quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

ARTIGO - Meio Ambiente Espacial

A Revista Digital ENVOLVERDE publica o Artigo "Meio Ambiente Espacial - É hora de Entender e Preservar", de Carla Martins (*).

http://envolverde.com.br/sociedade/meio-ambiente-espacial-e-hora-de-entender-e-preservar/


Numa era em que a prevenção é a palavra-chave para elidir problemas futuros para com o Meio Ambiente, não podemos ignorar o Espaço. Absolutamente, não! E para uma conceituação mais clara do Meio Ambiente Espacial é interessante uni-la ao meio Terrestre, com o que teremos um desconhecido e enigmático Meio que começa a ser melhor desvendado, não só na forma cientifica e tecnológica mas, subsidiariamente, como uma opção de Turismo e Lazer para poucos e privilegiados humanos.


Inúmeras questões e interesses permeiam tão valorizados assuntos, numa premissa de mistérios e valoração econômica alta, mas de importância maior para a vida humana, futura, no planeta Terra.

O Brasil segue construindo uma história no setor Espacial, ainda que pouco expressiva para pessoas desavisadas, de forma a marcar presença no cenário internacional com profissionais altamente qualificados, como o astronauta brasileiro Marcos Pontes e o cientista Gilberto Câmara que trabalha na Alemanha atualmente.

Mais do que normas e leis (precisamos urgentemente do marco regulatório global e brasileiro para delimitação e disciplinamento da atividade espacial), o comprometimento individual de pessoas e organizações é parte fundamental em um processo de prevenção em qualquer área. E, certamente, no Espacial não seria diferente, visto que não seria correto criarem-se normas para assuntos pouco conhecidos somente para se configurar sanções e achar culpados. O escopo do arcabouço jurídico deve contemplar os atos humanos que, juntamente com as tecnologias, possam refletir ganhos positivos na saúde, no meio ambiente e principalmente na qualidade de vida do Planeta e Humanidade.

A Terra, não obstante o desenvolvimento espacial, também faz parte direta deste contexto uma vez que compõe um conjunto harmonioso no Universo, integrado pelo Espaço e vários corpos nele existentes, conhecidos ou não, tais como galáxias, planetas, estrelas, satélites, cometas etc. Trata-se de uma demonstração infinita de belezas que merecem não só ser admiradas, mas estudadas e preservadas. Pode estar ai a “chave da nossa existência”, com pesquisas avançadas para curas e desenvolvimento de habilidades humanas. É factível que o Universo agrega valores que devemos codificar e cuidar para o bem de toda a nossa raça. Daí a minha definição do que seja Meio Ambiente Espacial.

Uma viagem ao espaço remete a um custo alto, mão-de-obra especializada, estudos e preparação constante que, no final, servirá apenas a punhado de sortudos. Embora nos traga benefícios, as viagens científicas, também já estão causando transtornos. Vejam o mau exemplo do “Lixo Espacial” que tem sido deixado à deriva no espaço. A Nasa (agência espacial americana) estima em mais de 200.000 objetos de porte vagando ao redor do globo terrestre. São pedaços que se desprendem de foguetes e satélites, entre outros, alguns dos quais já “retornando” à Terra. Além das dificuldades que geram na comunicação, esse lixo espacial pode colocar em risco a vida dos astronautas como, aliás, já aconteceu.

Portanto, se não tivermos consciência e responsabilidade ambiental plena, as consequências de nossas intervenções espaciais deixarão sérias e graves seqüelas a todo o planeta. É oportuna, portanto, a discussão desse assunto e a Envolverde nos abre excelente oportunidade dessa pauta.

Ambiente: Terrestre ou Espacial, como você contribui para deixar seu meio natural de forma a ser contemplado no futuro? Dúvidas e soluções são questionamentos humanos da Nova Era para o setor Espacial, em franca expansão com as Agências Espaciais e empresas privadas que também já investem no Turismo Espacial com promessas de experiências inesquecíveis não só de sentimentos, mas de ver belezas naturais incomparáveis.

