quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Santiago de Compostela: Livro "Pedras do Caminho" será lançado 11 de março, em Santos

Livro aborda peregrinação a Santiago de Compostela

"Um desafio possível a qualquer pessoa..."

LANÇAMENTO acontecerá segunda-feira, 11 de março, das 16 às 18h30, no foyer do Teatro Guarany, na Praça dos Andradas, 100, Centro Histórico de Santos – junto com exposição fotográfica.

O jornalista Luiz Carlos Ferraz peregrinou a pé os cerca de 800 quilômetros do Caminho Francês, de Saint Jean Pied de Port, na França, até Santiago de Compostela, na Espanha, e conta sua viagem no livro “Pedras do Caminho, meu encontro no Caminho de Santiago de Compostela”.

Inicialmente relatada num blog (www.blogcomcebola.zip.net), a saga foi ampliada com textos e fotos inéditos e revela a mística do Caminho de Santiago de Compostela como um desafio possível por qualquer pessoa. “Como eu, como você, como milhões de peregrinos que já trilharam o Caminho, seja por aventura, turismo, ou devoção ao Apóstolo”, afirma Ferraz.

O Caminho Francês é o mais tradicional entre as rotas que levam a Santiago de Compostela, a Capital da Galícia, sendo considerado um excelente exercício de superação. Nesse sentido, o livro pode servir de ajuda a todos que duvidam de sua força interior, pessoas de qualquer idade, classe social, religião.

“O livro mostra que não há limites para o ser humano e o imponderável é uma constante nas relações humanas”, avalia o autor: “Uma pessoa nem sempre conhece sua força e, para projetá-la, tem que estar atenta e agir como um guerreiro, pois, no dia a dia, sempre enfrentará ‘demônios’, sejam na forma de pessoas, animais, uma árvore, ou mesmo um peregrino”.

Ferraz utiliza a técnica de reportagem, que desenvolve por meio de observações e opiniões, a partir de sua visão de mundo, e entrevistas com personagens do Caminho: peregrinos, hospitaleiros, religiosos, os moradores dos inúmeros pueblos que nasceram e se mantém em função da peregrinação a Santiago de Compostela. “Meu foco narrativo é de personagem e testemunha”, sintetiza.

SANTIAGO DE COMPOSTELA – Conta a tradição que, após pregar na Espanha, Santiago regressou à Palestina e foi decapitado por ordem do Rei Herodes (41-44 d.C). Seu corpo foi colocado numa barca de pedra e, milagrosamente, viajou da Palestina à Galícia, chegando à costa em Iria Flavia, atual Padrón. O corpo foi enterrado e mais tarde encontrado e declarado autêntico pelo bispo Teodomiro. No local, por determinação de Alfonso II, Rei de Astúrias e León, foi construída uma igreja, dando origem à cidade de Santiago de Compostela, e ao fenômeno da peregrinação.

O AUTOR – Luiz Carlos Ferraz, 56 anos, é natural de Santos, no Litoral do Estado de São Paulo, e exerce as atividades de jornalista e advogado. Diretor-editor da Titan Comunicação, é responsável pela edição do Jornal Perspectiva. Já atuou em vários jornais do Estado de São Paulo, entre os quais, Jornal Cidade de Santos e Diário do Grande ABC.

O Caminho Francês foi peregrinado pelo autor durante 29 dias, em junho/julho de 2009. No ano seguinte, considerado Ano Santo – quando o Dia de Santiago, 25 de julho, cai em domingo –, Ferraz realizou a peregrinação pelo Caminho Português, desde Oporto – 240 quilômetros em 10 dias. Em 2012 foi a vez do Caminho Aragonês, de Somport a Puente la Reina – cerca de 180 quilômetros em 8 dias. As duas últimas viagens também foram relatadas no blog www.blogcomcebola.zip.net e formatadas em livros, ainda inéditos, que compõem a trilogia “Pedras do Caminho”.

Em junho próximo, o jornalista peregrinará o Caminho Sanabrês, a partir de Zamora, até Santiago de Compostela – um trajeto de 400 quilômetros, que pretende percorrer em 16 dias.

