domingo, 29 de janeiro de 2012

Petrobras incorpora a Petroquisa e mantém o capital social

Os acionistas da Petrobras, que dias atrás souberam da troca de presidente da companhia pela mídia, foram convoados a examinar a cisão parcial da BRK Investimentos Petroquímicos, empresa em que a Petrobras e a Petroquisa possuem participação no capital social. Eles aprovaram a proposta, assim como a incorporação da Petroquisa pela empresa-mãe.

A Petroquisa transferirá o total do patrimônio líquido para a controladora, sem aumento de seu capital social. De acordo com Petrobras, tais operações visam à reorganização do seu portfólio de investimentos no setor petroquímico.

Conforme comunicado distribuído, a operação irá "minimizar custos, simplificar a estrutura societária, favorecer a integração entre as atividades no setor e tornar mais objetiva a governança dos investimentos em sociedades no referido setor", diz a petroleira.

sábado, 28 de janeiro de 2012

O dilema das sacolinhas. O que muda para o planeta ?

E como fica a vida sem as sacolinhas de plástico nos supermercados ? O que muda, na essência, para o planeta, o consumidor e os comerciantes? Na próxima segunda-feira, dia 30, o Programa CLICK NEGÓCIOS entrevista Angela Baeder, doutora em biologia e professora do Curso de Gestão Ambiental da Fundação Santo André.

COOPERATIVAS DE CRÉDITO
No outro bloco será a vez de Francisco Ráo, diretor do Sicoob Cecresp, sistema de cooperativas de crédito no Estado de S. Paulo, abordando as vantagens da cooperativa em relação aos bancos tradicionais.

PARTICIPE. Entre no link e mande suas perguntas diretamente aos ENTREVISTADOS, no próprio dia !

PROGRAMA CLICK NEGÓCIOS
DATA: SEGUNDA-FEIRA (30 de janeiro)
HORA: das 10h às 11h
CANAL: www.tvabcd.com.br

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Sistema de Cooperativas é tema de entrevista na webTV

Na próxima segunda-feira, dia 30, o Programa CLICK NEGÓCIOS entrevista Manoel Messias, presidente do Sicoob Cecresp, sistema que engloba cooperativas de crédito no Estado de São Paulo. Ele abordará o cooperativismo em geral e as vantagens da cooperativa de crédito em relação aos bancos tradicionais.

PARTICIPE. Entre no link e mande suas perguntas diretamente ao ENTREVISTADO, no próprio dia !

PROGRAMA CLICK NEGÓCIOS
DATA: SEGUNDA-FEIRA
HORA: das 10h às 11h
CANAL: www.tvabcd.com.br

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Produção de aço cresceu 6,8 %

Em pesquisa divulgada nesta segunda-feira, 23, a World Steel Association (WSA) anunciou a produção de 1,527 bilhão de toneladas métricas de aço no ano passado, o que representa crescimento de 6,8% em relação ao período anterior. O volume é a somatória de 64 países produtores.

A China, maior produtor mundial, registrou crescimento de 8,9%, totalizando 695 milhões de toneladas. Já no Brasil, colocado em 9ª posição, o incremento foi de 6,8%, resultando em 35,2 milhões de toneladas.

domingo, 22 de janeiro de 2012

Mulheres em alta. Agora é a vez da Petrobras

Graça Foster, diretora de Gás e Energia da Petrobras, deverá suceder a José Sérgio Gabrielli na presidência da maior empresa brasileira (e oitava no mundo, em valor de mercado).

A presidente Dilma optou por funcionária de carreira da própria companhia. Ela - que mantém ótima relações com Dilma - deverá ser confirmada no próximo dia 13 de fevereiro e será a primeira mulher a ocupar o cobiçado cargo.

Gabrielli esteve pouco mais de seis anos à frente da Petrobras e deverá assumir o posto de secretário de Governo de Jaques Wagner, na Bahia.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

USCS abre inscrições para Doutorado em Administração

Está aberto o processo seletivo para o curso de Doutorado em Administração PPGA - USCS

Reconhecido pela Portaria do MEC nº 1.045, de 18/08/2010, o PPGA/USCS possui 2 bolsas de Demanda Social da CAPES, alocadas no curso de Doutorado em Administração. Para se candidatar às bolsas os candidatos deverão estar matriculados no curso, atendendo às especificações publicadas no edital de convocação. A Universidade de São Caetano do Sul oferece, também, um Programa Especial de Bolsas de Pesquisa para Doutorado em Administração com cobertura de 100% das mensalidades e validade de 36 meses (a partir da data da matrícula do candidato).