Eu prefiro acreditar que as empresas que vasculham o Espaço, seja lá com que finalidade for, busquem uma interação maior com as pessoas, no sentido não só de vender suas ofertas, mas de transmitir informações de um Meio ao qual todos pertencem e merecem conhecer se não de forma prática de um moderníssimo Espaço-porto, em naves tecnológicas e futuristas, mas com informações das descobertas já realizadas.

Todo desenvolvimento tem um preço e, não raras vezes, muito alto. O Universo mostra-se como lugar de inigualáveis (e ainda inimagináveis) riquezas, envolto em mistérios naturais. Daí gera facilmente a cobiça financeira. O que não podemos aceitar é a existência de uma exploração menos científica e mais comercial, uma vez que o Meio Ambiente Espacial não é propriedade privada, mas um lugar a ser compartilhado por todos.

Com a ascensão do Turismo Espacial o lixo voador deverá ganhar notoriedade daqui por diante, visto que o homem tende a “esquecer” e largar para trás algo que já usou e não lhe serve mais de momento, poluindo o Meio ;algo que ocorre no meio terrestre há um certo tempo. E aproveitando que o tema ainda é novo para milhares de pessoas, tornar-se-á mais fácil, ensinarmos o certo, agirmos de forma responsável, para evitar problemas no futuro.


* Carla Martins é consultora jurídico-ambiental, autora do livro “Meio Ambiente Espacial – Com Enfoque Jurídico”.

Natura é destaque sustentável no ranking mundial

O site comunicaRSE, da Argentina, publica nota revelando o bom desempenho da empresa Natura no item SUSTENTABILIDADE, em nível mundial.


Umicore y Natura encabezan las 100 empresas más sostenibles del mundo

Se presentó en Davos el Ranking de las 100 empresas más sostenibles del mundo encabezado por la compañía belga Umicore. Alcanzó el primer puesto por su proceso de transformación desde la minería tradicional a una empresa de tecnologías innovadoras del reciclaje y de las energías limpias. A diferencia de sus inicios ahora obtiene los minerales del reciclaje de residuos electrónicos. Umicore logró capitalizar cuatro megatendencias globales: la escasez de recursos, el transporte electrificado, la producción y almacenamiento de energía limpia, y el aire limpio.

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Novo cálculo do EBTIDA será tema de discussão pelo mercado de capitais

As companhias associadas à ABRASCA - Associação Brasileira das Cias. Abertas já receberam a informação e agora ela está sendo aberta a todos os interessados para reserva de AGENDA.

Nos dias 26 e 27 de fevereiro próximo ocorrerá um Seminário para discussão da INSTRUÇÃO CVM 527 (04 de outubro de 2012) que regulou a divulgação de dois dos principais indicadores não contábeis das Companhias.

A nova forma de cálculo e divulgação dos indicadores pode alterar substancialmente os valores do EBITDA/EBIT da companhia relativos aos anos de 2011 e 2010. A divulgação do LAJIDA e do LAJIR, inclusive, suscita cuidados que devem ser observados pelos administradores das Companhias Abertas.

O evento contará com a presença de autoridades (CVM), analistas (Apimec), auditores (IBRACON) e representantes das Companhias Abertas.

Em breve serão abertas as inscrições e maiores detalhes sobre o evento. Aguarde !

Cresce o meio digital e encolhe a tiragem dos jornais

 O Instituto Verificador de Circulação (IVC) informou no último dia 23 que as edições digitais "salvaram" o meio jornal. Isto porque - de acordo com o IVC - o crescimento de 1,8% registrado pelo meio é proveniente das edições digitais dos títulos. O meio digital também salvou a média geral das assinaturas, que foi 3,4% maior em 2012, de acordo com o relatório.

Cabe lembrar que o ano de 2012 fo marcado, no setor, pelo desparecimento de títulos como o Jornal da Tarde (São Paulo), Diário do Povo (Campinas - SP), O Povo (Alagoas) e Marca Brasil (São Paulo e Rio de Janeiro), entre outros veículos.