Ficha Técnica

Título: “Pedras do Caminho, meu encontro no Caminho de Santiago de Compostela”
Autor: Luiz Carlos Ferraz
Editora: Titan Comunicação
ISBN 978-85-910810-0-4
Formato: 21 cm x 15 cm
Nº de Pág.: 152
Preço: R$ 29,00 (*)

O livro estará à venda nas principais livrarias de Santos e São Paulo e também pode ser solicitado pelo e-mail titan.com@uol.com.br, cujo valor será acrescido de despesas de postagem. Informações pelos telefones (13) 3284.2373 / 9147.6668.

(*) Parte da renda obtida com a venda do livro será doada à Casa da Esperança, de Santos, que atende crianças e adolescentes carentes, portadores de comprometimentos motores, mentais e sensoriais.

Luiz Carlos Ferraz - (13) 3284.2373 / 9147.6668 - Av. Dr. Epitácio Pessoa, 62, lj. 50, Boqueirão, Santos/SP, CEP 11045-300 - titan.com@uol.com.br

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Instrução CVM melhora transparência para a divulgação do EBITDA, conclui Seminário.


A Instrução CVM 527 / 12, vigindo desde 1° de janeiro deste ano, disciplina a divulgação do LAJIDA (Lucro Antes de Juros, Impostos, Depreciações e Amortizações, que tem a sigla EBITDA em inglês), mas não o torna obrigatório. A divulgação do índice continua sendo facultativa, mas com os novos parâmetros da Instrução será facilitada a comparabilidade entre empresas do mesmo setor no item perspectivas de geração de caixa.


A Associação Brasileira das Companhias Abertas (ABRASCA) promoveu evento na última terça (26), em São Paulo, e nesta quarta (27) no Rio, para discutir a Divulgação do LAJIDA, índice consagrado no mercado de capitais. Para o presidente da ABRASCA, Antonio Castro, a Instrução “tem pontos positivos, pois vai tornar os indicadores mais transparentes”. Ele lembrou o “excesso de otimismo” que ocorreu nos anos 2006, 07 e 08 durante o boom dos IPO´s no país. A partir de agora, as empresas continuam com a liberdade para fazer o EBITDA ajustado garantindo-lhes o direito de expressar características de suas operações. “O arcabouço técnico certamente será aperfeiçoado”, sublinhou.

Wanderley Olivetti, da Deloitte, em longa explanação, disse que o EBITDA (ou LAJIDA) “não foi criado para corrigir problemas contábeis” e seu colega de Mesa, Leopoldo Saboya, da BR Foods, destacou a importância do índice para o mercado local, não necessariamente para empresas listadas em Bolsa no exterior. Lembrou que a Instrução CVM cria padrão para a reconciliação contábil, mas não deve substituir as diligências.

André Milanez, da Cetip, argumenta que a nova rega permite uma visão mais ampliada da companhia e sugeriu que estas mantenham a divulgação do índice.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

ABRASCA realiza Seminário sobre o LAJIDA em SP e Rio


No próximo dia 26, terça-feira, a Associação Brasileira das Companhias Abertas (ABRASCA) realizará, em São Paulo, o Seminário “Divulgação Lajida e Lajir”. Objetivo é mostrar aos administradores os cuidados que devem ser observados com a nova forma de cálculo de divulgação dos indicadores, que podem alterar substancialmente os valores do Ebitda/ebit das companhias, o seminário irá esclarecer dúvidas e discutir o tema.

A abertura do evento será de Antonio Castro, presidente da ABRASCA, e do gerente de normas contábeis da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Paulo Roberto Ferreira. O primeiro painel debaterá sobre auditorias e as companhias e terá participação de representantes da Deloitte, CETIP e Fipecafi. Já na segunda etapa o foco será os analistas e as companhias, com representantes da ABRASCA, da Klabin e da APIMEC-SP.O evento começa às 14h, no Auditória da BM&FBovespa, à Praça Antonio Prado, 48, Centro, São Paulo (antiga sede da BMF).