Processo Seletivo – 1º Semestre 2012
Condições para participação no processo seletivo:

•Possuir título de Mestre obtido em Programas de Pós-Graduação recomendados pela CAPES;
•Possuir currículo atualizado na Plataforma Lattes (www.cnpq.br);
•Elaborar e anexar Projeto de Pesquisa da Tese;
•Possuir documento oficial que comprove a realização do Teste ANPAD Regular de edições anteriores consideradas válidas pela Comissão do Processo Seletivo ou Realizar Teste ANPAD edição regular em 12/02/2012 – Inscrições até as 14h (horário oficial de Brasília/DF) do dia 20/01/2012;
•Realizar Teste ANPAD Específico envolvendo: Fundamentos de Administração e Segunda Língua Estrangeira programado para 15 de fevereiro de 2012, Exclusivo para USCS a ser realizado das 9h00 às 11h25m – Inscrições até as 14h (horário oficial de Brasília/DF) do dia 09/02/2012;
•Efetuar, obrigatoriamente, inscrição no site da USCS (www.uscs.edu.br) e no site da ANPAD (www.anpad.org.br/teste.php), pagando a(s) taxa(s) de inscrição(ões).

Observações: Todos os candidatos, mesmo que possuam Teste ANPAD Regular, deverão se inscrever nas provas do Teste Específico da USCS do dia 15/02/2012

Inscrições
1º semestre 2012: 08/11/2011 a 10/02/2012. As inscrições somente poderão ser feitas on-line no site da USCS.

Valor da(s) taxa(s) de inscrição: consultar site da ANPAD.
Número de vagas: no máximo 10 vagas por ano.

Documentos para a inscrição
1.Cópia do Currículo Lattes atualizado;
2.Cópia do Projeto de Pesquisa da Tese;
3.Cópia da dissertação defendida*;
4.Cópia autenticada do Histórico Escolar do Mestrado*;
5.Cópia autenticada do diploma de mestre ou cópia autenticada da ata de defesa da dissertação emitida por programa recomendado pela CAPES*;
6.Cópia do Certificado com as notas do Teste ANPAD Regular.
* Esses documentos deverão ser entregues pessoalmente, na Secretaria de Pós-Graduação Stricto Sensu, Campus II: Rua Santo Antonio, 50 – 3º andar, Centro – São Caetano do Sul (SP) – No máximo até o dia 15 de fevereiro de 2012. A não entrega dos documentos acarretará a exclusão do candidato no processo seletivo. A retirada dos documentos entregues na secretaria por parte dos candidatos não aprovados se dará em no máximo 30 dias a partir da data de divulgação dos resultados do processo seletivo. Caso não sejam retirados, os documentos serão inutilizados.

Cronograma do processo de seleção
O processo seletivo dos candidatos se dará em duas fases. O local de realização das provas e entrevistas será na Rua Santo Antonio, 50 – Centro – São Caetano do Sul (SP):

1ª Fase
– Provas: 12 e 15 de fevereiro de 2012.
- Teste ANPAD REGULAR dia 12/2: das 9h00 às 13h40, para quem não possui versões anteriores do Teste ANPAD; - Prova específica de fundamentos de Administração e de segunda língua (espanhol ou Frances): dia 15/2 das 09h00 às 11h25;
2ª Fase
– Entrevistas: 23 e 24 de fevereiro de 2012.
1ª Fase - Provas
Teste Específico em Administração envolvendo:

- Finanças;
- Administração geral;
- Gestão de pessoas;
- Marketing.
A bibliografia de referência para a elaboração das questões dessas subáreas de conhecimento será:

Finanças
GITMAN, L. J. Princípios de administração financeira. 10 ed. São Paulo: Editora Pearson Education do Brasil, 2004.

Teoria das organizações
MAXIMIANO, Antonio Cesar Amaru. Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. 6 ed. São Paulo: Editora Atlas, 2006.

Gestão de pessoas
FLEURY, M. T. L. (org.). As pessoas na organização. São Paulo: Editora Gente, 2002.

Marketing
KOTLER, P.; ARMSTRONG, G. Princípios de Marketing. 12 ed. São Paulo: Editora Pearson Education do Brasil, 2007.

