sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Exportações atenuam crise da economia brasileira

Segundo pesquisa ABRASCA, empregos e investimentos programados deverão ser mantidos

Pesquisa realizada pela Associação Brasileira das Companhias Abertas (ABRASCA) com vistas às tendências macroeconômicas para 2016 apontam economia claramente em recessão, com o quadro de estagflação. A alta da inflação e o encolhimento do PIB (próximo de - 3%) são os pontos negativos apontados, enquanto o comportamento das exportações oferece algum alento no sentido de atenuar o quadro geral.

O relatório Focus, no Banco Central, aponta inflação anualizada de 9,46%, mas 100% dos respondentes da Pesquisa ABRASCA acreditam em índice superior a este. “Deverá ser maior que o apontado pelo BC, evoluindo para a casa dos dois dígitos”, comenta Antonio Castro, presidente da ABRASCA, acrescentando ainda que o desempenho do PIB “está se mostrando, crescentemente, maior que os números registrados até aqui, apontando para 3% negativos”.

A taxa cambial, na avaliação das empresas consultadas, favorece as exportações fazendo com que predomine a percepção de crescimento. “As exportações atenuam o quadro de crise, certamente, mas na análise da atividade setorial o que preocupa é o nível de aumento de custos de cada setor, com dificuldade de repassar para os preços dos produtos”, observa Castro.

EMPREGOS – Diferentemente da reação de alguns setores da economia nacional, o nível de empregos deverá ser mantido em 2016. “Na pesquisa, 85% dos respondentes apontam a estabilização dos empregos, deixando-nos um indicador positivo de que as companhias abertas manterão o nível dos empregos”, comenta o presidente da Associação.

Já em relação a investimentos, 77,3% indicam que os aportes programados estarão mantidos. “E estes deverão atrelar-se à eficiência, bem como na busca da redução dos custos de mão de obra e de outros custos”, pontua. De acordo com Antonio Castro, o indicador de investimentos na melhoria da eficiência produtiva deve ser visto com bons olhos.

No item financiamento, 78,9% das companhias o farão com recursos próprios, seguidos da captação de linhas de créditos direcionados devido às taxas de juros mais baixas. O contraponto negativo disto é que praticamente 90% das companhias que responderam à pesquisa não têm plano de emitir ações em 2016.

A pesquisa tem a chancela de 70 companhias associadas, de diversos setores e diferentes regiões do país. A ABRASCA reúne em seus quadros companhias que representam 81% do valor das empresas listadas em Bolsa.

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Relate ou Explique. Bolsa de Valores apoia Relato Integrado

A BM&FBOVESPA, que tem se mostrado importante parceira do Relato Integrado no Brasil, acaba de incluir um parágrafo na página “Relate ou Explique” em seu site.

Confira no link: http://www.bmfbovespa.com.br/pt-br/a-bmfbovespa/sustentabilidade/nas-empresas/relate-ou-explique.aspx?Idioma=pt-br

A Virtual Comunicação participa, pro bono, da Comissão Brasileira e Acompanhamento do Relato Integrado.

terça-feira, 20 de outubro de 2015

Mercado discutirá novo modelo de negócios, a partir das mudanças climáticas.

No próximo dia 04 de novembro acontecerá o Fórum “Novas formas de fazer negócio em tempos de mudanças climáticas”, organizado pelo CDP-Driving Sustainable Economies (antigo Carbon Disclosure Project), na sede do Insper, em São Paulo.

Na oportunidade, serão abordadas as principais tendências internacionais na gestão de governança, a partir das mudanças climáticas. Durante o Fórum serão apresentados três estudos de caso de boas práticas: preço interno do carbono; gestão de riscos híbridos, gestão do capital natural.

Ao evento estarão presentes lideranças empresarias, representantes do governo e investidores, com palestras de Alexandre Fischer, gerente de operações da ABRASCA; Amanda Ferreira Gomes, gerência de controle interno da Infraprev; Enrique Gusman, gerente sênior de meio ambiente da LAN Arlines; Patricia Iglecias Lemos, Secretária de Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo.

A ABRASCA-Associação Brasileira das Companhias Abertas é patrona da entidade, juntamente com a ABRAPP.

SERVIÇOS

Evento acontecerá no dia 04 de novembro, quarta-feira, das 8h às 13h, na sede do Insper, à rua Quatá, 300, Vila Olímpia – SP.

INSCRIÇÕES pelo fone +55 11 2305-6996

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Fórum das Águas discute os novos desafios da gestão dos recursos hídricos nos centros urbanos

Fórum das Águas discute os novos desafios da gestão dos recursos hídricos nos centros urbanos

O evento será realizado entre os dias 21 e 23 de outubro no Instituto Inhotim e será norteado pelo tema “Cidades Sustentáveis e seus desafios”

Com o objetivo de discutir a atual situação hídrica dos grandes centros urbanos e seus impactos, o Consórcio Intermunicipal da Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba (Cibapar) realizará, entre os dias 21 e 23 de outubro, a terceira edição do Fórum das Águas, a partir de 8h30, no teatro do Instituto Inhotim, em Brumadinho, região metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A inscrição é gratuita e pode ser feita no site www.cibapar.org.br/forum-das-aguas.

Norteados pelo tema “Cidades Sustentáveis e seus Desafios”, especialistas e autoridades nacionais e internacionais promoverão um amplo debate acerca do panorama da atual gestão dos recursos naturais, além de discutirem e compartilharem as alternativas para garantir a qualidade de vida da população.

