobre o mercado da arte no Brasil.

O CLICK NEGÓCIOS vai ao ar, AO VIVO, na próxima segunda-feira dia 2, às 10h, no www.tvabcd.com.br , com apresentação dos jornalistas Nelson Tucci e Eduardo Borga. O programa é interativo. PARTICIPE!

sexta-feira, 30 de março de 2012

Marcopolo tem novo Conselho de Administração

http://www.acionista.com.br/rx/marcopolo/290312_marcopolo.htm

USCS assina terceiro convênio internacional para intercâmbio e cooperação científica

Com o objetivo de inserir a instituição no cenário acadêmico global, a Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) anuncia a celebração do seu terceiro convênio internacional, desta vez com a Universidade Nacional de Rosário (Argentina). Proposta é criar programas de cooperação para os cursos de graduação e de pós-graduação, extensão e pesquisa.

A USCS já mantém convênios com o Instituto Universitário Italiano de Rosário (Argentina) e a Universidade de Vigo (Espanha). Em âmbito nacional as parcerias educacionais se dão com a Universidade Regional de Blumenau (SC), Universidade Federal do Pará, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal de Santa Catarina, Universidade Federal de Rondônia e Universidade Federal do Sergipe.

A área de Relações Internacionais da USCS é coordenada pelo professor Aleksandar Jovanovic (jovanov@uscs.edu.br) e informações detalhadas poderão ser obtidas pelo site www.uscs.edu.b ou pelo fone (11) 4239.3273

CAMPANHA INSTITUCIONAL
VEJA TAMBÉM O VÍDEO INSTITUCIONAL QUE COMEÇA A SER VEICULADO HOJE (30 de março), COMO PARTE DE CAMPANHA QUE ATINGIRÁ rádio, tv, internet e mídia impressa:

http://www.youtube.com/watch?v=zILs_v8rnbE

Chrysler prepara volta ao País

A Chrysler, tradicional montadora norte-americana e atualmente controlada pela italiana FIAT, já ensaia a sua volta ao Brasil. O local de produção ainda não foi informado e a companhia prefere ajeitar primeiramente as coisas - de forma low profile - para depois anunciar o que fará. A camionete Dakota foi um de seus últimos modelos produzidos no Brasil.

A FIAT aguarda definições da nova política do governo brasileiro para o setor. Com o mercado europeu recessivo e o local em expansão, a montadora já pensa suas estatégias de ação. Uma nova linha de produção FIAT/Chrysler na região Nordeste não está descartada.

quinta-feira, 29 de março de 2012

Avançam estudos para a criação do "BNDES dos BRICS"

Como publicamos nesta espaço, dia 21 último, o Brasil fecha acordo para criar um banco de desenvolvimento com os demais países do BRICS

Presidentes dos cinco países que formam o BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), formalizaram acordo para a realização de estudos com vistas à criação de um banco de investimentos vinculado a esse bloco de emergentes. Objetivo é que seus protagonistas sejam mais independentes financeiramente, afastando-se do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial (BIRD).

A decisão foi tomada na Índia, onde estão Dilma Rousseff, Dmitri Medvedev, Manmohan Singh, Hu Jintao e Jacob Zuma.

quarta-feira, 28 de março de 2012

CODIM põe em audiência pública a comunicação eletrônica

O Comitê de Orientação para Divulgação de Informações ao Mercado – CODIM colocou em Audiência Pública nova Minuta sobre Comunicação Eletrônica, que busca identificar as melhores práticas nas ações de comunicação das companhias pela utilização de e-mail.

O objetivo do Comitê é buscar uma padronização de procedimentos na preparação e distribuição de informações corporativas através de e-mail, como forma de contribuir para a adoção de melhores práticas de divulgação.

A Minuta trata dos assuntos mais relevantes para garantir esta correta articulação, decisiva para o êxito de uma estratégia ou política de divulgação como, por exemplo, a confidencialidade do conteúdo dos e-mails, a criação de uma Lista de Distribuição da qual a companhia poderá valer-se para enviar uma mensagem a um grande número de pessoas de uma só vez, a criação de uma padronização na formatação das mensagens e o desenvolvimento de um sistema de gerenciamento dos dados que garanta o recebimento da mensagem
pelo destinatário.

São pontos-chave da Minuta a criação de uma política de privacidade própria da companhia para administração da sua lista de distribuição, a questão do consentimento do participante em integrar listas e do devido processo de descadastramento, além das ferramentas de distribuição de e-mail e das formas de arquivamento de mensagens.

A data limite para envio de comentários e sugestões ao Codim é 19 de abril de 2012. A íntegra do edital pode ser acessada através do link:
http://www.codim.org.br/downloads/Comite_de_Orientacao_para_
Divulgacao_de_Informacoes_Ao_Mercado.pdf.

segunda-feira, 26 de março de 2012

ARTIGO - A Empresa Ideal

Por Jorge Guzo (*)

O que nos leva a achar uma empresa maravilhosa? O que nos leva a permanecer nela? E, simultaneamente, o que nos motiva a produzir mais e melhor na busca de melhores resultados para a empresa? Principalmente os resultados financeiros?

Inicialmente podemos afirmar que se os princípios e valores da empresa estão alinhados com os meus, é possível concluir que no ambiente de trabalho há pessoas parecidas comigo – a convivência com essas pessoas será tranquila e agradável.

O que a empresa espera de mim? Se eu sei o que fazer; como fazer as atividades e quando devo entregar cada serviço, se sei das minhas prioridades e os pontos de atenção que devo considerar; e ainda, se o ambiente e local de trabalho são bons – se possuo tudo isso, o meu trabalho do dia a dia fica simples, claro, objetivo e agradável.

Se eu enxergo que as minhas entregas contribuem para os objetivos da minha área e consequentemente aos planos de negócio da empresa; se percebo que contribuo de alguma forma nos indicadores de satisfação dos clientes e ainda se concluo que a empresa atua consistentemente para que todos da organização tenham a mesma percepção – tudo isso me motiva.

Se eu constato que as pesquisas de mercado nos indicam que os nossos clientes valorizam de forma diferenciada os nossos produtos e serviços – ser parte dessa empresa me dá muito orgulho.

Se a prática de “portas abertas” está presente não somente como ações pontuais, mas sim como uma cultura estabelecida principalmente por parte da liderança, onde pessoas podem levar as suas opiniões às chefias e essas opiniões são consideradas, respeitadas, reconhecidas e às vezes recompensadas – concluo que posso falar o que penso.

Se a estrutura organizacional possui políticas estabelecidas, que são comunicadas e que sejam praticadas por todos de forma uniforme, que as exceções sejam tratadas de forma transparente, que a justiça esteja presente em todas as situações – a cultura organizacional existe.

Se as pessoas se tratam com respeito, se a liderança trata as pessoas com imparcialidade independentemente de quem seja na hierarquia organizacional – essas coisas são fundamentais para mim.

Se a empresa dá condições de treinamento e capacitação, se ela dá oportunidades de crescimento na carreira, que reconhece e recompensa as pessoas pelos seus bons resultados e também pelos seuscomportamentos – concluo que cresço a cada dia.

Se eu recomendo essa empresa para os meus amigos e parentes trabalharem. Essa é a empresa ideal. Ela existe?

(*) Jorge Guzo é consultor de empresas, professor em cursos de graduação e pós-graduação. Parceiro da Virtual Comunicação, também foi secretário de Administração e Modernização em Santo André (SP). CONTATO:guzo@guzo.com.br