2ª Fase - Entrevistas
As entrevistas serão efetuadas nos dias 23 e 24 de fevereiro de 2012. O horário de comparecimento à entrevista será agendado pela Secretaria de Pós-Graduação Stricto Sensu.

Análise do desempenho dos candidatos
A análise do desempenho dos candidatos será feita conforme definido pela Comissão do Processo Seletivo, com base nos seguintes aspectos:

•Pontuação geral e de inglês obtidas no Teste ANPAD edição regular de 12/02/2012 ou anteriores;
•Pontuação obtida na prova específica de fundamentos de Administração e na prova do segundo idioma estrangeiro. Edição especial realizada pela USCS (15/02/2012);
•Pontuação obtida na produção intelectual realizada pelo candidato nos últimos três anos (livros, capítulos, periódicos, eventos e resenhas) descrita no respectivo currículo disponível na plataforma Lattes do CNPq, de acordo os critérios divulgados pelo Comitê Técnico-Científico da área de conhecimento Administração, Contabilidade e Turismo e das respectivas listas Qualis de periódicos e eventos;
•Pontuação obtida no projeto de tese apresentado.
Divulgação do resultado final
O resultado final do processo seletivo será divulgado no dia 27 de fevereiro de 2012, por meio de mensagem eletrônica da Secretaria de Pós-Graduação Stricto Sensu.

- Início das aulas: 05 de março de 2012.

- Horário das aulas: de 2ª à 4ª feira (das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30) e as 5ª e 6ª feiras - reuniões de grupos de pesquisa.

Matrícula
A matrícula deverá ser efetuada no dia 29 de fevereiro de 2012, na Secretaria de Pós-Graduação Stricto Sensu. Os documentos para matrícula serão divulgados aos candidatos aprovados. OBS. No caso de vínculo empregatício, apresentar documento assinado, pelo Órgão Público ou outro tipo de Organização, liberando o funcionário para cursar as disciplinas do programa.

Informações na secretaria da Pós-Graduação
Horário de funcionamento: das 9h às 18h
Tel.: 4239-3217 ou 4239-3354
E-mail: posstricto@uscs.edu.br
Rua Santo Antônio, 50 - Centro - São Caetano do Sul – SP

China puxa Bolsas pra cima

No último trimestre de 2011, o PIB (produto Interno Bruto) da China cresceu 8,9%. Embora seja menor que os 9,1% do trimestre imediatamente anterior, é altamente positivo, não só pelo crescimento em sí, mas também por superar a expectativa do mercado, que apostava em índice de 8,7%.

Com esta boa surpresa, o mercado amanheceu de bom humor e na Ásia as Bolsas fecharam pra cima nesta terça, 17. Nem mesmo os problemas da Europa desestimularam os investidores.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Botelho deixa a EMBRAER

Em seu site, a EMBRAER traz o seguinte comunicado:

" Informamos que, por motivos de natureza pessoal, o Presidente do Conselho de Administração da Embraer, Maurício Novis Botelho, apresentou pedido de renúncia nesta data (sexta-feira,13 de janeiro).

Como Diretor-Presidente da Embraer entre 1995 e 2007, Maurício Botelho liderou o processo de reestruturação, crescimento e internacionalização da Companhia após sua privatização e desde 2006 ocupava o cargo de Presidente do Conselho de Administração.

Registramos, em nome de todas as pessoas que compõem a família Embraer, nossos sinceros agradecimentos ao Maurício por sua dedicação e efetiva contribuição para o sucesso de nossa Empresa, desejando-lhe muito sucesso e felicidades em sua nova fase de vida.

Informamos, ainda, que nos termos Estatuto Social da Companhia, o Sr. Hermann Wever, atual Vice-Presidente do Conselho, passará a exercer sua presidência até a data da assembléia geral extraordinária, a ser convocada brevemente, para a deliberação sobre a eleição de um novo Presidente do Conselho de Administração. "

Mercado reduz a previsão do PIB para 3,27 %

A Agência CiasBrasil de Notícias informa que analistas do mercado financeiro reduziram a expectativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) neste ano, indo de 5,31% para 5,30%, conforme o relatório Focus divulgado pelo Banco Central (BC) nesta segunda-feira, 16. Trata-se da sétima semana consecutiva de recuo nas projeções. Para 2013, a projeção se manteve em 5%.