Ao todo, 21 palestras serão ministradas durante os três dias de fórum. A abertura oficial terá início às 9h45 e contará com a participação do anfitrião do evento e presidente do Cibapar, Breno Carone, do vice-governador do Estado de Minas Gerais Antonio Andrade e da Comissão Extraordinária de Águas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Na mesa, estarão presentes o presidente da Agência Nacional de Água (ANA) Vicente Andreu; o presidente da ALMG Adalclever Lopes, a diretora geral do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) Maria de Fátima Chagas Dias Coelho; o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional, Política Urbana e Gestão Metropolitana – SEDRU Tadeu Martins Leite; o prefeito municipal de Para de Minas e presidente da Associação Mineira de Municípios Antônio Júlio; a especialista em Meio Ambiente e Recursos Hídricos Marilia Melo; o coordenador geral do Fórum Mineiro de Comitês das Bacias Hidrográficas de Minas Gerais Hidelbrando Buch; os deputados estaduais Iran Barbosa e João Alberto e o ex-ministro de Meio Ambiente José Carlos Carvalho.

Também colaboram a superintendente executiva da Associação Mineira de Defesa do Ambiente (AMDA) Maria Dalce Ricas e o promotor de Justiça e Coordenador Geral das Promotorias de Justiça do Meio Ambiente das Bacias Hidrográficas dos rios das Velhas e Paraopeba Dr. Mauro Ellovitch. Quem vai representar a Cemig e falar das questões energéticas será Mateus de Moura Lima Gomes, vice presidente da companhia.

Entre os convidados estão representantes da Unesco, como a atriz Cleo Pires e Igor Tameirão, do programa Água nas Escolas e Miguel Dória, da área da Política da Educação para as Águas. Outro destaque será a palestra no dia 21/10, do consultor internacional na área ambiental Albert Appleton, idealizador do sistema de água em Nova Iorque.

O primeiro ciclo vai abordar os avanços hídricos após o anúncio do diagnóstico crítico da situação das águas de Minas Gerais, além de apresentar o planejamento e a definição das melhores alternativas de utilização dos recursos hídricos para a obtenção de melhores resultados econômicos, sociais e ambientais. De acordo com a especialista em Meio Ambiente e Recursos Hídricos Marília Melo, é preciso expor os reflexos da seca no estado. “A situação atual nos traz desafios para o aperfeiçoamento da gestão das águas. Assegurar água em qualidade e quantidade para os seus múltiplos usos requer um grande pacto social para o desenvolvimento sustentável em Minas Gerais”, explica.

Um dos focos da conferência será a gestão da Bacia do Paraopeba, principal afluente do Rio São Francisco, e o desenvolvimento de ações de conscientização voltadas para a população e para os representantes dos 48 municípios mineiros impactados. “Com muito esforço, conseguimos melhorar um pouco a situação da bacia. Pretendemos alinhar as gestões na esfera da administração pública dos grandes centros urbanos para minimizar o impacto do desequilíbrio ambiental e da visível escassez dos recursos naturais. Para isso, contamos com o intercâmbio de ideias e de bons exemplos na busca de soluções viáveis para o nossa alarmante situação”, afirma Breno Carone.

Plano de Saneamento da Bacia do Paraopeba

O Fórum das Águas também vai apresentar o andamento do projeto de saneamento e implantação de rede de esgoto na Bacia do Paraopeba. A ação vai de encontro à meta do Plano Nacional de Saneamento Básico, um dos compromissos do Brasil com os Objetivos do Milênio das Nações Unidas. Até 2015, o objetivo era reduzir, pela metade, a proporção de pessoas que não usufruem desses serviços.

Até final do ano de 2015, os municípios deverão ter um Plano Municipal de Saneamento Básico que abrange quatro eixos do saneamento (abastecimento de água, coleta e tratamento de esgotos, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, drenagem urbana e manejo de águas pluviais). Esta ação é determinada pela Lei Federal nº.11.445 de 2007.

Diante da necessidade de elaboração dos planos, o Cibapar identificou a carência dos municípios pertencentes à bacia em dispor recursos técnicos e financeiros e, buscou meios para angariar os recursos necessários.

No início do ano de 2014, o Cibapar, informado sobre recurso financeiro de ação compensatória da Petrobrás a ser aplicado na Bacia Hidrográfica do Rio Paraopeba, entrou em articulação com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) / Coordenadoria Regional de Promotoria de Justiça do Meio Ambiente de Bacias Hidrográficas do Rio Paraopeba e Rio das Velhas, e apresentou projeto buscando captar recursos para a elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico (PMSBs) em municípios da bacia. O projeto foi aprovado no final do ano de 2014, viabilizando o repasse dos recursos necessários.

A empresa Projeta Consultoria e Serviços Ltda foi contratada para elaborar os PMSBs dos seguintes municípios: Bonfim, Brumadinho, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Cristiano Otoni, Florestal, Igarapé, Jeceaba, Maravilhas, Mateus Leme, Pequi, Queluzito, São Brás do Suaçuí, São José da Varginha e Sarzedo, sendo posteriormente incluídos os municípios de Mário Campos e Rio Manso.

Serviço:

Fórum das Águas - “Cidades Sustentáveis e seus Desafios”

Local: Teatro do Instituto Inhotim, Rua B, nº.20 – Brumadinho, Minas Gerais

Dias: 21 a 23 de outubro

Horário: 9h às 18h

Inscrições gratuitas: www.cibapar.org.br/forum-das-aguas

*Doe 1kg de alimento não perecível.

Programação completa: www.cibapar.org.br/forumdasaguas

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Interface Comunicação Empresarial:Marcela Haddad

marcela@interfacecomunicacao.com.br

(31) 3211.7533 / (31) 9749.4468