sábado, 31 de agosto de 2013

Companhias Abertas, governo e consultores discutem o novo Sistema de Comércio Exterior e Serviços

Durante os dias 28 e 29 últimos a Associação Brasileira das Companhias Abertas (ABRASCA) reuniu 200 especialistas, e interessados – no Rio de Janeiro e São Paulo -- , para discutir o Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços, Intangíveis e Outros, Operações que Produzam Variações no Patrimônio. É o SISCOSERV, implementado pelo MDIC-Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e que por ora vem sendo acompanhado à distância pela Receita Federal. “O SISCOSERV está gerando custos para o governo e para as empresas privadas, mas a sua relação de benefícios é grande”. A afirmação é de Maurício do Val, diretor do MDIC, acrescentando que o sistema permite maior segurança nas políticas de importação e exportação. Em São Paulo, ele comentou que o SISCOSERV ainda é subutilizado por desconhecimento e apontou o setor da construção civil como o mais atuante até aqui. “Há serviços que a maioria desconhece, como linhas de financiamento com a `libor seca` e outros benefícios públicos”, sublinhou ao informar que o sistema é parte de uma política de Estado e não de governo. Ele ainda prometeu a versão final do novo Manual até o final da próxima semana e colocou um email à disposição: siscoserv@mdic.gov.br Outros especialistas na matéria, da PwC e da Salusse Marangoni Advogados, fizeram apresentações e dirimiram algumas dúvidas dos presentes durante as sessões de debates. O seminário foi presidido pelo VP da ABRASCA, Alfried Plöger, a quem o representante do ministério muito agradeceu pela oportunidade destes debates e exposições. Uma dúvida, porém, permeou os representantes: se as questões de preenchimento e envio de dados deverão ser remetidas pelas empresas ao MDIC, por que a Receita Federal deverá responder a algumas dessas questões? Até que ponto a Receita ficará isenta na análise dos dados enviados ao MDIC ou deles terá pleno acesso para se projetar futuras taxações?

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

A Economia Verde é viável no Brasil?

Como viabilizar a ECONOMIA VERDE em uma sociedade essencialmente consumista? Fábio Biolcati, da rede Made in Forest, responderá a esta pergunta no próximo CLICK NEGÓCIOS para os jornalistas Nelson Tucci e Eduardo Borga. O convidado tratará ainda de outras questões como estratégias e parcerias sustentáveis e implementação de serviços de logística reversa e reciclagem para Prefeituras de todo o País. COMUNICAÇÃO – Noutro bloco entrevistaremos Marcos Gross, autor do livro “Dicas Práticas de Comunicação: Boas Ideias para os relacionamentos e os negócios”. Assista na próxima 2ª-Feira o Programa CLICK NEGÓCIOS, às 10 h, pelo www.tvabcd.com.br O Programa é AO VIVO e permite INTERATIVIDADE !

domingo, 18 de agosto de 2013

3º Encontro de Contabilidade quer deixar legado de transparência para o mercado


Como melhorar a qualidade das informações contábeis das empresas? Para responder a esta pergunta a ABRASCA e o IBRACON promovem o 3º Encontro de Contabilidade e Auditoria para as Companhias Abertas e Sociedades de Grande Porte, dias 16 e 17 de setembro próximo, em São Paulo.

“Será um evento de sucesso, eu tenho certeza”, comentou Alfried Plöger, VP da Associação Brasileira das Companhias Abertas (ABRASCA) e membro do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC). Segundo ele, serão abordados temas recorrentes da pauta contábil que tem provocado “calorosas discussões, inclusive no âmbito do IASB” – sublinhou.

A expectativa da ABRASCA e do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IBRACON) é que o evento contribua decisivamente para o aperfeiçoamento das instituições e das companhias. O 3º Encontro será realizado no Auditório da AMCHAM Business, discutindo ainda a Mensuração do Valor Justo, a MP que substitui o RTT, o IFRS, o SISCOSERV e o Entendimento Conceitual sobre Materialidade e Relevância para o bem da Comunicação Contábil das Empresas.

A abertura do encontro será feita por Leonardo Pereira, presidente da Comissão de Valores Mobiliários(CVM);  Antonio Castro, presidente da ABRASCA e Eduardo Pocetti, do IBRACON.

As inscrições – e o programa completo – estão disponíveis pelo site www.abrasca.org.br


Assessoria de Imprensa
Virtual ComunicaçãoFones (11) 2503.3987/4421.8254
Nelson Tucci – (11) 9 5128.0984
Thais Pacheco – (11) 9 8198.3209

virtual.com.mkt@uol.com.br
@virtualcom
www.virtualcomunicacao.net

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Cresce a procura pelo crédito corporativo


Busca por crédito cresce .
No ano, o resultado ainda é de queda de 3,7%, frente ao mesmo período de 2012.

Da Agência CiasBrasil de Notícias
16/08/2013 - RIO - Pelo segundo mês seguido, a busca das empresas por crédito cresceu 2,3% em julho, frente o mesmo período do ano passado, de acordo com dados divulgados pela Serasa Experian. No acumulado do ano, no entanto, o resultado ainda é de queda de 3,7%, sobre o mesmo período de 2012.

No primeiro semestre, o recuo era mais acentuado de -4,7%. Na comparação com junho, o indicador registrou crescimento de 9,7%. A Serasa pondera, contudo, que esse resultado foi influenciado pelo maior número de dias úteis em julho (23) que em junho (20). O movimento de procura foi maior entre as grandes empresas, com expansão de 17,4% em relação a julho do ano passado. Na mesma base de comparação, foi constatada alta de 1,3% nas médias empresas e 2,2% nas micro e pequenas empresas. Entre os setores, a indústria liderou a demanda por crédito em julho, com aumento de 8,4% sobre o mesmo período em 2012, seguida pelo setor de serviços, com 3,3% e comércio, com 0,9%.