PIB
O mesmo ocorreu na estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), que passou de 3,30% para 3,27% em 2012. Para o ano que vem, porém, o mercado estima avanço de 4,20%. Já em quanto a taxa básica de juros (Selic), os analistas deixaram inalterada pela quinta semana seguida a projeção deste ano. A estimativa é de que a Selic atinja 9,5% neste ano e 10,25% no próximo.

domingo, 15 de janeiro de 2012

Sustentabilidade e Gestão são temas do CLICK NEGÓCIOS

Sustentabilidade e Gestão são pautas do primeiro Programa CLICK NEGÓCIOS do ano. Será nesta segunda próxima (16), às 10h, no www.tvabcd.com.br
Apresentado pelos jornalistas Nelson Tucci e Eduardo Borga, o CLICK NEGÓCIOS terá como convidados Jorge Guzo, professor universitário, consultor de empresas e ex-secretário de ADM e Modernização de Santo André, abordando o tema GESTÃO.

No outro bloco, o empresário Ailton Oliveira falará se passivos sociais, do uso da água e potenciais hídricos, bem como da relação das empresas com suas partes relacionadas do ponto de vista sustentável.

Participe. O CLICK NEGÓCIOS é interativo.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

MPX Energia quer se tornar a maior do País, com joint venture

A MPX Energia, empresa listada em Bolsa, confirmou nesta quarta-feira, 11, a assinatura de um termo de compromisso com a alemã E.ON, com o propósito de criação de uma joint venture, o que a tornaria a maior empresa de energia brasileira, conforme declara em nota:

"A parceria entre a MPX e a E.ON deverá resultar na criação da maior empresa privada de energia do Brasil, objetivando atingir uma capacidade de geração total de 20 GW. A E.ON identificou o Brasil como uma região prioritária para futuros investimentos e selecionou a MPX como a empresa melhor posicionada para uma parceria que servirá como plataforma para capitalizar o alto crescimento projetado para o País", diz a empresa MPX em nota distribuída a título de fato relevante.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Dóris Wilhelm assume a área de R.I. da Forjas Taurus

Entrevista publicada no site www.ciasbrasil.com.br

Dóris Wilhelm: pronta para novo desafio

Por Cleber Cabral Reis
Da Agência CiasBrasil de Notícias
09/01/2012

Portal - Qual foi o motivo da sua mudança depois de quatro anos na Paranapanema?

Dóris - Nos mais de quatro anos como diretora de Relações com Investidores da Paranapanema tive a oportunidade de estruturar uma área de RI, praticamente inexistente, quando ingressei na empresa em outubro de 2007. Foi uma experiência muito rica. Fizemos várias operações e transações no mercado de capitais, visando às reestruturações financeira, tributária e societária; a preparação da empresa para a adoção das normas contábeis internacionais (IFRS) e migração para o Nível 1 do Novo Mercado da BM&FBovespa. Acho que o fato da Paranapanema ter conquistado, no ano passado, o Prêmio IBGEC de Governança Corporativa, coroou o trabalho realizado pela equipe que comandei nesses últimos anos.
Portanto, somada a sensação de missão cumprida e fechamento de um ciclo na Paranapanema, houve uma dupla coincidência que terminou conciliando interesses: um projeto pessoal - voltar à minha terra natal, o Rio Grande do Sul, com o objetivo de ficar mais próxima dos meus pais, depois de 25 anos residindo em São Paulo; e,um novo projeto profissional - que envolve a liderança em projetos no mercado de capitais e em RI, que são meus propulsores profissionais.

Portal - Das experiências que você teve na Paranapanema, qual foi a mais marcante?