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Manguinhos pede recuperação judicial

A Refinaria de Petróleo de Manguinhos informou na segunda-feira, 21, a apresentação de pedido de recuperação judicial, visando ao pagamento de seu passivo.

"Um plano consistente de pagamento será apresentado aos credores nos próximos 60 dias, para mostrar como a companhia pretende equacionar suas dívidas e conservar suas atividades, onde atua há quase 60 anos", diz a Refinaria Manguinhos em comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

MMX troca comando

O mercado reagiu à troca de comando na MMX Mineração.
No dia (útil) seguinte ao anúncio da troca de presidente, suas ações amargaram queda de 1,5% na BM&FBovespa.

Desde sexta-feira, 18, a empresa tem Carlos Gonzalez (ex-VALE e Anglo American) no comando, em substituição a Guilherme Escalhão.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Vladimir Fortes assume área de Finanças e de R.I. da Vulcabrás


Em reunião realizada na última quinta-feira, 17, o Conselho de Administração da Vulcabrás-Azaléia nomeou Vladimir Fortes dos Santos para assumir o cargo de diretor Administrativo, de Finanças e de Relações com Investidores da companhia.

Ele assume no lugar de Pedro Grendene Bartelle, que permanece como o diretor-presidente.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

AVIAÇÃO: Associadas da ABEAR embarcaram 75 milhões de passageiros em 2012


Um dos meses de maior movimento do ano, dezembro registrou aumento de 5,1% na oferta e 7,13% na demanda do transporte aéreo, que teve 6,38 milhões de passageiros. Fator de aproveitamento teve aumento de 1,47%, ficando em 77,76%.

As aéreas associadas da ABEAR (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) transportaram, durante todo o ano de 2012, 75 milhões de passageiros, e no último mês de dezembro, registraram 6,38 milhões de passageiros embarcados. Como dezembro é um dos meses de maior movimento do ano, a maioria das empresas programou um aumento na oferta de assentos, que foi de 15,95% na AZUL até 6,64% na TAM, se comparados com o mês anterior (novembro). A única exceção foi a GOL, que manteve sua oferta virtualmente inalterada – queda de somente 0,14%.

A demanda reagiu bem à oferta, e também foi maior do que em novembro: cresceu entre os 13,11% na AZUL e os 4,00% na GOL. No consolidado total, a oferta da indústria de transporte aéreo foi 5,1% maior, e a demanda 7,1% maior do que o mês anterior. Em dezembro as aéreas produziram 9,76 bilhões de assentos-quilômetros (ASK) e tiveram uma demanda de 7,59 bilhões de passageiros-quilômetros pagos (RPK). Isso elevou o fator de aproveitamento (Load Factor – RPK/ASK) de 76,28% para 77,76%, 1,47% a mais.

Com relação à participação de mercado das empresas não houve variações significativas, com AZUL e TAM ganhando cerca 0,5% cada. AVIANCA alcançou 6,48%; a AZUL, 10,53%; a GOL, 34,58%; a TAM, 43,86% e a TRIP, 4,56%. Em aproveitamento de voos a AVIANCA continua líder, com 82,27% dos assentos ocupados.

Os dados levantados pela ABEAR junto às suas associadas indicam uma oferta total acumulada no ano 3,12% superior a de 2011. Já a demanda total acumulada no ano ficou 7,14% superior a do ano anterior, indicando um mercado ainda em forte crescimento. Entretanto, 2012 se consolidou como um ano de comportamento típico: a indústria de transporte aéreo brasileiro apresentou oferta com variação razoável durante os 12 meses, e apresentou um tráfego muito forte nos meses de janeiro, julho e dezembro. “Outro fator verificado é que o segundo semestre foi mais forte que o primeiro semestre, tendência natural no setor”, diz Adalberto Febeliano, consultor técnico da ABEAR.

