quarta-feira, 30 de junho de 2010

Entra no ar o Twitter da Virtual

http://twitter.com/virtualcom

Te vemos por lá !

12° Encontro de RI discutirá os cenários para os próximos 4 anos

Entre os dias 14 e 15 de julho de 2010 acontece a 12ª edição do Encontro Nacional de Relações com Investidores e Mercado de Capitais, considerado o maior evento da área de RI da América Latina. Sob a temática "Os Desafios do RI e o Mercado de Capitais na Retomada do Crescimento" o evento será aberto por Maria Helena Santana, presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Promovido pela Associação Brasileira das Companhias Abertas(ABRASCA) e pelo Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI), o Encontro reunirá já no primeiro painel o cientista político Bolivar Lamounier e o economista Paulo Rabello de Castro, abordando os cenários para a economia brasileira nos próximos quatro anos.

O ambiente regulatório, a implantação do IFRS (normas internacionais de contabilidade) no Brasil e a criação de valor por intermédio do RI serão temas dos outros painéis que fecham o primeiro dia do Encontro, que também terá palestra especial de Scott R.Cutler, vice-presidente executivo da NYSE Euronext.

O segundo dia do 12° Encontro começa às 9 horas abordando o tema “Acesso a mercados diferenciados”. Durante o quinto painel, que terá a participação de Roberto Castello Branco, diretor de Relações com Investidores da Vale; Almir Barbassa, diretor de RI da Petrobras;Luiz Fernando Rolla, diretor de Finanças, Relações com Investidores e Controle de Participações da CEMIG; Matthew J. Kolby, Executive Director Investor Relations Advisory Services do J.P.Morgan e David Kahn, Corporate Services Manager Latin America da Thomson Reuters. O acesso ao mercado de dívida será o tema do último painel do evento, com visões sobre os custos de captação no Brasil ou no exterior.

Durante o encerramento do Encontro, Jeffrey Morgan, presidente do NIRI (National Investor Relations Institute – congênere norte americana do IBRI), fará palestra sobre as conclusões da Conferência Anual do NIRI, ocorrida em junho de 2010.

O 12° Encontro Nacional de Relações com Investidores será realizado no Sheraton São Paulo WTC Hotel, Avenida das Nações Unidas, 12.559 - Brooklin - São Paulo - SP. Inscrições pelos fones (11) 3107-5557 (ABRASCA) ou (11) 3106-1836 (IBRI).

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Estrangeiros apostam no Brasil e anunciam altos investimentos. E o empresário brasileiro?

O Brasil pode crescer até 10% neste ano. A previsão é do economista-chefe da SulAmérica, Newton Rosa, durante o evento “Cenários Econômicos Pré e Pós-Eleição Presidencial 2010” ocorrido em São Paulo no último dia 24. Na mesma oportunidade, o executivo Antonio Mamede esbanjou otimismo e bateu forte no quesito EDUCAÇÃO. Ele revelou níveis de investimentos de empresas multinacionais no Brasil, mostrou preocupação com os gargalos na infra-estrutura mas, sobretudo, chamou a atenção para um fato: “Corremos o risco de um apagão de mão-de-obra”.

Promovido pela empresa de consultoria FBDE/Nexion, o evento reuniu ainda o consultor Voltaire Nazi, que abordou a necessidade de planejamento de longo prazo em todas as Organizações. A exemplo de seus colegas de debate, o consultor da FBDE/Nexion disse que “o desafio é o rompimento da cultura do curto prazo”. Nazi citou alguns dados de crescimento do país – “as classes A e B cresceram 50% nos últimos cinco anos, a Classe C outros 20% e os miseráveis caíram de 40 milhões para atuais 20 milhões” – e lembrou que as empresas necessariamente precisam se preparar para o crescimento que virá no próximo qüinqüênio. O nível de investimentos deverá se fixar na base de 18% ao ano e o consumo de famílias na faixa média de 10% a.a. “Como as empresas se estruturam para enfrentar esses novos tempos?”, indagou.