Dóris - Foi o conjunto da obra. No entanto, o que de fato me marcou muito foi a liquidação das debêntures conversíveis em ações ordinárias em apenas cinco meses, uma vez que o prazo de vencimento da 1ª série era de 30 meses e o da 2ª série de 11 anos. Eu brinco que podíamos ter ido para o Guiness. A emissão foi autorizada em AGE em 13 de junho de 2008 e a liquidação financeira de 100% da emissão ocorreu em 13 de novembro do mesmo ano. Houve uma verdadeira operação de guerra para liquidação, pois uma das fontes de recursos para a liquidação da dívida (das debêntures conversíveis) era a alienação de parte dos ativos da empresa e a subsidiária integral da Paranapanema, a Taboca-Mamoré, que havia sido vendida para o grupo peruano Minsur e cujas ações estavam dadas em garantia real aos debenturistas por escritura pública.
Conclusão: no dia 13 de novembro de 2008 reunimos mais de 50 pessoas envolvidas na operação para a liquidação das debêntures e venda da Taboca. Havia representantes da Paranapanema, da Minsur, representantes dos debenturistas, dos fundos de pensão e dos acionistas, do agente fiduciário, do banco depositário e custodiante e advogados de todas as partes. Na mesma ora, recebemos o cheque da venda dos negócios no setor de estanho Taboca, pagamos os 50% da dívida restante com os debenturistas, o que gerou a obrigatoriedade de conversão dos 50% restantes da dívida em ações ordinárias (conforme previsto no Acordo de Reestruturação), zerando a dívida. O agente fiduciário deu o de acordosobre a liquidação das debêntures, o banco custodiante liquidou e converteu no sistemaescritural de ações e foi dada baixa do gravame nos livros da Taboca, das ações dadas em garantia na escritura, com a transferência de titularidade para a empresa compradora da Taboca. Foi uma operação muito bonita, somada ao fato de que naquele momento - setembrode 2008 - o mundo financeiro desabava com a quebra do Lehman Brothers. Felizmente, tudo acabou muito bem!

Portal - Quais os desafios que espera encontrar na Forjas Taurus?

Dóris - O grande desafio será aprender sobre um novo setor, sua lógica e sua dinâmica; entender a cultura da empresa, seus pontos fortes e fraco; as oportunidades e as ameaças; a transição para um aprofundamento da governança corporativa da empresa com a ida para o Nível 2 do Novo Mercado;e, a formação de um conselho independente. E, em meio a este caldeirão de informações, elaborar uma estratégia de RI, de comunicação e de construção de um relacionamento com o mercado, além de difundir internamente uma cultura de RI.

Portal - O fato da empresa vender armas não torna o desafio ainda maior?

Dóris - Em parte sim, pois é um setor que sempre provoca uma certa polêmica. A Taurus é uma marca mais conhecida pelo segmento de armas, embora o segmento de não-armas venha respondendo por uma participação crescente, hoje, de mais de 28% do faturamento das empresas do grupo.
O segmento de não-armas, compreende a produção e vendas de capacetes, bauletos e acessórios para motociclistas, forjaria, caldeiraria, coletes balísticos, escudos anti-tumulto e produtos plásticos, tais como contêineres de diversas dimensões utilizados em hospitais, hotéis, prefeituras, lavanderias, fruteiras, enfim, para o armazenamento de produtos e coleta e disposição de resíduos sólidos. Este é um mercado muito promissor, pois apenas em capacetes, há previsão de crescimento de 18% em 2012.

No segmento de armas, o mercado civil diminuiu muito nos últimos anos. Hoje a Taurus vende no mercado interno basicamente para as forças policiais, guardas municipais, empresas de segurança privadas e, em menor escala, para alguns segmentos específicos como os profissionais ligados à Justiça – advogados, juízes, promotores, oficiais de justiça. A Taurus também vem buscando o desenvolvimento de novos produtos, em especial na área de armas não-letais que tende a crescer de forma significativa na defesa pública, especialmente em função dos futuros eventos esportivos que o Brasil sediará. O mercado da segurança vem crescendo em todo o mundo, inclusive no Brasil, pois a sociedade exige cada vez mais do Estado a ampliação desses serviços.

Nas exportações, separamos em dois grandes mercados, um grupo de mais de 70 países, para os quais vendemos armas para defesa pública e privada e o mercado dos EUA, onde predomina o uso de armas para a defesa pessoal e para caça, que fazem parte da cultura americana, além, é claro, da segurança pública.
O desafio é buscar fundamentos positivos para a Taurus, que gerem múltiplos comparáveis competitivos com as demais opções de investimento disponíveis no mercado local e internacional.

Portal - Em maio deste ano, a Taurus aderiu ao Nível-2 de governança corporativa da BM&Fbovespa. Isso significa que a companhia terá que adotar outras práticas de governança e de direitos adicionais para os acionistas minoritários.