A ABEAR foi criada pelas cinco principais companhias aéreas brasileiras – AVIANCA, AZUL, GOL, TAM e TRIP, com a missão de estimular o hábito de voar no Brasil. A Associação tem o papel de tratar de questões institucionais do setor aéreo.  As cinco associadas representam 99% do mercado, empregam 57 mil pessoas, dispõem de mais de 450 aeronaves e fazem cerca de 2.700 voos diários.

www.abear.com.br

quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Taxa de juros segue a 7,25% ao ano


Em sua primeira reunião do ano, na tarde desta quarta-feira, 16, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu  manter a taxa básica de juros em 7,25%. Com isto, a chamada taxa Selic cumpre a expectativa do mercado.

terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Mercado de Acesso será tema para o Conselho da ABRASCA

A Associação Brasileira das Companhias Abertas (ABRASCA) reúne o Conselho Diretor no próximo dia 17, 5ª- feira, na sede da sua associada Souza Cruz S/A, no Centro do Rio de Janeiro.

Na pauta, o Mercado de Acesso e vários assuntos internos.


EVENTOS PROGRAMADOS para 2013

1° Encontro Nacional de Direito Societário (a confimar) - 29 e 30 de ABRIL

15º Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais – 3 e 4 de JULHO, em São Paulo

3º Encontro Nacional de Contabilidade para Sociedades de Grande Porte – 16 e 17 de SETEMBRO, em São Paulo

15º Prêmio ABRASCA Melhor Relatório Anual – 28 de NOVEMBRO, em São Paulo

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

ARTIGO - Cartórios entram na Era Ambiental


( A autora, Carla Martins, publicou o Artigo no jornal DCI em 28.12.2012 ).

Cartórios entram na Era Ambiental

A necessidade do conhecimento técnico na área ambiental para os Cartórios tem sido reconhecida e agora discutida de forma mais direta e objetiva. Recentemente estive em congresso da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (ANOREG), no Nordeste, colocando o tema de uma forma bastante pragmática. Agora entendo que este espaço, no DCI, poderá jogar luzes sobre uma delicada questão que é a de contribuir para que em um futuro muito próximo não mais existam equívocos ambientais, loteamentos em áreas de preservação, expansões e vendas irregulares de forma a prejudicar o comprador e a sociedade como um todo.

Órgão prestador de serviços e dotado de boa fé, o Cartório é guardião de informações básicas como as do início de sua vida com o registro de nascimento, passando por várias fases como por exemplo, compra e venda de imóveis, averbações, casamento, falecimentos, heranças, reconhecimentos de informações, entre outros. Tais informações são necessárias e tem a presunção de verdade legal, permitindo à sociedade usar de tais benefícios ao longo de sua vida para comprovar informações para sua existência no mundo físico e jurídico.

Sem desmerecer outros organismos legais da sociedade civil, vejo o Cartório como um fiel e necessário banco de dados para o ser humano. Logo, o Meio que acolhe toda a sociedade, ou seja, o Meio Ambiente (em todas as suas variáveis) precisa ser fonte de conhecimento plena dos Cartórios e de seus funcionários, para que existam corretas interpretações e fiéis transações envolvendo riquezas naturais, que devem ser preservadas em objetos de compra e venda, transmissão de heranças etc.

O Cartório possui uma linha histórica das propriedades e, desta forma, pode contribuir e muito com a Preservação Ambiental. A Gestão Ambiental Corporativa para Cartórios hoje é uma premissa da qual não podemos mais abrir mão.

Urge que tenhamos a ideal capacitação funcional, agregando valores aos serviços prestados e contribuindo com conhecimentos não somente legais, porém técnicos para a identificação de possíveis equívocos, degradações, e fraudes cartorárias, de forma a oferecer uma honesta interface entre a sociedade com o Meio Ambiente.

Entendo que esta é uma oportunidade ímpar para o Cartório assumir um novo papel na sociedade em que atua. Sendo um fiscalizador ambiental de boa fé, tornar-se-á um imprescindível aliado contra a corrupção ambiental.