RIO DE JANEIRO, na Quarta

No dia 27, quarta-feira, será a vez do Rio de Janeiro assistir e participar do evento. Ali a abertura será de Antonio Castro, presidente da ABRASCA, e da diretora da CVM, Ana Novaes. O primeiro painel debaterá sobre auditorias e as companhias e terá participação de representantes da Deloitte, Localiza entre outros. Já na segunda etapa o foco será os analistas e as companhias da Ágora Corretora, Souza Cruz e da ABRASCA.

O evento começa às 08h30, na Bolsa do Rio de Janeiro.
www.abrasca.org.br

sábado, 23 de fevereiro de 2013

Associação Brasileira do Audiovisual nasce voltada ao potencial de 90 mil profissionais


ABRAPAMM já lança a sua primeira bandeira: a meta inicial é a revisão do Código Brasileiro de Ocupação (CBO), visando à inclusão das funções atuais e futuras decorrentes do novo mercado Audiovisual e as novas tecnologias.

"Temos de ser protagonistas e ajudar a construir a indústria nacional do áudiovisual”, disse agora há pouco Tony Tiger, o presidente empossado da ABRAPAMM – Associação Brasileira dos Profissionais do Audiovisual em Mídias, Multimeios e Multiplataformas, que foi lançada com o objetivo de reunir os 90 mil profissionais independentes desse setor no País (segundo cálculos do IBGE). A partir de agora, cineastas, radialistas, produtores de vídeo, diretores de cena, diretores de arte, figurinistas, locutores, montadores, editores, roteiristas, câmeras e maquiadores e toda a cadeia produtiva espalhados pelo país estarão organizados em associação profissional, voltada ao fomento da indústria nacional, da valorização e desenvolvimento profissional de homens e mulheres que se dedicam à geração de Conteúdos Audiovisuais com qualidade, respeito e ética ao mercado. “Estamos aqui para somar e unir todos os setores, de uma forma representativa e democrática”, pontuou Tony Tiger para uma platéia de 50 pessoas. A assembléia que aprovou o Estatuto, referendou a chapa única e elegeu ainda 3 conselheiros consultivos e outros 3 conselheiros fiscais, aconteceu no sábado, 23, nas dependências da Câmara Municipal de São Paulo.

A Abrapamm elegeu a seguinte diretoria: Tony Tiger (SP), presidente; Maurício Faria (SP), vice; Sandra Pedroso (RJ), diretora-tesoureira; Filipe Moraes (SP), diretor-secretário; Afonso Gallindo (PA), diretor-geral das Regionais; Celeste Casella (SP), diretora-geral de Núcleos; Deize Bélgamo (SP), diretora de Articulação; Hamilton Rocha (SP), diretor de Comunicaçã o.

A entidade nasce com representantes de SP, RJ, PR, MG e PA. Oportunamente serão criadas novas Diretorias, como a de Relações Internacionais e um Comi tê de Ética. Os diretores das regionais Norte-Nordeste e Regiã o Sul também estão sendo alinhados. Para o Conselho Consultivo foram eleitos Antonio Marchese, Adilson Ruiz e Roberto Santos Filho. Como conselheiros fiscais foram aprovados Albert Klinke, Carla Ferreira e Jussara Figueiredo.

A lei 12.485, de setembro de 2011, abre oportunidades de crescimento para diferentes segmentos do mercado audiovisual, cuja demanda � � estimada em 1.070 horas anuais de conteúdos nacionais. “Precisamos ocupar o nosso espaço, dentro do nosso país”, destacou a diretora Deize Bélgamo, acrescentando que existe, e existirá, muito trabalho para todos. “Basta que nos organizemos, porque a qualidade profissional desta cadeia produtiva e a prática democrática só farão bem ao país”, completou Maurício Faria.

A comunidade ganhou força no Facebook há dois anos, onde se reúne um grupo de 6.000 pessoas. Agora começa a construção do site ( www.abrapamm.com.br ) e demais instrumentos de funcionamento orgânico da associação.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Mercado brasileiro de Áudiovisual ganha Associação Profissional

O mercado brasileiro de áudiovisual terá motivos para uma grande comemoração no próximo dia 23 (sábado). Produtores de vídeo e profissionais multimídia de vários estados estarão reunidos em São Paulo para lançar a ABRAPAMM – Associação Brasileira dos Profissionais do Audiovisual em Mídias, Multimeios e Multiplataformas.

