sábado, 24 de outubro de 2009

ThyssenKrupp já trabalha para 2010

Prestes a completar 15 Anos, a ThyssenKrupp System Engeenering - empresa do grupo alemão ThyssenKrupp - prepara muitas novidades para 2010.

Conhecida no Brasil, e no exterior, pela excelência de seus serviços (atua com os Produtos Body in White, Final Assembly, Assembly Systems, Engenharia Experimental, Service e Células)a filial brasileira passa a contar com os serviços da Virtual Comunicação para organizar a sua comunicação corporativa.

"O desafio é grande, mas a vontade é ainda maior", diz o jornalista Nelson Tucci, diretor da Virtual Comunicação, prometendo trabalhar por um case revolucionário dentro de pouco tempo.

Aguardem, pois a festa já começa a ser preparada.

De roupa nova, PLURALE completa dois anos de sucesso


Plurale em revista e em site - com foco em Sustentabilidade- comemora, esta semana, dois anos de história. Dirigidos pelos jornalistas Sônia Araripe e Carlos Franco, os dois produtos têm marcado presença com matérias especiais, artigos, notas, blog e twitter.

O portal foi totalmente reformulado para abrir espaço para mais conteúdo e interatividade. O novo web projeto é da Prodweb. Também a edição 14 de Plurale em revista será em comemoração aos dois anos do projeto, mostrando projetos sociais e ambientais que deram certo. A HiFi, através da equipe de Omar Caldas, acaba de desenvolver nova campanha ressaltando o papel 100% reciclado de Plurale em revista. A nova edição estará circulando na segunda quinzena de novembro.

A Virtual Comunicação tem sido sua parceira em ações pontuais, em São Paulo.
ACESSE www.plurale.com.br

terça-feira, 20 de outubro de 2009

CNI aplaude a taxação de capital estrangeiro. Bolsa despenca

Toda vez que o capital estrangeiro é taxado, o mercado financeiro torce o nariz. A Bolsa beija a lona. Mas, de ouro lado, o industrial aplaude...

Taxação de capital estrangeiro é positiva, avalia presidente da CNI


A taxação, em 2%, da entrada de capital estrangeiro para investimentos em renda fixa e variável, anunciada nesta segunda-feira, 19 de outubro, pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, foi considerada positiva pelo presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro Neto.

“O governo, que tem um raio de manobra efetivamente pequeno sobre o câmbio, tinha de fazer alguma coisa, dar um sinal ao mercado de que está disposto a evitar um agravamento do processo de valorização do real, que vem penalizando fortemente o setor exportador brasileiro”, avaliou Monteiro Neto.

Ele lembrou que a moeda brasileira foi a que teve a maior valorização frente ao dólar neste ano: 26,7%. E isso preocupa a indústria porque as exportações de produtos manufaturados tiveram queda acentuada neste ano na comparação com o mesmo período de 2008.

“A valorização acumulada do real é de quase 30%, sendo que as exportações de manufaturados caíram os mesmos 30% até setembro ante igual período de 2008. O governo sabe da inquietação dos exportadores, porque isso afeta também o emprego na indústria”, afirmou o presidente da CNI.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Ultrapar cria mais valor

A Associação Brasileira das Companhias Abertas (ABRASCA) entregará no próximo dia 28 de outubro o Prêmio Abrasca de Criação de Valor à Ultrapar, empresa que conseguiu criar 46,33% de valor aos seus acionistas em 2008. Os analistas que avaliaram os resultados da companhia atribuíram conceito excelente a todos os quesitos qualitativos e quantitativos da análise.

O Prêmio será entregue durante almoço no Novotel Jaraguá, em São Paulo, quando será lançado o Anuário Estatístico das Companhias Abertas-2009. Os Destaques Setoriais foram conquistados pelas seguintes empresas: Companhia de Concessões Rodoviárias (CCR); Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP); Eternit S.A.; Estácio Participações S.A.; Natura Cosméticos S.A.; Souza Cruz S.A. e Tele Norte Celular (OI).

O Prêmio é concedido às empresas que tiveram o maior índice de criação de valor, sustentabilidade nos resultados, controle de riscos, transparência e atuação social. O objetivo da Abrasca é distinguir as empresas com boas práticas de governança corporativa, princípio defendido pela entidade e postura exigida das empresas pelo mercado.


INEDITISMO - Trata-se de uma metodologia inédita no Brasil, desenvolvida pela Universidade de Navarra, na Espanha, e adaptada pela GRC Visão para o Anuário Estatístico das Companhias Abertas, feito pela ABRASCA.