Dóris - Este movimento mostra a maturidade das empresas e do mercado de capitais brasileiro. A governança corporativa no Brasil não deixa nada a desejar ao resto do mundo, e em especial aos países com tradição no mercado de capitais. Avançamos muito na legislação da CVM e da BM&FBovespa e principalmente na autorregulação, que envolveu entidades de classe que criaram seus próprios códigos e certificações, tais como ABRASCA, APIMEC, ANBIMA, IBGC, IBRI dentre as principais.
A reforma do Estatuto Social da Companhia, para adesão ao Nível 2 e a aprovação em Assembleia Geral de Acionistas, mostraram a nova rota da Companhia em busca de maior governança, começando pela criação de comitês estatutários de assessoria ao Conselho, que inclusive extrapolam as exigências legais, uma vez que não são obrigatórios. Devemos criar diferenciais que atraiam os investidores que prezam por mais governança corporativa.

Portal - Além disso, os papéis da empresa não tem grande liquidez no mercado. Como pretende tratar essa questão?

Dóris - Se observarmos os principais objetivos de um programa de RI, estarão listados com certeza no mínimo quatro: maximizar o valor do acionista; formar uma base acionária satisfatória; atuar no sentido de que as ações tenham um preço justo nas bolsas de valores; e, por fim, preservar a imagem institucional da companhia, através da divulgação de informações obrigatórias ou espontâneas, de forma consistente, equânime, abrangente e transparente.
Portanto, a criação de valor e a administração das expectativas dos agentes de mercado são as peças chaves de tudo. O investidor normalmente tem três formas de identificar valor: o Valor percebido (valorização das ações nas bolsas – ganho de capital); o Valor recebido (dividendos, bonificações, etc); e o Valor de troca (liquidez).
Inúmeras ações focadas nestes objetivos e utilizando as diversas ferramentas de RI podem facilmente melhorar a liquidez, desde a mudança na base acionária (targeting), à contratação de um Formador de Mercado, bem como a melhoria na governança corporativa Nível2, que já atrai inúmeros investidores, que antes tinham restrição em investir em companhias fora de um dos três níveis de GC da BM&FBovespa.

Portal - Você faz parte de um grupo seleto de mulheres que galgou a diretoria de RI de grandes empresas. Nesta sua trajetória quais foram as maiores barreiras que teve que superar?

Dóris - Eu diria barreiras normais que qualquer profissional enfrenta em seu dia-a-dia, até consolidar seu espaço na empresa e no mercado onde atua. No início de carreira, ser mulher em um universo eminentemente masculino, que sempre foi o mercado financeiro e de capitais, foi um grande desafio e aprendizado. Este fato, somado à experiência inicial de mais de 17 anos em bancos de investimento, extremamente competitivos, e mais 16 anos em empresas indústrias; muitas viagens internacionais e o fato de ter vivido dois anos fora do país, ajudaram no desenvolvimento da habilidade em lidar com a diversidade, com pressão, com prazos e metas apertados e com diferentes tamanhos de egos, com um público muito exigente que são os investidores, contribuindo para que eu gerasse dois ativos que julgo importantes na minha carreira: credibilidade e a busca constante pelo conhecimento. Em última análise, não importa qual é o seu sexo, e sim a sua postura perante a vida.

Portal - A presença feminina deve aumentar neste segmento nos próximos anos?

Dóris - Sim! Pesquisas a cada dois anos são realizadas pelo IBRI em parceria com a FIPECAFI USP, e a última foi divulgada em julho do ano passado, mostrando uma evolução muito positiva. Em 2003, apenas 32% dos profissionais de RI eram mulheres no mercado, passando para 39% em 2010. Infelizmente, este número já foi maior, uma vez que já atingiu 44% em 2008. Provavelmente, a crise financeira global a contar de setembro de 2008, provocou esta redução dois anos depois. Acredito que a presença feminina deve continuar aumentando, pois a mulher, por natureza é multi-focada, e a área de RI demanda uma visão mais sistêmica e multi-disciplinar.

Portal - Aliás, a profissão de RI mudou muito. O que as empresas e o mercado esperam de um profissional desta área?

Dóris - RI é um profissional que precisa ser multimídia. Como atividade estratégica de marketing corporativo, exige a combinação de disciplinas de comunicação e finanças. Nós lidamos com um público muito especializado e sofisticado formado pelos investidores, pelos controladores e grandes acionistas e também, por outras partes intessadas, os chamados stakeholders. Assim, o profissional de RI precisa conhecer profundamente a empresa, dominar todas as etapas da análise fundamentalista, a parte macroeconômica, setorial, a empresa, seu balanço, seus números, seus concorrentes, além de reunir capacidade de diálogo e de comunicação pessoal.

Portal - Mudando de assunto. Você está otimista com as perspectivas para a economia brasileira em 2012? Acha possível um crescimento de 4% como projeta o governo?