US$ 20 BI para automóveis
Antonio Mamede, membro da atual diretoria da Abimaq/Sindimaq, coordenador do Grupo de Trabalho sobre Tecnologia de Produção da Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha (VDI-Brasil), consultor e ex-presidente da ThyssenKrupp System Engineering e alto executivo de empresas nacionais e multinacionais disse que o Brasil vive um momento de raro otimismo, vislumbrando os próximos anos.

Somente a indústria automobilística vai injetar mais de US$ 20 bilhões no Brasil nos próximos cinco anos, em busca do recorde de produção de 5 milhões de unidades automotivas/ano, que deverá ser atingido até 2014, prevê. “Às vezes fico com a sensação de que o empresário estrangeiro está mais otimista e enxerga melhor o Brasil que os próprios brasileiros”, disse, após comentar as suas andanças e contatos com executivos de várias partes do mundo.

Importante é definir: qual a decisão a ser tomada agora? Porque não se produz do dia para a noite. “É necessário um tempo para a maturação do investimento e da produção”, disse ele, com a concordância de Voltaire Nazi.

Crescimento Chinês
Na mesma linha se posicionou o economista Newton Rosa. Comentou as previsões de crescimento – a última é de 7,1%, anunciada pela FEBRABAN – e diz que, a continuar nesse ritmo, poderemos até chegar aos 10% neste ano. Um índice, entretanto, que cairá nos próximos anos “para a casa dos 4,5%, já em 2011”, destacou.

Estabilidade
Na opinião dos três convidados, a economia deverá mudar muito pouco, ou quase nada, com a candidata Dilma ou com Serra a partir do ano que vem. A estabilidade conquistada nos últimos 15 anos deverá ser preservada pelo próximo eleito.

Finalizando, Antonio Mamede destacou que a empresa moderna deve ser vista como um “organismo vivo”, fundamentada em valores. “Empresa tem mente (clientes), corpo (processos) e alma (relações) e certamente as empresas progressistas tendem a expandir e a crescer muito mais que aquelas que vivem ainda no modelo antigo”, definiu.

III Mostra de Artesanato Regional – NORDESTE CRIATIVO acontecerá em Setembro

O artesanato é um dos grandes responsáveis pela geração de trabalho e renda para o nordestino e pela construção da auto-estima e da confiança na sociedade. A relação entre artesão e objeto implica um conhecer da ação e da construção dos objetos para então definir o território do artesanato.

O apoio ao artesanato ao longo dos anos vem sofrendo transformações, deixando de ser uma ação social de governo para ser apoio ao desenvolvimento de pequenos negócios sustentáveis que valorizam a identidade cultural e que levam aos artesãos os conhecimentos necessários para estarem inseridos em um mercado competitivo.

A SABE Assessoria de Comunicação e Produção Ltda , leva para São Luis a III Mostra de Artesanato Regional - Nordeste Criativo.


AGENDE-SE

Data: 09 a 12 de setembro de 2010.
Local: Multicenter SEBRAE – São Luis (MA)
Horário: 15h00 às 22h00

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO
Exposição e venda
Simpósios
Oficinas
Palestras

PROGRAMAÇÃO CULTURAL
Apresentação de Bumba meu Boi
Tambor de Crioula
Musica
Shows
Manifestações culturais

Mais informações com a idealizadora do Projeto, a jornalista e empresária Sonia Espíndola
Tel. (098) 3226.1838 / 3255.1608

terça-feira, 22 de junho de 2010

A riqueza da Caatinga




Tá saindo do forno a nova Edição da Revista PLURALE. Destaque para a paisagem típica da Caatinga, com cactos e afloramentos rochosos, Monumento Natural Grota do Angico SE).

A edição, de n° 17, apresenta logo na capa a riqueza da Caatinga, tida por alguns como estéril e pobre em biodiversidade. Os biólogos Sidney Gouveia, Pablo Santana e Raone Beltrão apresentam para os leitores a exuberância deste bioma. VALE A PENA CONFERIR !


http://www.plurale.com.br/noticias-ler.php?cod_noticia=8616

sábado, 19 de junho de 2010

Formulário de Referência tem prazo até dia 30

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) informou, nesta semana, o novo prazo de entrega do Formulário de Referência.

