sexta-feira, 29 de abril de 2016

Falecimento do Prof. Iran Siqueira Lima

Morreu neste dia 29 de abril o Prof. Dr. Iran Siqueira Lima da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Ex-presidente da FIPECAFI, ele teve vários livros publicados e exerceu função de diretor e conselheiro de importantes companhias de capital aberto, além de ter sido titular da Secretaria de Controle de Empresas Estatais e diretor das Áreas de Mercado de Capitais e Fiscalização do Banco Central.

O Prof. Dr. Iran Siqueira Lima foi incentivador e ativo participante do Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais.

PRIVILÉGIO - A Virtual Comunicação teve o privilégio de atender a conta da FIPECAFI durante a gestão do professor na instituição. Homem íntegro, elegante, simpático e sempre bem humorado, gostava de falar sobre política de forma reservada. Carioca de nascimento – e torcedor do Fluminense – já era 50% paulista.

Pelo profissional, e principalmente pela pessoa do Iran (embora fosse bastante graduado, pedia-me que lhe chamasse assim, pelo prenome apenas) manifesto meu profundo pesar e envio aos amigos, colegas e familiares profundas condolências.

Nelson Tucci - Diretor / Virtual Comunicação

segunda-feira, 25 de abril de 2016

ABRASCA divulgará PESQUISA sobre Governança Corporativa

Está em fase de elaboração o Código Brasileiro de Governança Corporativa pelo Grupo Interagentes. Este é integrado por 11 entidades do mercado de capitais entre elas a Associação Brasileira das Companhias Abertas.

E a ABRASCA acaba de realizar pesquisa entre suas associadas, obtendo as seguintes respostas, entre outras:

• 73 % das empresas associadas entendem que a adoção do Código deva ser voluntária.

• O item “Cada ação deve dar direito a um voto” foi rejeitado, na pesquisa, por 73% dos entrevistados.

• A maioria das companhias (55%) considera q o valor criado com um Código Único é inferior ao custo de conformidade.

Para comentar os pontos capitais do Código, o presidente da ABRASCA, Antonio Castro, fará coletiva no dia 28 próximo. Outras infs pelo email virtual.com.mkt@uol.com.br

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Gestão de Crise e de Riscos serão temas do Encontro Nacional de Relações com Investidores

Tendo “A Gestão de Crise e de Risco” dentro do temário principal, a Associação Brasileira as Companhias Abertas (ABRASCA) ultima preparativos para o 18° Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais. Evento, realizado em parceria com o Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI), acontecerá nos dias 28 e 29 de junho próximo, em São Paulo. Confirmado, Deltan Dallagnol, procurador da República, fará o encerramento do evento.

Com presenças, na abertura, de Antonio Castro, presidente da ABRASCA; Edmar Lopes, presidente do Conselho de Administração do IBRI e de Pablo Renteria, da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o Painel 1 terá por tema “A Gestão de Crise e de Risco com a interação de profissionais do Comitê de Auditoria e Mercado em geral com os profissionais de Relações com Investidores”.

Na sequência, à tarde, no dia 28, haverá a apresentação da pesquisa Deloitte/IBRI abordando a “Gestão de riscos e a Interação com os Profissionais de RI”. O Painel 2 abordará “O Mercado de Capitais no Atual Ambiente”, encerrando o primeiro dia.

Já no dia 29 o Painel 3 discutirá “Empresas de capital fechado – necessidades de capital e expectativas”. E, posteriormente, o Painel 4 com o temário “Comunicação Estratégica e o papel do profissional de RI”. O Painel 5 tem como tema “Desdobramentos Institucionais e o Impacto na Atividade de RI”.

LAVA JATO – A palestra de encerramento estará a cargo de Deltan Dallagnol, procurador da República e coordenador da força-tarefa do MPF na Operação Lava Jato.

O fechamento do Encontro será às 17h30, com Antonio Castro (ABRASCA) e Rodrigo Lopes da Luz (IBRI).

Como sempre acontece, haverá uma feira de serviços com diversos estandes na sede da Fecomércio de São Paulo, à rua dr. Plínio Barreto, 285 – Bela Vista. Veja programa completo em www.abrasca.org.br ou www.encontroderi.com.br

segunda-feira, 4 de abril de 2016

Principais Tendências da CVM para 2016

O escritório Motta, Fernandes Rocha Advogados, em parceria com a Associação Brasileira de Companhias Abertas (ABRASCA), promoverá dia 11 de abril próximo, em São Paulo, encontro para discutir as “Principais tendências da CVM para 2016”. Durante o evento serão abordados temas como: conflito de interesse, impedimento de voto, insider trading, entre outros.

O encontro, que acontece, entre 8h30 e 11h, no hotel Blue Tree Faria Lima, vai reunir os presidentes da CVM, Leonardo Pereira; da ABRASCA, Antonio Castro; o diretor do Bradesco, Johan Albino Ribeiro; os sócios do escritório Motta, Fernandes Rocha, o ex-presidente da CVM, Leonardo Cantidiano, e o ex-diretor da CVM, Eli Loria; e o professor do Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper), Daniel Kalansky.

Ainda durante o evento será lançado o livro “Processo Sancionador e Mercado de Capitais – Estudos de casos e tendências”, de autoria de Eli Loria e Daniel Kalansky.

Serviço:

“Principais tendências da CVM para 2016”

Data: 11 de abril de 2016

Horário: 8h30 às 11h

Local: Hotel Blue Tree Faria Lima – Av. Brigadeiro Faria Lima, 3989 – Sala Topázio I, andar intermediário – São Paulo-SP.

Outras informações: (11)3107-3101 ou tendenciascvm@sbeventos.com.br