NORTE/NORDESTE
Entre as regiões, as empresas do regiões Nordeste e Norte, com altas de 3,6% e de 3,0%, foram as que mais elevaram sua demanda por crédito no mês passado. Em seguida, aparecerem as empresas da região Sudeste com alta de 2,3% e, por fim e empatadas com altas de 1,5%, vieram as empresas das regiões Sul e Centro-Oeste.

No acumulado dos primeiros sete meses do ano, as grandes empresas também lideram a demanda: alta de 18,4%, seguidas pelas médias, com 5,6%. Já as micro e pequenas empresas diminuíram em 4,4% sua busca por crédito. No mesmo período, todos os setores econômicos ainda exibem queda na demanda por financiamentos: recuo de 6,2% no comércio; queda de 4,2% na indústria e de 0,3% nas empresas de serviços. E as regiões também, com o maior recuo na região Sul: de 5,9% frente ao período acumulado de janeiro a julho do ano passado. Nas regiões Nordeste e Sudeste, as quedas acumuladas foram de 3,4% e de 3,2%, respectivamente.

Nas regiões Centro-Oeste e Norte as variações negativas foram de 2,9% e de 2,2%, respectivamente. O indicador de demanda das empresas por crédito é apurado pela Serasa Experian a partir de uma amostra de cerca de 1,2 milhão de CNPJs consultados mensalmente na base de dados da empresa, especificamente nas transações que configuram alguma relação creditícia entre empresas e as instituições financeiras e não financeiras.

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Incentivos Fiscais - Como viabilizar Projetos

Como viabilizar um Projeto de Renúncia Fiscal? Que incentivos o governo dá e como sua empresa pode aproveitá-los? Na próxima segunda-feira, 12, o CLICK NEGÓCIOS entrevistará Ronaldo Frederico, consultor de empresas, sócio na Gher Consultoria e professor universitário. Ele abordará as dificuldades e facilidades em se montar projetos, deixando empresas e comunidades bem na foto. É na segunda, 10h, no www.tvabcd.com.br PARTICIPE!

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

ABRASCA opina sobre fusões, aquisições e incorporações de ações à CVM

A Associação Brasileira das Companhias Abertas (ABRASCA)entregou carta à CVM sobre a reforma das normas sobre fusões, aquisições, cisões e incorporação de ações. A entidade levou à Comissão de Valores Mobiliários – uma carta com sugestões de aprimoramento da ICVM 319, em resposta ao Edital de Audiência Pública SDM nº 04/2013. A carta, na íntegra, pode ser acessada pelo site www.abrasca.org.br

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

3º Encontro de Contabilidade e Auditoria para Companhias Abertas e Sociedades de Grande Porte

Este evento contará com pontuação para o Programa de Educação Profissional Continuada do CFC DATA: 16 e 17 de Setembro de 2013 LOCAL: AMCHAM Business Center, Rua da Paz, 1431 – Chácara Santo Antonio, São Paulo, SP PROGRAMA PRELIMINAR (*)Palestrantes em fase de confirmação 1º Dia – 16/09/2013 (Segunda-feira) 08h – Sessão de Abertura •Antonio D. C. Castro, Presidente, ABRASCA – Associação Brasileira das Companhias Abertas •Eduardo Pocetti, Presidente, IBRACON – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil •Leonardo Pereira, presidente da CVM-Comissão de Valores Mobiliários 09h - COMO MELHORAR A QUALIDADE DAS INFORMAÇÕES CONTÁBEIS DAS EMPRESAS: JULGAMENTO PROFISSIONAL 10h30min – Q & A 11h00min – Coffee-Break –– QUAIS OS NOVOS DESAFIOS DO IFRS PARA AS EMPRESAS BRASILEIRAS? ESTAMOS EM CONSÔNANCIA COM O MUNDO? O QUE É NECESSÁRIO PARA MELHORAR. 13h00min – Q & A 13h30min – Almoço 14h30min – MESA REDONDA ESPECIAL - QUESTÕES TRIBUTÁRIAS: (1) MP QUE SUBSTITUIRÁ O RTT; (2) PAGAMENTO BASEADO EM AÇÕES; "(3) PARECER PGFN/CAT Nº202/2013 15h30min – Q & A 16h00min – Coffee-Break 16h30min – IFRS 13 – MENSURAÇÃO DO VALOR JUSTO: COMO IMPLEMENTÁ-LO NAS EMPRESAS? 18h00min – Q & A 18h30min – Encerramento das atividades do primeiro dia. 2º DIA – 17/09/2013 – (Terça-feira) 08h30 min – SISCOSERV: UMA VISÃO SOBRE O SISTEMA E SUA IMPLANTAÇÃO NAS EMPRESAS 10h00min – Q & A 10h30min - Coffee-Break 11h – PALESTRA PERPÉTUA - "ENTENDIMENTO CONCEITUAL SOBRE MATERIALIDADE E RELEVÂNCIA PARA O BEM DA COMUNICACAO CONTÁBIL DAS EMPRESAS 12h15min – Q & A 12h45min SESSÃO DE ENCERRAMENTO •Antonio D.C. Castro, Presidente, ABRASCA – Associação Brasileira das Companhias Abertas •Eduardo Pocetti, Presidente, IBRACON – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil 13h00min – Almoço