Emissores de valores mobiliários com exercício social encerrado em 31 de dezembro deverão entregar o arquivo, impreterivelmente, até o dia 30 de junho. Formulário está disponível no site da entidade.

Índice imobiliário da FGV

A Fundação Getúlio Vargas vai facilitar a vida de quem investe em imóveis. É que no segundo semestre será lançado o Índice Brasileiro de Rentabilidade Imobiliária (Ibri).

Esse indicador vai mostrar dados consolidados da receita de investimentos no setor comercial. Com isso a FGV pretende tornar mais transparente, e portanto atrativo, o negócio imobiliário no país.

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Encontro Nacional de RI e Mercado de Capitais será logo depois da Copa

Terminada a Copa do Mundo de Futebol (dia 11 de julho) começa um outro evento, extremamente aguardado pelo mercado de capitais do continente sulamericano. Entre os dias 14 e 15 de julho acontece a 12° edição do Encontro Nacional de Relações com Investidores, considerado o maior evento da área de RI da América Latina.

Sob a temática "Os Desafios do RI e o Mercado de Capitais na Retomada do Crescimento" o evento será aberto por Maria Helena Santana, presidente da Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Promovido pela Associação Brasileira das Companhias Abertas (ABRASCA) e pelo Instituto Brasileiro de Relações com Investidores (IBRI), o Encontro reunirá já no primeiro painel o cientista político Bolivar Lamounier, abordando os cenários para a economia brasileira nos próximos quatro anos.


O ambiente regulatório, a implantação do IFRS no Brasil e a criação de valor por intermediário do RI será o foco dos outros painéis que fecham o primeiro dia do Encontro, que também terá uma palestra especial do vice - presidente executivo da NYSE Euronext, Scorr R. Cutler.

O segundo dia do 12° Encontro começa às 9h abordando o tema “Acesso a mercados diferenciados”. Durante o quarto painel, que terá a participação do diretor de RI da Vale, Roberto Castello Branco; do CFO e diretor de RI da Petrobras , Almir Barbassa; do diretor financeiro e de Relações com Investidores e de Participações da CEMIG, Luiz Fernando Rolla; do Investor Relations Advisory Services - J.P. Morgan , Matthew J. Kolby e do Executive Director - Corporate Services Manager, Latin America, Thomson Reuters, David Kahn. O acesso ao mercado de dívida será o tema do último painel do evento.

Durante o encerramento do Encontro, o presidente do NIRI (National Investor Relations Institute, USA), Jeffrey Morgan, falará das Conclusões da Conferência Anual do NIRI.

O 12° Encontro Nacional de Relações com Investidores será realizado no Sheraton São Paulo WTC Hotel, à avenida das Nações Unidas, 12.559, Brooklin. Inscrições pleo fones (11) 3107.5557 (Abrasca) ou (11) 3106.1836 (IBRI).

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Bovespa não para durante os jogos da Copa

Em razão dos jogos da Seleção Brasileira, na Copa, os bancos anunciaram que o expediente nas Regiões Metropolitanas será das 8h às 10h30 e das 14h às 16h, quando o Brasil jogar às 11h.
No interior, o funcionamento se encerrará às 15h30. Já nas partidas realizadas às 15h30, o expediente bancário será das 8h às 14h em todas as regiões.

BM&FBovespa
Diferentemente de bancos e repartições públicas, a BM&FBovespa informa que não interromperá os negócios durante os jogos do Brasil na Copa. É certo que não faltarão telões no prédio da rua Boa Vista, mas o pregão será normal (pelo menos no horário).

Empresas poderão pedir mais prazo para o Formulário de Referência

Empresas avaliam pedido de maior prazo para o completo preenchimento do Formulário de Referência à CVM.

VEJA MATÉRIA EM DESTAQUE no PORTAL IG


http://economia.ig.com.br/mercados/capitais/empresa+quer+prazo+para+polemica+regra+de+divulgacao+de+salarios/n1237659682769.html

sexta-feira, 11 de junho de 2010

IOF exporta mercado

O Imposto Sobre Operações Financeiras (IOF) que o governo brasileiro baixou sobre o mercado de capitais em outubro de 2009 deu errado.