O movimento já vinha sendo discutido há um tempo, mas ganhou mais força em 2011 com a aprovação da Lei 12.485, que tramitou no Congresso Nacional por cinco anos. A partir desta, está proposta a remoção de barreiras à competição, valorização da cultura brasileira e incentivo à produção e circulação de conteúdos audiovisuais produzidos no Brasil.

A lei amplia a oferta do serviço e estimula a diminuição do preço final ao assinante de canais pagos da TV local, uma vez que estabelece a obrigação de programação de conteúdos brasileiros nos canais de espaço qualificado, e de canais brasileiros dentro de cada pacote ofertado ao assinante.

“O sentido da lei é criar as condições para a multiplicação de empreendimentos e a geração de riqueza interna, para que o Brasil se torne um grande pólo produtor de audiovisual, a exemplo de outros países que se consolidaram como produtores de conteúdos e exportadores de formatos audiovisuais”, lembra Deize Bélgamo, diretora da entidade, acrescentando que a12.485 abre oportunidades de crescimento para diferentes segmentos do mercado porque haverá demanda por 1.070 horas anuais de conteúdos nacionais e independentes inéditos.

O produtor Tony Tiger será o primeiro presidente da ABRAPAMM e a Diretoria completa será anunciada amanhã no próprio evento, com representantes de São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba e do Pará, entre outros. A Associação tem o apoio da Virtual Comunicação, que organizará o trabalho de Assessoria de Imprensa.

DIA: 23 de Fevereiro de 2013
HORA: 9h30
LOCAL: Câmara Municipal de São Paulo
Palácio Anchieta
Viaduto Jacareí, 100 - Bela Vista - São Paulo - SP


Assessoria de Imprensa:
Virtual Comunicação
Nelson Tucci
Fones (11) 2503.3987 / Cel. (11) 95128.0984
@virtualcom
www.virtualcomunicacao.net
http://virtualcomunicacao.blogspot.com/

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

ARTIGO - Gestão Ambiental Corporativa

A versão digital de Plurale já traz em seu site a nova edição da revista, cujo impresso começará a circular ainda nesta semana.

Sugerimos a leitura do ARTIGO "Gestão Ambiental Corporativa é compromisso presente e futuro", às Páginas 14 e 15.

"Empresas sustentáveis fornecem produtos e serviços com mais qualidade, evitam fraudes documentais, atendem com mais segurança às normas legais e, assim, participam de um círculo virtuoso cujo benefício toda a sociedade colherá. É o elo consciente estabelecido", diz, na abertura do texto, a autora Carla Martins.

Acesse www.plurale.com.br

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Seminário sobre Divulgação do LAJIDA será nos dias 26 e 27, em SP e no Rio

A ABRASCA promoverá, no próximo dia 27 de fevereiro, no Rio de Janeiro, Seminário sobre divulgação do LAJIDA/LAJIR, com objetivo de esclarerecer dúvidas e debater o tema. Na véspera, dia 26, o evento ocorrerá em São Paulo.

Estão confirmadas presenças de autoridades reguladoras do mercado (CVM), representantes dos analistas (Apimec), auditores (IBRACON) e das companhias abertas.

VEJA o programa e faça a inscrição gratuita acessando o link abaixo

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

ABRASCA abre ano com 194 associadas e 85% do valor de mercado


A Associação Brasileira das Cias. Abertas (ABRASCA) abriu este ano com 194 associadas. Deixou o quadro a Redecard S/A, devido ao fechamento de capital, e ingressaram o Banco do Estado do Rio Grande do Sul e a Invepar.

Como em 31 de dezembro último o valor das companhias listadas na Bolsa Brasileira (BM&FBovespa) perfazia o total de US$ 900 bilhões, as associadas ABRASCA representam 85% do valor das empresas listadas.