(*) Carla Martins é consultora jurídico-ambiental, palestrante e autora do livro “Meio Ambiente Espacial - Com Enfoque Jurídico”. CONTATO: carlafmartins@hotmail.com

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Lançado o 7º Prêmio Imprensa de Educação ao Investidor

O Comitê Consultivo de Educação - integrado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Associação Brasileira das Companhias Abertas (ABRASCA), Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA), ANCORD - Associação Nacional das Corretoras e Distribuidoras de Títulos e Valores Mobiliários, Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais (APIMEC Nacional), Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros (BM&FBOVESPA) e Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI) – anuncia o 7º Prêmio Imprensa de Educação ao Investidor.

Nesta edição, poderão se inscrever autores de reportagens jornalísticas publicadas em jornais, revistas e agências de notícias, incluindo mídia digital e que contribuam para a educação do investidor pessoa física. Serão elegíveis matérias veiculadas ao longo de 2012 (até 31/12/12).

Os primeiros colocados receberão certificado e placa alusivos à premiação, além de R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais), em cada uma das três categorias:

Jornal – matérias publicadas em jornais de cobertura ou distribuição nacional, regional ou local.

Revista – trabalhos publicados em revistas, de tiragem nacional, regional ou local.

Mídia Digital - matérias jornalísticas, veiculadas por meios eletrônicos em portais de empresas jornalísticas com domínio brasileiro.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas a partir de 15/01/2013 até 15/03/2013 na página do Comitê de Educação (no site da CVM) www.comitedeeducacao.cvm.gov.br onde também poderá ser acessada a íntegra do Regulamento e mais informações sobre o prêmio e o Comitê.

São elegíveis trabalhos publicados em português e enviados, dentro do prazo de inscrição, em arquivos eletrônicos em formato PDF, com tamanho máximo de 1MB, por meio do formulário disponível na página do Comitê Educação.

Criado com o objetivo de distinguir e estimular reportagens de conteúdo educacional que informem e orientem o leitor, de forma didática, quanto a características, funções ou operações do mercado de capitais, o Prêmio Imprensa de Educação ao Investidor valoriza os profissionais da Imprensa, geral ou especializada em economia, a qual desempenha um papel fundamental na formação de investidores mais conscientes dos riscos e oportunidades desse mercado.

O Comitê Consultivo de Educação tem entre seus objetivos principais apoiar projetos que promovam melhores padrões de educação financeira da população, contribuindo para o desenvolvimento do mercado de valores mobiliários. Além do apoio recíproco às iniciativas de cada instituição, o Comitê tem realizado, desde seu lançamento em 2006, diversas outras ações conjuntas, voltadas para diferentes públicos, como professores universitários (Programa TOP), membros de carreiras jurídicas e investidores em geral.

Anuário Estatístico das Cias. Abertas está disponível tb para iPad

A Associação Brasileira das Companhias Abertas (ABRASCA) está disponibilizando gratuitamente para leitura em iPad o Anuário Estatístico das Companhias Abertas – Edição 2012/2013. A publicação está disponível para download na App Store, integrada ao sistema de Newsstand (banca) da Apple. Para fazer o download, entre na App Store e busque pelo nome do Anuário.

A iniciativa da ABRASCA faz parte da estratégia de incluir a publicação nas novas tecnologias, que vêm sendo utilizadas por um número cada vez maior de leitores. Além da edição impressa e da versão para iPad, o Anuário está disponível no formato digital no Portal CiasBrasil.

A publicação, com textos em português e inglês, reúne a evolução dos indicadores econômico-financeiros de 369 de companhias brasileiras listadas na BM&FBovespa, agrupadas segundo sua classificação setorial.

Estatísticas - A seção Estatísticas é composta portabelas com os seguintes indicadores das empresas pesquisadas: desempenho das vendas físicas e das receitas operacionais, lucro/prejuízo do exercício, ativo e PL líquidos;

Indicadores econômico-financeiros combinados: Ebitda, endividamento total, capital de giro, necessidade de capital de giro, grau de endividamento e valor econômico agregado.