Dóris - Sim, porém moderadamente otimista, com possibilidade de um PIB crescendo um pouco abaixo dos 4% previstos pelo Governo. As incertezas geradas pela economia internacional e a consequente volatilidade afetaram a economia brasileira pelos canais do câmbio e do comércio exterior, com impacto especialmente na indústria, que responde em torno de 25% do PIB e que vem apresentando redução no ritmo de crescimento nos últimos trimestres. O segmento de serviços e o setor agrícola não sofreram tanto com a valorização do Real. Em termos conjunturais, os fundamentos da economia são positivos, com algumas ações de estímulo ao consumo e ao crédito, cortes nos impostos e possível redução nos juros, investimentos em infraestrutura, pré-sal e eventos esportivos, porém com o Governo mantendo a intenção de superávit primário e combate à inflação. Penso que o fator decisivo será o tamanho da desaceleração dos países emergentes, em especial da China, que poderá afetar o preço das commodities e uma solução para a zona do Euro, uma vez que as perspectivas para os EUA estão ficando menos pessimistas. O que preocupa, são os problemas estruturais do Brasil, que tendem a afetar nosso desempenho no longo prazo, tais como uma política industrial, a escassez de poupança, a qualidade da educação gerando gap de mão-de-obra qualificada, a reforma tributária e os investimentos corretos em infraestrutura.

Portal - Você acha que a Bolsa pode se recuperar no próximo ano?

Dóris - Com certeza sim, em especial se os juros baixarem e os fundamentos macroeconômicos e os fundamentos das companhias permanecerem positivos. Além disto, ainda há uma relativa liquidez, tanto no mercado local quanto internacional. O Brasil tem excelentes companhias de capital aberto com elevada rentabilidade em vários setores, com múltiplos comparáveis atrativos em relação aos seus pares internacionais, afetados pela crise global. Somado a isto, o mercado de capitais brasileiro deverá retomar o número de emissões (IPOs), pois há inúmeras operações represadas para entrar no mercado, apenas aguardando uma sinalização de melhora nos mercados.

AGENDE-SE: Encontro de R.I. acontecerá em JULHO

O maior evento da área de Relações com Investidores da América Latina é o Encontro Nacional de RI e Mercado de Capitais, que este ano está programado para os dias 02 e 03 de julho, no WTC Hotel, em São Paulo.

Realizado este ano em sua 14ª edição, o Encontro Nacional de RI e Mercado de Capitais é promovido pela ABRASCA-Associação Brasileira das Cias. Abertas conjuntamente com o IBRI-Instituto Brasileiro de Relações com Investidores. Evento tem apoio de vários parceiros, entre os quais a Virtual Comunicação, responsável pela divulgação e webcast.

Como 2012 está apenas começando, é o momento de agendar os principais compromissos do calendário. Feliz ANO NOVO a todos !

Abrasca lança Anuário Estatístico em formato digital

A publicação reúne dados de 369 companhias listadas na BM&FBovespa

A Associação Brasileira das Companhias Abertas está disponibilizando o Anuário Estatístico das Companhias Abertas – edição 2011/2012, em formato digital. No novo padrão ficou mais fácil consultar a edição, fazer busca e imprimir textos e tabelas.

No Anuário são encontrados indicadores operacionais de 369 companhias brasileiras listadas na BM&FBovespa e, ainda, quadros apontando a evolução dos indicadores econômico-financeiros das companhias agrupados segundo sua classificação setorial.

Veja a edição no endereço http://abrasca.ideavalley.com.br

Estatísticas
A seção Estatísticas é composta por tabelas com os seguintes indicadores operacionais das empresas pesquisadas: desempenho das vendas físicas e das receitas operacionais, lucro/prejuízo do exercício, ativo e PL líquidos.

Indicadores econômico-financeiros combinados: EBITDA, endividamento total, capital de giro, necessidade de capital de giro, grau de endividamento e valor econômico agregado.

As empresas são agrupadas por setor de atuação e divididas segundo seu ramo de atividade (comércio, indústria, serviços, energia elétrica, entre outros).

Compõem também a série, tabelas mostrando a evolução, nos últimos 10 anos, dos principais indicadores dos setores comercial, industrial, serviços e finanças como a evolução real do ativo, do patrimônio líquido, lucro/prejuízo, receita líquida, resultado operacional, endividamento, giro do ativo e capital de giro.