Proposta era cobrar 2% dos investidores que aplicassem no mercado mobiliário nacional. A BM&FBovespa reclamou, juntamente com outras entidades. Em novembro, o chamado IOF-2 baixou a taxação para 1,5%.

Na intenção original isso ajudaria as exportações, pois o dólar seria sobrevalorizado em relação ao real. Acontece que o dólar não se valorizou em relação ao real, porque anda fraco em relação a uma cesta de moedas.

Resultado: o movimento de capitais estrangeiros caiu na Bovespa. Nada menos que 2/3 das empresas brasileiras que negociam ADR´s (isso equivale a 20 companhias) tiveram recuo de 23% nos negócios aqui na Bolsa Paulista, aumentando o volume negociado em Nova York...

O mercado de arbitragem de ADR´s recuou 30%. Ou seja, o real não se desvalorizou frente ao dólar americano, os investidores preferem aplicar na NYSE ao invés da BM&FBovespa e a continuar assim vamos exportar mais mercado, porque o Brasil tem o maior mercado de arbiragem de ADRS´s do mundo e o investidor internacional vai para onde pode auferir lucro maior.

Informações são baseadas em estudo da inglesa Oxford Metrica preparado para o Banco New York Mellon.

Hering conquista Prêmio ABRASCA de Criação de Valor

A Cia. Hering venceu o Prêmio ABRASCA de Criação de Valor – Edição 2010. Ao longo dos últimos três anos. A companhia gerou 127% de valor. A decisão é do Comitê de Premiação, composto de 14 entidades vinculadas ao mercado de capitais. Resultado é auditado pela KPMG e a entrega do prêmio será no dia 12 de agosto, em São Paulo.


A edição do prêmio é da Associação Brasileira das Cias. Abertas (ABRASCA) e a coordenação técnica é da GRC Visão, que trabalhou dois anos para adaptar a metodologia desenvolvida pela Universidade de Navarra (Espanha), mesma academia que fornece métodos para a Bolsa Nasdaq (EUA).


SELEÇÃO

Foram selecionadas 215 empresas, pelo critério de liquidez, para concorrer ao Prêmio Abrasca de Criação de Valor, concedido pelo Anuário Estatístico das Companhias Abertas. Estas tiveram valorização de 80% no valor de mercado no final de 2009. As 150 excluídas pelo mesmo critério apresentaram ganho de apenas 13% no período.


DESTAQUES SETORIAIS
Além do prêmio principal, à Cia. Hering, foram concedidos os seguintes destaques setoriais:

1. Bancos & Crédito - Banco do Brasil: 27%
2. Siderurgia Metalurgia - Gerdau S.A.: 21%
3. Tecnologia da Informação - TOTVS: 93%
4. Transporte & Logística - CCR Rodovias: 28%
5. Petróleo & Gás, Química & Petroquímica - BRASKEM: 40%
6. Mineração - VALE: 22%
7. Máquinas & Equipamentos - Randon: 36%
8. Energia Elétrica - Energisa: 34%
9. Construção Civil & Mercado Imobiliário - Rossi Residencial: 65%
10. Atacado & Varejo - Drogasil: 83%
11. Saneamento e Serviços de Água e Gás - Copasa: 18%
12. Telecomunicações - VIVO: 20%
13. Serviços Financeiros - Sul América: 41%
14. Serviços Médicos, Hospitalares, Análises e Diagnósticos - Odontoprev: 160%

COMITÊ
O Comitê de Premiação é composto pelas seguintes entidades:
INI, AMEC, ABRAPP, IBGC, BM&FBOVESPA, IBRACON, FIPECAFI, IBEF, IBRI,APIMEC, ANCOR, ANBIMA, ANEFAC e ADEVAL.

HISTÓRICODesde a sua criação, o Prêmio foi outorgado a:
* DROGASIL – Edição 2008
* ULTRAPAR – Edição 2009
* CIA. HERING – Edição 2010