Inicialmente as empresas são selecionadas com base em dados quantitativos para identificar as que conseguiram os mais elevados percentuais de criação de valor em relação a seu market value ao longo do ano passado. Posteriormente foram consultados analistas de investimentos que acompanham as empresas para obter avaliações sobre o trabalho que elas desenvolvem em áreas-chave como governança corporativa, relação com os acionistas e o mercado, política ambiental e atuação social.

As finalistas foram submetidas ao Comitê de Premiação, formado por 15 entidades do mercado de capitais, que indicou a vencedora e os destaques setoriais. Este Comitê, que é soberano em seu voto, é composto por representantes das seguintes entidades: Abrapp, Abrasca, Adeval, Amec, Anbid, Ancor, Andima, Anefac, Apimec, BM&FBovespa, Ibef, Ibgc, Ibracon, Ibri e Ini.

A KPMG foi a empresa responsável pela revisão e acompanhamento do prêmio, que está em sua segunda edição. Ano passado a Drogasil foi a empresa vencedora.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Brasil e EUA assinam acordo de cooperação avícola

As indústrias avícolas do Brasil e dos EUA assinam acordo de parceria

Durante a ANUGA - a maior feira de alimentos e bebidas do mundo - realizada na cidade de Colônia, na Alemanha, o Brasil e os Estados Unidos assinaram acordo de cooperação, neste domingo 11 de outubro, através de suas respectivas associações de produtores e exportadores de frangos. Juntos, ambos respondem por 3/4 de toda a exportação mundial de frango.

O Brasil é o líder mundial de exportações de frango, respondendo por 41% do produto consumido no mundo, e os Estados Unidos ocupam o segundo lugar, com 35%.

Francisco Turra, presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frango (Abef) e Jim Sumner, presidente da USA Poultry & Egg Export Council, assinaram o memorando no evento, que se estende até a quarta-feira, dia 14.

Turra disse à agência alemã Deutsche Welle: "Eles [os EUA] são os maiores produtores e, nós, os maiores exportadores de carne de frango no mundo. Não temos exatamente relações comerciais, mas queremos criar padrões técnicos e de sustentabilidade para trabalharmos juntos. Na prática, essa união é um esforço para melhorar a imagem e expandir mercados".

domingo, 11 de outubro de 2009

O hedge que não deu certo. Mais um.

Empresas fazem hedge para tentar proteger e ou diversificar investimentos. Algumas vezes dá certo, noutras não. Empresa de frango não tem necessariamente expertise financeira, assim como empresa aérea deve conhecer mais de ar que de petróleo.

Por isso a Sadia viu o barco balançar. E fazer água. Também por uma operação de hedge mail feita a TAM estava perdendo dinheiro, avaliam analistas do mercado de capitais.

Assim, a Sadia submeteu-se à sua então concorrente, Perdigão, e escapou da quebradeira. Hoje, fortalecida, faz parte de uma das maiores corporações brasileiras - a Brasil Foods.

O vôo da TAM estava turbulento. Acionistas entraram em pânico. E o piloto baixou a aeronave e acionou o trem de pouco. David Barioni Neto, presidente da companhia, renunciou ao cargo, em comunicado divulgado pela empresa na tarde de sexta-feira, véspera de um longo final de semana.

A partir de terça, dia 13, o mercado voltará a especular sobre os destinos da companhia fundada por Amaro Rolim. Sorte a todos !

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Chega o Brasil Econômico, um novo jornal de economia e negócios

Acontece neste dia 08 de 0utubro o lançamento do jornal Brasil Econômico. Editado em formato, tablóide, 72 páginas, na cor salmão, pretende ocupar o vácuo deixado pela Gazeta Mercantil. A diagramação, na linha do Financial Times (como era a GM), deixa visível esta intenção.

O jornal é de capital português, com origem no grupo Económica. Em Portugal o grupo já edita um periódico semelhante: o Diário Económico. Serão 50.000 exemplares/dia ao preço de capa de R$ 3,00.

O crescimento do BRIC (países emergentes conhecidos pela sigla - Brasil, Rússia , ìndia e China), a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, no Brasil, mostram um mar de oportunidades nas terras de além-mar.

Na redação trabalharão vários jornalistas conhecidos da grande mídia. A direção está a cargo de Ricardo Gualuppo, profissional experiente na área econômica.